Sebastian Vettel lidera homenagem ao legado de Ayrton Senna durante GP, com uma corrida à pé na quinta e pilota carro McLaren no domingo
O circuito de Imola se prepara para um dia repleto de homenagens ao herói brasileiro Ayrton Senna durante o o fim de semana do Grande Prêmio da Emília Romagna. Nesta quinta-feira (16), terá um evento que marca os 30 anos de seu falecimento.
Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de F1 é um dos pilotos que prestará homenagem ao legado de Senna: na quinta comandando uma corrida a pé no traçado italiano e pilotando o icônico McLaren MP4/8 de Senna no domingo, antes da largada da corrida, às 08h40 (horário de Brasília).
Corrida a pé com simbolismo e leilão beneficente
A corrida a pé, idealizada por Vettel em parceria com a marca Senna, terá início às 18h locais (13h de Brasília) na linha de largada/chegada do circuito. Os participantes, que incluem todos os pilotos das categorias F1, F2 e F3, usarão camisetas com a inscrição #FOREVERSENNA em homenagem ao piloto brasileiro. As peças serão leiloadas posteriormente, com a renda revertida para o Instituto Ayrton Senna e a V5 Projects, organização fundada por Vettel.
Após a largada, os corredores farão uma pausa significativa no Memorial Ayrton Senna, localizado na curva Tamburello, palco do trágico acidente que vitimou Senna em 1994. Neste momento, haverá um minuto de silêncio em memória do ídolo, seguido pela distribuição de cadeados com a hashtag #FOREVERSENNA por Vettel, a serem colocados junto às demais homenagens ao redor da estátua do piloto.
Vettel relembra amor por Senna e momentos marcantes
Em entrevista, Vettel, que sempre foi um grande admirador de Senna, relembrou sua infância marcada pela idolatria ao piloto brasileiro: “Eu tinha apenas 7 anos quando o acidente aconteceu. Através do meu pai, aprendi o grande piloto que Ayrton Senna era. Ele era um grande fã do Ayrton e me deu um boneco ‘Senna’ e um carrinho pequeno do Senna. No entanto, o mais próximo que cheguei de Ayrton foi assistir a um treino livre de sexta-feira nas arquibancadas de Hockenheim durante o Grande Prêmio da Alemanha. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.”
Vettel comentou que ao longo de sua carreira conheceu mais sobre Ayrton Senna através de pessoas que eram próximas ao brasileiro: “Mais tarde, na minha carreira de piloto, aprendi muito sobre ele com as pessoas dentro e ao redor do Paddock, com suas histórias sobre ele como pessoa e piloto. O que eu particularmente valorizei nele, muito mais tarde, foi que ele não foi apenas um dos melhores pilotos de corrida de todos os tempos, mas também ter mostrado compaixão e apoio aos problemas sociais e à pobreza, muitas vezes difíceis, que afetavam seu país natal, o Brasil. Esse apoio continua até hoje, 30 anos depois, graças à marca Senna. Esse é o legado de um grande piloto e é por isso que gostaria de lembrar de Ayrton Senna com todos os seus fãs hoje e sempre.” afirmou.
Homenagem em dobro para Senna : Vettel ao volante do McLaren MP4/8
Para além da corrida a pé, Vettel também prestará uma homenagem especial a Senna pilotando o McLaren MP4/8 durante o fim de semana do Grande Prêmio da Emília Romagna. O carro, utilizado por Senna na temporada de 1993, representa um marco importante na carreira do piloto brasileiro, que ficou com o vice-campeonato mundial naquele ano.
Sebastian Vettel comprou o carro de Senna, a McLaren MP4/8 e decidiu levar o veículos às pistas em ímola para prestar homenagem.
“Ayrton Senna não era apenas um piloto que eu valorizava muito por ser um dos melhores que o automobilismo já viu, mas também um homem de grande compaixão”, ressalta Vettel. “Já se passaram 30 anos desde seu acidente e eu gostaria de prestar homenagem a Ayrton. Estarei em Imola para o Grande Prêmio para pilotar seu carro, o McLaren MP4/8. Espero vê-los no domingo, 19 de maio.”