A corrida em Monza terminou em Safety Car, com Leclerc e Russell completando o pódio do GP da Itália
O GP da Itália da F1 deste domingo (11) trouxe um pódio com os mesmos pilotos da semana passada no GP da Holanda. Mas dessa vez com Charles Leclerc (Ferrari) em P2 e George Russell (Mercedes) em P3.
A corrida terminou em bandeira amarela, já que na volta 46/53, Daniel Ricciardo (McLaren) precisou abandonar a corrida por problemas mecânicos no carro. Nesse momento, Max Verstappen liderava, atrás estava Charles Leclerc, seguido por George Russell. Carlos Sainz na 4° posição e Lewis Hamilton na 5°, os dois conseguiram ganhar 14 posições durante a corrida.
Com mais essa vitória, Verstappen só precisa vencer o próximo GP, em Singapura, com a volta mais rápida e que Charles Leclerc chegue em 8° lugar, ou vencer a corrida e Leclerc em 9° para ele levar o título.
O campeonato de pilotos está assim: Max Verstappen com 335 pontos, Charles Leclerc, vice com 219. O companheiro de equipe de Max, Sergio Pérez com 210. Em 4° George Russell com 203 pontos, Carlos Sainz 187 pontos e Lewis Hamilton com 168 pontos.
GP Abu Dhabi 2021 x GP Itália 2022
O final do GP da Itália trouxe polêmica, já que muitos reclamaram da ação da FIA e da demora para retirar o carro de Ricciardo da pista. Além disso, foi inevitável não comparar com o GP de Abu Dhabi, já que dessa vez a regra, existente há anos, foi seguida pela direção de prova.
Esse “erro humano” custou ao britânico seu 8° título de campeão mundial, o que acabou trazendo memórias para ele. Em entrevista após a corrida, Hamilton afirmou “Essas são as regras como devem ser, certo? Há apenas uma vez na história do esporte em que eles não seguiram as regras como hoje e foi justamente aquela que mudou o resultado do campeonato. Mas é o que é”, finalizou.
Em 2021, Lewis liderava a prova, quando Nicholas Latifi bateu no muro, trazendo o Safety Car. A corrida foi retomada na última volta, sem seguir a regra do esporte. Michael Masi foi retirado do cargo de direção de prova e a FIA afirmou ser um “erro humano”.
A corrida em Monza
O final de semana foi confuso, já que vários pilotos receberam punições. Isso fez com que o resultado da qualificação no sábado não tivesse similaridade com as posições reais do grid. Por ser um circuito rápido, muitas equipes aproveitam as possibilidades da pista para fazer a troca de componentes dos carros, o que pode levar a uma punição.
Oito pilotos receberam penalidades: Lewis Hamilton, Carlos Sainz e Yuki Tsunoda largaram do fim do grid. Kevin Magnussen, Mick Schumacher e Valtteri Bottas receberam a penalidade de 15 posições. Sérgio Perez de 10 posições. Já Max Verstappen e Esteban Ocon a punição foi de 5 posições.
Na corrida “em casa” da Ferrari, a expectativa dos torcedores era que Leclerc ou Sainz ganhassem. Leclerc largou na pole position, o que trouxe esperanças já que Verstappen saiu da 7° posição, mas já na volta 5, o piloto da Red Bull estava na segunda posição.
Na volta 13 um Virtual Safety Car foi acionado já que Sebastian Vettel teve que parar a sua Aston Martin. Com o VSC a Ferrari decidiu fazer o pit stop de Leclerc, o que colocou ele em P3 e Verstappen liderando a prova.
Charles conseguiu retomar a liderança quando foi a parada de Max, mas com pouca diferença de tempo entre os dois. Os carros tendem a ficar mais rápidos ao final da corrida, já que o peso do combustível diminui. E com pneus médios, motor novo e menos peso, Max liderou a prova e abriu uma diferença muito grande com Charles.
Com o Safety Car e sem relargada, o resultado permaneceu com a vitória de Max Verstappen.
Destaques GP da Itália
Os destaques da corrida ficaram para o estreante Nyck De Vries e os veteranos Carlos Sainz e Lewis Hamilton, os dois conseguiram subir 14 posições. A Ferrari de Sainz respondeu mais rápido ao talento do espanhol e em poucas voltas ele já tinha chegado ao P4, onde permaneceu até o final.
Hamilton brigou com o W13 no início da corrida, e chegou até a perder uma posição, mas conforme o peso do combustível foi diminuindo, o britânico deu um show de ultrapassagens, até uma que rendeu elogios na sala dos pilotos que foram ao pódio, quando apareceu a imagem de Hamilton ultrapassando dois carros ao mesmo tempo.
Já De Vries teve sua primeira corrida na F1 em Monza e conseguiu pontuar à frente do colega de equipe da Williams, Nicholas Latifi. O piloto da academia da Mercedes dirigiu pela Williams já que Alex Albon teve que passar por uma cirurgia. Segundo o boletim médico, Albon precisou retirar o apêndice, mas sofreu uma reação a anestesia e ficou internado na UTI, a previsão é que o piloto tenha alta na terça (13).