A Mercedes apresentou o carro que será utilizado na F1 em 2024, sendo a última temporada de Lewis Hamilton na equipe
A penúltima equipe a revelar o novo carro para a temporada de 2024 da F1 foi a Mercedes-AMG. Na manhã desta quarta (14), o lançamento do W15 E performance foi feito através de uma live curta de 10 minutos direto do circuito de Silverstone, na Inglaterra.
Ainda hoje serão feitos os primeiros testes de shakedown, que toda equipe tem direito a 100 km, antes dos testes oficiais no Bahrein, no final do mês.
Para 2024, a Mercedes trouxe uma pintura preta e prata para o W15, combinando as dos dois anos anteriores. Mas, para uma equipe que busca seu retorno a dominância, o principal são as mudanças no conceito do carro, agora com um novo direcionamento na interpretação da regulação.
No ínicio de 2022, a equipe trouxe uma interpretação completamente diferente das outras equipes, além do “zeropod” e na sua execução, o posicionamento do cockpit eram reclamações do heptacampeão Lewis Hamilton, que agora podem ter sido alteradas.
A mudança agora comandada pelo retorno do engenheiro James Alisson, diretor técnico da equipe. Alisson pediu licença para ficar próximo a família, mas em 2023 voltou e participou das alterações para o carro de 2024.
A Mercedes conseguiu terminar a temporada de 2023 em 2° no campeonato de construtores, apesar disso, na pista a diferença para a equipe primeira colocada, Red Bull, era enorme. Ao final do ano, a RBR encerrou com 451 pontos de vantagem, e com seus dois pilotos, Max Verstappen e Sérgio Perez, em uma dobradinha no campeonato de pilotos. Já a Mercedes, entre os pilotos, Hamilton terminou em 3° lugar e George Russell ficou em 8° lugar.