Campeão da Fórmula 3 em 2023, Bortoleto é pupilo de Fernando Alonso e agora entrou no programa de desenvolvimento da McLaren
A McLaren anunciou na manhã desta quinta (05) que o atual campeão da Fórmula 3, Gabriel Bortoleto, fará parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos. O brasileiro de apenas 18 anos, agora com o apoio de uma equipe de automobilismo tradicional avança para conseguir chegar em categorias mais altas do esporte.
Em abril deste ano, ao anunciar o projeto do programa de jovens pilotos, a McLaren afirmou que a iniciativa é para treinar pilotos para as equipes do grupo nas mais diversas categorias, desde a Fórmula 1 até a Fórmula E e Indy.
“Estou feliz de entrar no programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren”, afirmou Bortoleto. “Estou grato à McLaren e ao Emanuele por me darem esta oportunidade. Já estive no MTC (Centro de Tecnologia McLaren) para passear e conhecer a equipe, o que foi uma experiência muito legal. Estou ansioso para continuar trabalhando no meu desenvolvimento ao lado de uma grande equipe.” completou.
O apoio de uma academia grande é essencial para ter chances de um piloto chegar na Fórmula 1, mas para o próximo ano, Bortoleto deve correr na Fórmula 2.
Ainda em setembro, quando o jovem se consagrou como campeão da F3, foi confirmado pela repórter Mariana Becker, na TV Band, que Bortoleto havia assinado com uma equipe grande da Fórmula 2 para o ano de 2024, mas ainda não foi divulgado qual equipe será.
Apoio de Fernando Alonso
O bicampeão Fernando Alonso é um dos principais apoiadores do piloto brasileiro. O espanhol tem uma agência de gerenciamento de pilotos, A14, e é responsável por comandar a carreira do Bortoleto. Alonso acompanha de perto o desenvolvimento do brasileiro, em Bahrein, na primeira vitória da temporada de Bortoleto, o espanhol estava na cerimônia do pódio tirando fotos e com muito orgulho do pupilo.
Nas redes sociais, o piloto espanhol já parabenizou o pupilo, que respondeu agradecendo o chefe.