Autódromo de Interlagos: o templo do automobilismo
autodromo de interlagos

Autódromo de Interlagos: o templo do automobilismo

O autódromo de Interlagos, que foi inaugurado na década de 40, se tornou um dos palcos principais de eventos internacionais como a Fórmula 1

Sendo fã ou não de automobilismo, provavelmente você conhece ou já ouviu falar no Autódromo de Interlagos. Localizado em São Paulo, o espaço na verdade se chama Autódromo José Carlos Pace, homenagem ao piloto de Fórmula 1 que saiu campeão de uma corrida no local em 1975 e faleceu em 1977.

cta blog venda seu carro

A história do Autódromo começou bem antes de levar o nome do esportista. Em 1920, um britânico, Louis Romero Sanson, decidiu construir em São Paulo um resort localizado entre duas represas, a Guarapiranga e a Billings. Nos planos de Louis, haveria uma praia artificial com areia direto de Santos, além do hotel e um autódromo para quem gostava de carros e corridas. 

Sanson já havia trabalhado em grandes projetos na cidade, como o aeroporto de Congonhas e a Avenida Washington Luís. Porém, ao contrário de seus projetos até então, o resort não foi para frente, grande parte por conta da crise econômica de 1929 nos Estados Unidos e a Revolução Constitucionalista de 1932.

Porém, a ideia de ter um autódromo em São Paulo continuou viva, quando em 1936 foi retomada. Neste mesmo ano, o Estado recebeu sua primeira prova automobilística internacional, o famoso GP Cidade de São Paulo. O circuito foi nas ruas da cidade paulista e teve um desfecho horrível. A piloto francesa Hellé-Nice sofreu um acidente que acabou em cinco mortes e 30 feridos.

Depois desse desastre, as obras do autódromo demoraram mais quatro anos para que, enfim, em 12 de maio de 1940 o espaço fosse inaugurado. 

Um ano antes de abrir as portas oficialmente, um grupo de pilotos liderado pelo Barão de Teffé deu uma volta no circuito, recebendo 15 mil pessoas no local. Já na inauguração, houve uma prova preliminar de motocicletas e depois uma corrida de automóveis com 25 voltas. Ao todo, foram percorridos 200 quilômetros.

Inspirações

O circuito do Autódromo de Interlagos foi inspirado em uma das pistas mais famosas do mundo, a de Indianapolis, nos Estados Unidos. Além dela, a de Brooklands, na Inglaterra, e Monthony, na França, também serviram como “musa” para a criação do circuito de 8 mil metros de extensão. 

Esse tamanho de circuito se manteve até 1967, quando o Autódromo foi fechado para reforma. Sua reabertura aconteceu em 1970 e contou com uma corrida de Fórmula Ford, onde o campeão foi o brasileiron Emerson Fittipaldi.

O grande sonho do espaço era sediar a maior competição de automobilismo do mundo. Para isso, foi necessário uma nova reforma e, em 1972, finalmente, recebeu sua primeira prova da Fórmula 1, passando a marcar desde então seu nome no calendário oficial da  competição.

Idas e vindas

O autódromo sediou o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 de 1972 até 1977. Em 1978, a competição passou a ser no Rio de Janeiro e voltou a São Paulo em 1979 e 1980. Nesse vai e volta, por conta do orçamento, a prova foi novamente para o Rio e voltou para São Paulo em 1990.

Quando comparado com o circuito de quando foi inaugurado, o Autódromo de Interlagos era bem diferente na década de 90. O espaço para a corrida era menor e recebeu uma curva em S, sugerida por Ayrton Senna, hoje famosa como a curva “S do Senna”.

Vitórias no Autódromo 

carros ayrton senna xr3

Como já se imagina, um dos principais momentos do espaço de corrida foi protagonizado por Ayrton Senna. Lá, o piloto fez história e teve o autódromo parte de sua história também. Senna venceu sua primeira corrida em 1991 lá, com uma incrível vitória com apenas uma marcha. Em 1993, o campeão ganhou novamente no espaço e comemorou com uma multidão que invadiu o espaço. 

Por seus feitos no Autódromo de Interlagos e sua importância no esporte, o Kartódromo, que fica junto ao Autódromo e foi criado em 1970, recebeu o nome do piloto em 1996.

O Autódromo das multidões

Além de celebrar a corrida anual da Fórmula 1, o Autódromo de Interlagos também virou um espaço para outros eventos. Lá, são realizadas corridas de outras competições e um dos maiores festivais do mundo, o Lollapalooza, que acontece no local desde 2014. 

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *