CARROS ELÉTRICOS USADOS: O QUE SABER ANTES DE COMPRAR?

Conversamos com especialistas para dar dicas de como fazer a melhor escolha entre os usados, confira;

A venda de carros elétricos está em crescimento no mercado automotivo brasileiro há alguns anos. Segundo a ABVE (Associação Nacional dos Veículos Elétricos), até setembro de 2022 já foram vendidos a mesma quantidade de carros elétricos de 2021.

Apesar do mercado de elétricos estar aquecido, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer a melhor escolha na hora da compra de um usado.

Como na compra de qualquer outro veículo, é bom avaliar qual o tipo de uso para o carro. Isso porque a autonomia dos carros elétricos pode não ser o suficiente para viagens longas, por exemplo.

O co-fundador da E-Wolf aconselha se atentar na autonomia “Se é uma pessoa que usa o carro em um ambiente urbano só para trabalho e eventualmente viagens até 200 km o carro elétrico é legal”

Mas ao comprar um carro elétrico usado é importante que a bateria passe por uma avaliação de um especialista

“Os veículos possuem a indicação de SoH (Status of Health) que seria a capacidade de armazenamento de energia atual da bateria. Apesar de ser natural a perda de capacidade ao longo do tempo, é melhor escolher um veículo com SoH mais próximo do original" aconselha Thiago Garcia, especialista em eletromobilidade da Tupinambá Energia.

Mas é  importante saber que não se pode tentar avaliar sem um especialista "As baterias têm alta voltagem. Não pode olhar em casa para ver se tem algum defeito.” alerta Garcia

Após a compra do veículo elétrico existem alguns cuidados necessários com a bateria para aumentar a vida útil do carro.

"A degradação pode ser muito atenuada com condução mais suave. Além disso, evitar o nível da bateria abaixo de 20% e muito próximo de 100%. E dias muito quentes e carregamentos rápidos desnecessários, principalmente em dias de calor intenso e debaixo de sol." afirma Thiago Garcia.

Ainda tem dúvidas sobre carros elétricos usados? Confira a matéria completa com as dicas dos especialistas