A britânica, Jessica Hawkins de 28 anos, é embaixadora da marca e testou o carro da F1 no circuito de Hungaroring na Hungria
A Aston Martin anunciou nesta terça (26) que a embaixadora da Aston Martin na Fórmula 1 realizou testes particulares com o carro da equipe no circuito de Hungaroring. A britânica já competiu como piloto em várias categorias de base do automobilismo, e era piloto da extinta categoria feminina W Series.
O teste foi a primeira vez, desde 2018, que uma mulher pilota um carro da Fórmula 1. A última vez foi quando a piloto colombiana Tatiana Calderón guiou um carro da equipe Sauber no México.
Hawkins fez o teste na última semana no carro utilizado pela equipe em 2021, na mesma semana o piloto brasileiro Felipe Drugovich também fez testes para a equipe.
“Poder dirigir o AMR21 é um sonho se tornando realidade para mim, a algo que eu estou pronta para realizar há muito tempo. Eu quero inspirar outras mulheres e dizer para elas que elas devem seguir seus sonhos, não importa o que seja”, comemorou Jessica Hawkins após a semana de testes.
A ex-piloto da W Series impresionou os engenheiros da equipe após os testes: ““Ficamos realmente impressionados com a preparação de Jessica para o teste. Ela trabalhou muito com o nosso simulador, e isso facilitou a decisão de colocá-la no AMR21. Jessica aproveitou a oportunidade com muita maturidade: ela acelerou muito rapidamente e encontrou um ótimo ritmo” afirmou Mike Krack, chefe de equipe.
Apesar da importância dos testes para a representatividade de mulheres no automobilismo, isso não quer dizer que irá abrir portas para a britânica na Fórmula 1. A expectativa é que Jessica pilote para a Aston Martin na F1 Academy, categoria feminina para ampliar o acesso de mulheres ao esporte. A partir de 2024, todas as equipes da F1 terão uma piloto e carro competindo pela equipe na categoria.