A F1 cancela GP que aconteceria nesse final de semana em Ímola, as chuvas causaram inundações com nove mortes
A Fórmula 1 anunciou na manhã de hoje (17) que o Grande Prêmio da Emilia Romagna, em Ímola, estava cancelado, e não será substituído em outra data do calendário da F1. O confirmação do cancelamento chegou após muita especulação se o evento ainda aconteceria na região, que sofre com as chuvas e inundações nos últimos 3 dias.
O ministro de Defesa Civil Nello Musumeci, afirmou que nas últimas 36 horas choveu metade do esperado no ano inteiro. Nove pessoas morreram e milhares foram evacuadas da região, que ainda tem previsão de chuvas fortes até sexta-feira.
Autodrómo de Ímola inundado pela chuva
Na terça-feira (16), os jornalistas e funcionários das equipes já reportavam que partes do autodrómo estavam sendo invadidas pela água. Na tarde do mesmo dia, a Defesa Civil pediu para que as equipes evacuassem o local, nesse momento o acontecimento do GP de Ímola 2023 já parecia incerto. Durante a reunião da Fórmula 1, para decidir o cancelamento da etapa, o autodrómo acordou com mais pontos de alagamento.
Foi quando o governo italiano e da região emitiu um alerta vermelho, e o como o ministro dos transportes Matteo Salvin pediu o cancelamento ou adiamento do evento. No final da manhã, a F1 emitiu um comunicado confirmando a comunicação, e em nota mais tarde, afirmou que não será adiado.
Comunicado – F1 cancela GP Ímola 2023
No comunicado, a F1 afirma que a decisão foi tomada já que “não é possível manter o evento, de forma segura, para os nossos fâs, equipes e profissionais. É a decisão correta e responsável de tomar dada a situação enfrentada pelas cidades da região”.
A próxima corrida da F1 2023 será em Mônaco, nos dias 26 a 28 de maio.