Por que a câmera de ré é importante para seu veículo?

19/09/2018

Como está a câmera de ré do seu veículo? Essa é uma parte muito importante de um carro, e nos Estados Unidos, ela é obrigatória. Entretanto, por aqui muitos motoristas acabam não dando a devida atenção. No texto de hoje, você vai entender o que é e como funciona essa tecnologia.

Além disso, conhecerá algumas vantagens e como ela pode auxiliar no manuseamento do seu veículo. Quer conferir tudo sobre câmera de ré automotiva? Então continue acompanhando o post!

O que é a câmera de ré?

A câmera de ré é um sistema de estacionamento no qual é instalada uma câmera na parte de trás do veículo. Assim, o condutor poderá ver, por meio de um pequeno painel, o exato local onde ele pretende parar o seu automóvel.

Com ele, o motorista pode ficar ciente de quais obstáculos terá que desviar na hora de fazer a manobra de estacionamento, além de verificar se existem pessoas ou animais passando pelo local, evitando assim grande parte dos acidentes.

Algumas câmeras de ré também contam com sensores e acessórios sonoros. Os sensores detectam se há algum obstáculo no caminho e para o veículo automaticamente antes de uma colisão. Já os efeitos de som indicam para pedestres, animais e outros condutores que você está prestes a estacionar ou já está realizando a manobra, fazendo com que eles não passem perto do local.

Para que ela serve?

A câmera traseira auxilia na realização de manobras com o veículo, seja para estacionar, sair com o carro ou demais situações em que o motorista necessite de uma visão da parte de trás.

Diferentemente dos retrovisores já conhecidos e presentes em todos os modelos de carros atuais e mais antigos, a câmera de ré fornece uma percepção mais ampla da parte traseira do automóvel, diminuindo drasticamente o surgimento de pontos cegos, nos quais o condutor fica sem visão daquele local. Além disso, o motorista também pode verificar objetos que estejam bem próximos ao veículo, algo que acaba não sendo possível nem pelo vidro da parte frontal do automóvel.

Alguns modelos de câmera conseguem projetar o caminho que deverá ser feito pelo condutor para realizar a baliza, assim, o processo de estacionamento acaba ficando mais rápido e sem os riscos de batidas, atropelamentos ou outras situações que possam causar dano para o motorista e demais pessoas presentes no local.

Atualmente, existem 3 tipos de câmeras com funcionalidades e preço diferenciados, permitindo assim que você escolha qual vai se adaptar melhor às suas necessidades.

Como ela é instalada?

É possível instalar a sua câmera de ré para carro de diferentes maneiras, tudo dependerá do modelo adquirido. Existem duas principais formas de fixar o equipamento no carro, uma delas é encaixando a câmera no para-choque, sendo necessária a perfuração da lataria para que ela seja inserida dentro do veículo.

Também há os modelos “borboleta”, que podem ser fixados acima da placa da identificação ou no para-choque. Há também câmera de ré com retrovisor. A seguir, confira como instalar câmera de ré em seu automóvel!

Como instalar câmera de ré dentro do para-choque:

• encontre o exato meio da peça e faça uma pequena marcação, assim, a sua câmera conseguirá captar uma imagem por igual de toda a parte traseira; este é o primeiro passo de como ligar câmera de ré.

• depois, faça um furo utilizando uma furadeira convencional mais uma peça chamada de “serra copo”, que realizará o corte no tamanho ideal ou aproximado para a inserção da câmera;

• em seguida, conecte a entrada de alimentação e a de vídeo nos locais corretos, conforme sinalizado no manual da peça ou com base nas cores de cada parte;

• em alguns modelos, o plug de imagem contará com um fio solto que deverá ser colocado com o cabo de alimentação (caso tenha insegurança em realizar afazeres elétricos, pela ajuda de um profissional);

• passe todos os fios da câmera pelo buraco feito anteriormente até que eles apareçam na parte de baixo do para-choque e puxe até que consiga encaixar a pequena câmera naquele espaço;

• com a ajuda de uma linha, puxe as fibras para dentro do porta-malas e ligue os fios da alimentação no plug da lanterna do veículo, mais precisamente nos polos positivos e negativos da ré;

• passe o cabo de vídeo até que ele chegue ao DVD ou painel de mídia do seu automóvel e plugue-o na entrada RC1 do seu compartimento de DVD;

• o fio solto da afiação de imagem deve ser conectado na afiação de ré presente também no compartimento de vídeo do seu veículo;

Quais os benefícios de se adquirir uma câmera de ré?

Como já falado anteriormente, a câmera de ré de carro auxilia na realização de balizas e demais manobras que necessitam de uma visualização traseira do carro. Além disso, ela permite a visualização da maioria dos pontos cegos presentes nos retrovisores.

Assim, o sensor de ré com câmera evita que aconteçam acidentes envolvendo pessoas, animais ou crianças que estejam passando por trás do veículo, bem como evitam danos no para-choque ocasionados por batidas.

Na própria câmera, há indicadores da distância entre o seu para-choque e os obstáculos ou demais veículos estacionados. Isso permite que você não só visualize, mas calcule com maior precisão as suas manobras de estacionamento.

Alguns modelos contam com a tecnologia da visão noturna, ou seja, você conseguirá estacionar o seu automóvel de forma segura mesmo à noite ou em locais que apresentam pouca luz.

Atualmente, existe uma grande variedade de modelos, o que possibilita que a peça seja um item acessível e não apenas exclusivo para carros de luxo. É possível comprar e instalar uma de câmera de ré por menos de R$400,00 reais.

Por último, temos o benefício da economia já que, ao evitar acidentes, batidas ou arranhões em seu para-choque, você evitará gastar dinheiro com reparos, manutenções ou multas que podem acontecer nessas situações.

Assim, conhecendo o que é a câmera de ré, como ela funciona, quais as suas principais vantagens e como instalá-la, você poderá pesquisar com mais precisão qual a melhor câmera de ré e a possibilidade de comprar um modelo para o seu próprio veículo, garantindo assim maior conforto, segurança e até mesmo economia para você e seu veículo.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e ajude outros condutores a conhecerem as câmeras de ré!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *