Ao dirigir um carro diariamente, precisamos estar atentos aos sinais do veículo. Se algo de errado estiver acontecendo durante a direção, muitas vezes o alerta começa pelo painel.
Barulhos, vibrações e dificuldades para executar as manobras simples também são alguns sintomas de que algo não está certo.
É importante criar uma cultura de observar o comportamento do veículo, não somente ligar as chaves e sair dirigindo até o seu destino final, sem se preocupar com mais nada. O carro precisa da manutenção preventiva e também da atenção durante o uso.
Nenhum motorista está livre de passar por um buraco ou bater a roda no meio-fio, e isso pode causar danos a alguns dos sistemas. Por isso, se algo fora do padrão acontecer, não pode ser desconsiderado.
Mas afinal, você sabe quais são os sinais que o seu veículo dá quando está em uso? Você sabe reconhecer possíveis problemas que estão sendo apresentados? Você está preparado para entender esses sinais?
Se você quer entender um pouco mais sobre carros, este post é ideal para você! Vamos mostrar alguns dos sinais mais comuns quando o veículo está apresentando problemas e como resolvê-los, além de ajudar você a entender melhor o que é preciso saber na hora de adquirir um veículo usado. Vamos lá?
Sinais de problemas no veículo: como resolvê-los?
Nenhum motorista está livre de ser surpreendido por problemas mecânicos no carro, mas é importante alertar que, antes de estragar, alguns sinais são emitidos, e cabe aos condutores interpretá-los para realizar os devidos reparos.
Para ajudar você a entender melhor o que pode estar acontecendo, separamos os 6 principais sinais mais comuns que um veículo pode apresentar. Confira!
- Luz de óleo acendendo no painel
O painel do carro é um termômetro para tudo que está acontecendo na parte mecânica e elétrica do veículo.
Apenas as luzes de serviço ficam acesas quando estão ativadas durante o uso, de resto, tudo deve permanecer apagado.
Se a luz de óleo acender, é preciso ficar de olho, pois o motor do carro pode estar fundindo. O ideal é parar o veículo e esperar que o motor esfrie.
É importante também verificar o nível da substância no reservatório, o que pode indicar um vazamento, danos na bomba ou algum tipo de entupimento.
- Escutando alguns ruídos
Por via de regra, nenhum componente do veículo emite sons, mas é preciso estar atento se:
- existem ruídos ao pisar no freio;
- ao fazer a curva em baixa velocidade os pneus fazem barulho;
- ouvir rangidos ao passar por obstáculos.
Tudo isso pode indicar problemas no sistema de direção e nas rodas do carro. É preciso verificar as pastilhas de freio, suspensão, rolamentos e até mesmo a condição dos pneus.
- Volante tremendo
A sensação que causa o temor do volante do carro não é nada agradável, por isso não pode ser normal.
É preciso verificar os pneus, o balanceamento das rodas e os discos de freio. É necessário fazer uma revisão completa do sistema de direção para identificar a falha e corrigir o mais rápido possível para evitar acidentes.
- Motor falhando
Se o motorista percebe que o carro perde força ou começa a falhar durante a direção, isso indica um mau funcionamento do motor.
Esse problema pode ser causado pelo uso de combustível adulterado ou então por problemas nos cabos e nas velas.
É preciso levar o carro até uma oficina mecânica de confiança para verificar se algum componente foi afetado pelo uso de algum combustível de má qualidade e, assim, corrigir o problema o mais cedo possível.
- Direção puxando para um dos lados
O alinhamento dos pneus precisa estar sempre correto para que a direção trabalhe de forma eficiente.
Quando o motorista cai em um buraco ou bate em um meio-fio, por exemplo, a referência dos graus de alinhamento dos pneus pode ser perdida, por isso a direção vai sozinha para a esquerda ou para a direita.
O motorista também precisa ficar atento à calibragem periódica dos pneus e no balanceamento, para evitar folgas na suspensão. A melhor forma de evitar problemas é com a manutenção periódica do veículo.
- Veículo consumindo mais combustível
Quando um veículo começa a apresentar variações expressivas no consumo de combustível, é preciso ficar alerta. Não somente porque isso pesa no bolso, mas porque o sistema de injeção ou até mesmo o motor podem apresentar algum tipo de falha.
Se você observar que o consumo se alterou significativamente, procure o mais rápido possível uma oficina mecânica e faça um checkup para tentar identificar a falha.
- Manchas no chão
Você precisa observar qual o tipo de mancha que você encontra debaixo do seu veículo. Se for escura, com viscosidade, o veículo está com vazamento de óleo. Para reparar é preciso ir até uma oficina mecânica e verificar a vedação do cárter e do bujão.
Se a mancha for branca ou mais clara, o carro apresenta vazamento de água do motor, e isso é grave. Falta de água leva ao superaquecimento e, consequentemente, à fundição do motor!
Uma série de situações podem levar a esse vazamento: danos na junta do cabeçote, bolha nas mangueiras de água, não fechamento da tampa do reservatório de água ou a perfuração do radiador.
- Fumaça
Um carro que está apresentando um bom funcionamento e que todos os seus componentes estão trabalhando sem apresentar falhas não tem a emissão de fumaça. Isso serve para o momento da ignição e durante o percurso.
Porém, quando o motorista percebe que existe a emissão de fumaça, ele precisa ficar atento à cor, já que ela indica qual o problema que o veículo está apresentando. As principais são:
- fumaça branca: esse é um sinal de vapor de água que representa problemas no sistema de arrefecimento, ou seja, do radiador do veículo — por via de regra, essa fumaça é emitida quando a junta do motor está danificada e, para resolver o problema, é preciso fazer a substituição da peça e a vedação;
- fumaça preta: essa emissão de fumaça acontece quando o sistema de injeção eletrônica está danificado, ou seja, combustível em excesso está sendo injetado no motor — para resolver o problema é preciso fazer uma limpeza do sistema de injeção, verificação das velas e a regulagem do sistema de alimentação;
- fumaça azul: essa precisa de atenção redobrada, já que significa que o óleo está queimando dentro do motor! Com a falta de lubrificação, o componente principal do seu veículo pode parar a qualquer momento, deixando você na mão — por isso, é preciso verificar os anéis do pistão rapidamente.
- Ruídos no rolamento
Sabe quando você segue por uma rua asfaltada e fica escutando um barulho contínuo nas rodas? Esse é um sinal de que os rolamentos estão danificados e precisam ser verificados imediatamente.
Esse barulho acontece por conta de pneus ruins, rolamentos das rodas estragados ou, até mesmo, problemas no câmbio e no diferencial.
O importante é fazer uma revisão periódica do sistema de freios e dos pneus para evitar esses contratempos.
- Barulhos ao passar por lombadas e buracos
Mesmo passando em obstáculos com uma velocidade baixa você escuta um rangido? Esse é um sinal clássico de que a suspensão está com problemas.
Para corrigir, é preciso verificar as buchas das bandejas, pivôs, as molas e os amortecedores.
Se essas peças estiverem danificadas, o uso prolongado pode acarretar em desgastes do sistema completo e gerar prejuízos maiores ao motorista. Para evitar problemas, faça sempre a manutenção preventiva.
E você, está pensando em vender seu carro pois ele está te dando muitas dores de cabeça com conserto? Entre em contato com a InstaCarro e nós cuidaremos do negócio para você!
Vendemos o seu veículo em poucas horas. E você só precisa levar o carro em um de nossos postos de avaliação. Após isso, ele passará por uma avaliação e será cadastrado em nossa plataforma, com mais de 1.500 lojistas – que irão dar lances para levar o carro. O lance mais alto é apresentado para você que, caso aceite a proposta, receberá o dinheiro em até 24 horas.