Cuidar do desempenho do carro e preservar o seu motor é algo que muitos proprietários de veículos não dispensam.
O tipo de gasolina utilizada para abastecer o carro atinge diretamente na quantidade de prejuízos acumulados no interior do motor.
Além disso, tem relação também com o consumo e o desempenho do veículo. Pensando nisso, a Petrobras lançou, no começo dos anos 2000, a gasolina podium. Considerada, até hoje, a melhor gasolina tanto em termos de desempenho quanto de qualidade para o motor.
Entretanto, a podium possui um preço elevado. Muitas vezes, pode não compensar encher o tanque com o combustível. Provavelmente esse é o motivo dela não ser a gasolina mais requisitada no mercado.
Para saber se a gasolina podium rende mais para o seu carro ou se o melhor é ficar com a comum mesmo, confira o post abaixo!
Interessado em trocar de carro? Com a InstaCarro você vende seu carro em apenas 1h30 e recebe o dinheiro em apenas 1 dia. Confira!
Características da gasolina podium
A composição da gasolina podium torna ela um combustível que visa a alta performance do veículo. Essa gasolina é um dos principais produtos oferecidos pela Petrobras.
Enquanto a gasolina comum possui 87 de IAD (Índice Antidetonante), a podium da Petrobrás garante uma octanagem de 95 IAD. Simplificando ao máximo, a octanagem é uma característica que mostra o quanto a mistura do ar e do combustível suporta altas pressões e temperaturas formadas na câmara de combustão interna do motor antes da queima. Ou seja, quanto maior for a octanagem, mais fácil será para o carro atingir um desempenho próximo do seu máximo.
A gasolina podium também apresenta um baixo teor de enxofre, de 30 mg/kg. Em qualquer outra gasolina do mercado, esse teor é, no mínimo, 50 mg/kg.
Essa medida implica no menor impacto ambiental, devido a emissão de poluentes pelo carro ser reduzida. Além da questão ambiental, o motor também se torna mais protegido e preservado com a gasolina podium.
Diferenças entre a gasolina podium e as outras
As maiores diferenças entre as gasolinas se dão pela sua composição. Na maioria das vezes, isso implica mais na manutenção do motor do que no desempenho do veículo.
A gasolina comum, por exemplo, não possui aditivos de limpeza e dispersantes, por isso, ao longo do tempo, ocorre o acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão.
Já a aditivada traz justamente o que a comum não tem: vários tipos de detergentes misturados ao combustível que ajudam na preservação da mecânica do motor.
Nesse caso, cada bandeira possui a sua fórmula para preparar o coquetel que será vendido nos postos de gasolina, variando a eficiência do combustível de posto para posto.
A gasolina podium, assim como as aditivadas, também possui os detergentes favoráveis ao motor do carro. No seu caso, a diferença está em outras duas características: as octanas e o teor de enxofre.
Como dito antes no post, a podium tem a maior octanagem do mercado, o que permite o automóvel a atingir o máximo de desempenho possível.
O teor de enxofre também é um ponto relevante desse combustível, pois, com 30 mg/kg, a podium emite muito menos poluentes do que as outras gasolinas.
Qual gasolina é a melhor opção para o seu carro?
Mesmo com todos os benefícios que a gasolina podium propicia, abastecer o automóvel com ela pode não ser a melhor opção, devido ao seu elevado preço.
No geral, a podium pode custar até 30% mais cara do que a gasolina comum. Se você vai, por exemplo, encher o tanque, o valor total com certeza sairá muito mais salgado do que o esperado.
É recomendado que a gasolina podium seja a escolhida para veículos de motores sofisticados e de alta performance.
Paga-se muito caro para adquirir um carro desses. Portanto, nada mais sensato do que investir também no combustível utilizado para abastecê-lo. No entanto, obviamente isso não é extremamente necessário, mas sim apenas recomendado.
E caso você esteja interessado em trocar para um modelo com melhor consumo de combustível, a InstaCarro pode te ajudar na venda do seu carro atual. Clique no botão abaixo e confira!