Mercedes confirmou em nota que 2024 será o último ano de Lewis Hamilton na equipe após 11 anos, na Ferrari Hamilton assina um contrato multianual
As conversas sobre Lewis Hamilton trocar a Mercedes, equipe que ele faz parte desde 2013, pela Ferrari estão acontecendo desde 2023, mas até então tudo parecia apenas rumor sem credibilidade. Porém, na manhã desta quinta-feira (01), a mídia italiana confirmou os rumores da assinatura de contrato do heptacampeão na Ferrari para início em 2025.
A confirmação oficial chegou na tarde de hoje através de um comunicado da Mercedes. A equipe afirmou que Hamilton ativou uma claúsula contratual que permite que ele saísse da equipe ao final de 2024.
A mudança é histórica para a carreira do heptcampeão, mas também para a Fórmula 1. Hamilton teve uma parceria de 17 anos com a Mercedes-Benz e ficou por 11 anos na equipe Mercedes. Até então, o britânico correu apenas pela McLaren e Mercedes.
No comunicado, Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, afirmou: “Em termos de relação equipe e piloto, nosso relacionamento com Lewis se tornou o mais bem-sucedido que o esporte já viu, e isso é algo que podemos olhar para trás com orgulho. Lewis sempre será uma parte importante da his´toria do automobilismo da Mercedes. No entanto, sabíamos que a nossa parceria chegaria a um fim natual em algum momento, e esse dia chegou. Aceitamos a decisão de Lewis em buscar um novo desafio”.
Sobre sua decisão, Lewis em nota, explicou: ” Eu tive 11 anos incríveis com esta equipe, e estou muito orgulhoso do que alcançamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desque que eu tinha 13 anos. É um lugar onde eu cresci, então tomar essa decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que eu já tive que fazer. Mas é a hora certa para eu dar esse passado e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente Toto pela sua amizade e liderança. E eu quero terminar em uma alta juntos. Eu estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho que eu posso nesta temporada e fazer meu último ano com a Silver Arrows (Mercedes), uma temporada inesquecível”.
Hamilton será companheiro de equipe de Charles Leclerc, o monegasco renovou o contrato com a Ferrari no início deste ano, e é especulado que seja um contrato multianual até 2029. Lewis entrará no lugar de Carlos Sainz na Ferrari, o piloto espanhol tem seu contrato até o final deste ano.
“Seguindo as notícias de hoje, a Scuderia Ferrari e eu vamos encerrar nossa parceria ao final de 2024. Nós ainda temos uma temporada longa a nossa frente, e como sempre, eu vou dar o meu melhor para a equipe e para os Tifosi ao redor do mundo. Notícias sobre o meu futuro serão anunciadas em seu devido momento”, Carlos Sainz comentou.
Segundo a Motorsport.com, o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, convocou uma reunião extraordinária na fábrica da Mercedes em Breckley para a manhã de hoje, às 11h30 no horário de Brasília. Durante a reunião, o chefe de equipe anunciou a saída de Hamilton e ida para a Ferrari.
A mídia internacional apurou que Toto Wolff não estava na fábrica e fez uma chamada de vídeo com os funcionários para fazer o anúncio, afirmando que foi informado da decisão de Hamilton na tarde de ontem durante um café com o piloto.
Apesar de Wolff não estar na fábrica da Mercedes, Lewis está no local desde o dia 30, fazendo os testes de assento e voltas no simulador. Funcionários da Mercedes afirmaram que o piloto levou sua equipe para jogar paintball ontem e contou que saíria da equipe.
Ainda em 2023, quando se levantou os primeiros rumores de uma troca de equipe, Lewis Hamilton negou a informação e reafirmou que seu plano era se aposentar na Mercedes, equipe na qual ele venceu 6 campeonatos mundiais.