A Audi estreia na F1 em 2026, mas um protótipo do carro está no Brasil e fomos conferir tudo sobre essa novidade, veja
A Audi pisa no acelerador em sua entrada na Fórmula 1, programada para 2026. A marca alemã apresentou no Brasil um protótipo do carro que usará nas pistas. O motor já está em desenvolvimento e produção na Alemanha, é a primeira vez em 10 anos que um motor é desenvolvido no país.
O protótipo apresentado pela Audi, que segue o regulamento aerodinâmico atual da Fórmula 1, oferece um vislumbre do que a equipe Audi F1 espera alcançar quando a nova era da categoria começar em 2026.
A partir de 2026 um novo conjunto de regras entrará em vigor, com foco em maior sustentabilidade e competitividade. Em dois anos, o motor elétrico será responsável por metade da potência dividindo com um outro motor à combustão. A montadora revelou que o motor à combustão já desenvolvido tem mais de 544 cv de potência.
A InstaCarro foi convidada para conhecer o protótipo do carro que estará nas pistas em 2026 de perto. O que podemos esperar é que a padronagem de cores deve continuar parecida, mas outros detalhes do carro, por serem feitas com o regulamento atual, vão mudar bastante.
Liderada por Gernot Döllner, CEO da Audi AG, a marca se interessou em entrar na categoria pelo direcionamento focado em sustentabilidade com o conjunto de potência 50% elétrico e o combustível 100% sustentável. É a primeira vez da Audi na F1 depois de ter participado da categoria na década de 1930.
Oliver Hoffmann, atual chefe de Desenvolvimento Técnico da Audi, assumirá o papel de Representante Geral do programa da Fórmula 1. Ele será responsável pela implementação da Audi na categoria, unindo os três pilares do projeto: a participação na equipe Sauber, o desenvolvimento da unidade de potência em Neuburg, na Alemanha, e o direcionamento estratégico do programa.
Protótipo da Audi na Fórmula 1
Com as cores vermelho, preto e cinza, o protótipo já apresenta o visual de pintura que deve estrear nas pistas, mas muito da pintura irá mudar quando a montadora realmente entrar na F1. O carro será produzido na Suíça, pela Sauber, e o motor está sendo feito pela Audi na Alemanha.
Ainda não se tem informações de como será a equipe, muito menos os pilotos, mas há alguns nomes que circulam na mídia como opções: Carlos Sainz, que está atualmente na Ferrari mas sem contrato para 2025, os pilotos que já estão na Sauber: Valtteri Bottas e Zhou Guanyu.