De acordo com a Fenabrave, nos primeiros 9 meses deste ano, foram negociados 8.567.745 carros de passeio usados e comerciais leves. Volume 40,07% maior que no mesmo período de 2020.
Mas se isso foi bom para os vendedores, isso acabou aumentando as chances também de o comprador cair em golpes armados por pessoas desonestas. Confira a seguir algumas dicas para você comprar um carro usado com segurança.
Viu o anúncio e o carro estava perfeito, mas foi ver ao vivo e não era nada disso? Fuja!
- Sempre leve um profissional de confiança para avaliar o veículo; - Para sanar dúvidas, faça um laudo cautelar para entender o real estado do carro.
Um golpe comum é o do carro fantasma. Geralmente, o golpista alega que o veículo está sendo disputado por você e outros compradores e pede um "sinal" para você não perder o carro. Você paga e ele some.
Por falar em preços de carros, desconfie sempre dos veículos que estejam com preços muito abaixo do que o mercado pratica. Das duas, uma: ou o carro não existe ou tem problemas mecânicos/documentação que trarão dor de cabeça para você.
Outra prática comum de golpistas é a de anunciar veículos alegando se tratar de um amigo do dono. Ou pior: clonando um anúncio real com dados de contato falsificados. Por isso mesmo, negocie sempre com um lojista com CNPJ ou com o proprietário do veículo.