O GP de Singapura volta a ser palco da Fórmula 1 com a 18ª etapa da temporada de 2024. Com quatro zonas de DRS e a McLaren em alta, Red Bull em baixa e incerteza sobre Ferrari e Mercedes, o resultado da corrida no domingo é imprevisível, veja onde assistir ao Grande Prêmio de F1
A Fórmula 1 invade as ruas de Marina Bay neste final de semana (21) para o GP de Singapura 2024, uma das provas mais surpreendentes da temporada. O Grande Prêmio noturno de rua é conhecido pelas provas polêmicas. Sob as luzes de Singapura, pilotos e equipes se enfrentam em um circuito desafiador, conhecido pelas condições climáticas extremas.
A umidade e o calor são tão intensos que os competidores chegam a perder cerca de 3 kg durante o GP, mesmo sendo realizado à noite. A McLaren chega ao Grande Prêmio de Singapura em alta, mas a Ferrari conquistou duas vitórias, e a Red Bull pode surpreender e voltar à alta anterior.
Singapura recebeu a primeira corrida noturna da história da Fórmula 1 em 2008. Naquela ocasião, Felipe Massa fez a pole position com a Ferrari, mas a corrida foi vencida por Fernando Alonso, então na Renault. O acidente proposital sofrido por Nelsinho Piquet garantiu a vitória de Alonso. Lewis Hamilton foi terceiro na prova, enquanto Massa terminou em 13º.
Antes de receber a Fórmula 1 a partir de 2008, Singapura já sediava corridas com o nome de GP de Singapura entre as décadas de 1960 e 1970. Naquela época, as provas de Fórmula Libre, uma categoria com regulamento bem mais aberto, eram disputadas no circuito de rua de Thompson Road e não faziam parte do calendário da F1.
Como está o circuito de Marina Bay
Em 2024, o GP de Singapura terá uma quarta zona de DRS, sendo apenas a segunda etapa do calendário da Fórmula 1 com quatro áreas de abertura de asa traseira, algo que também ocorre no GP da Austrália.
Com 61 voltas e um total de 5,063 km por volta, o circuito de Marina Bay é um dos mais longos da Fórmula 1, totalizando aproximadamente 308 km ao final da prova. O circuito de Singapura é conhecido por seu layout desafiador, composto por 23 curvas.
Veja também:
F1: McLaren relembra MP4 com pintura especial no GP de Singapura
Um fato curioso sobre o GP de Singapura é que ele tem uma das maiores taxas de acionamento do Safety Car na história da Fórmula 1. Em praticamente todas as edições, o Safety Car precisou entrar em ação.
Uma das largadas mais dramáticas na história da F1 aconteceu no GP de Singapura de 2017. Logo na primeira curva, Sebastian Vettel, Max Verstappen e Kimi Räikkönen colidiram, provocando um acidente que mudou completamente o rumo da corrida e do campeonato.
O GP de Singapura tem dois grandes pilotos que marcaram sua história: Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Vettel é o piloto com mais vitórias no circuito, com cinco vitórias (2011-2013, 2015 e 2019), enquanto Hamilton se destaca com suas quatro poles em Singapura, com destaque para a classificação de 2018, considerada por muitos como uma das melhores voltas da sua carreira.
Como assistir ao GP de Singapura
É possível assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1 pela Band TV e pelo streaming oficial F1TV
Sexta-feira
Treino Livre 1 – 06h30 (Bandsports / F1TV)
Treino Livre 2 – 10h00 (Bandsports / F1TV)
Sábado
Treino Livre 3 – 06h30 (Bandsports / F1TV)
Classificação – 10h00 (Bandsports / Band / Band.com.br / F1TV)
Domingo
Corrida – 09h00 (Band / F1TV)