TABELA FIPE: O QUE É, COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE?

O que é?

A Tabela Fipe foi criada em 1973 com o objetivo de auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

O órgão também presta serviços ao governo e empresas privadas e o Preço Médio de Veículos de 1998 (chamada de Tabela FIPE) tornou-se um de seus principais produtos para o mercado.

Como funciona?

O índice é baseado em uma coleta de dados que considera o preço de carros, motos e caminhões em todo o território nacional, envolvendo os veículos novos, usados e seminovos. Além disso, a tabela é atualizada mensalmente.

Para que serve a Tabela FIPE?

A Tabela FIPE serve para calcular o valor do seguro do seu veículo e o valor do IPVA que será cobrado dele a cada ano. Além disso, serve como um controle da desvalorização mensal dos veículos. 

Você sabia que a Fipe não é o fator principal para definir o preço de venda de um veículo?

Para te ajudar a esclarecer essa dúvida, a InstaCarro ensina você a achar o melhor valor de venda para o seu carro!

E qual é o valor de venda então? 

Questionamentos que você deveria levar em consideração na hora de vender o carro:

Ele está bem conservado?

A quilometragem está acima da média?

A documentação está em dia?

O veículo é bastante procurado pelo mercado?

Se é variável, como posso ter uma base?

Para isso, a InstaCarro tem uma ferramenta que reflete com maior precisão esse valor.

O Guia de Veículos da InstaCarro toma como base os valores de revenda dos modelos e esse índice é atualizado conforme novas vendas ocorrem.

Como funciona a FIPE para a InstaCarro?

Na InstaCarro, os lojistas consideram o valor de mercado dos veículos e, para ajudar você a ter o melhor preço de revenda, todos os veículos passam por uma curadoria criteriosa e exclusiva de um especialista para deixar o processo mais transparente tanto para quem vende, quanto para quem compra.

Após esta avaliação, o veículo é disponibilizado em uma plataforma exclusiva por 24 horas onde mais de 4 mil lojistas fazem ofertas por ele. Ao final do processo, fica à cargo do vendedor aceitar ou não o maior valor de mercado ofertado por ele. Todo o processo é sem compromisso.

E aí, conseguiu entender como o mercado valora os veículos e como a InstaCarro usa essa métrica para valorizar e potencializar a venda do seu carro? Quer saber mais detalhes?