A Williams foi a terceira equipe a revelar a pintura do carro da temporada de 2023 da F1, além da pintura anunciou a Gulf Oil como patrocinadora
A equipe britânica relevou a pintura do carro FW45. A Williams decidiu por mostrar apenas a nova pintura do carro, usando o modelo do ano passado. O FW45 só vai ser revelado no dia 13 de fevereiro, no dia do shakedown em Silverstone. Até lá, o público fica com a expectativa das possíveis mudanças e a nova pintura.
As cores permaneceram as mesmas do ano passado, com azul forte e diminuiu os detalhes fibra de carbono que teve que usar no ano passado para conseguir diminuir o peso do veículo. A equipe apenas revelou a nova pintura, usando o carro do ano passado como modelo, assim como fizeram a Haas e a Red Bull.
Parceria Gulf Oil x Williams F1
A grande novidade foi a nova patrocinadora da equipe: Gulf Oil, a empresa foi presente na McLaren em 2021 e Tyrrell em 1976. A expectativa do público era que com a parceria com a Gulf o laranja seria mais presente na pintura do carro, mas a equipe optou por apenas colocar o emblema na parte frontal do veículo.
Novo chefe de equipe e piloto
A Williams começará a temporada com duas grandes mudanças na equipe: um novo chefe e outro segundo piloto. Em outubro de 2022, a equipe anunciou o estadunidense Logan Sargeant, 22 anos. Ele entrou no lugar de Nicolas Latifi que não teve o contrato renovado para 2023. O jovem piloto será companheiro de equipe de Alex Albon.
A contratação de Sargeant foi conturbada, isso porque o piloto fez outro caminho para chegar a F1 e aguardou autorização da FIA para ter a quantidade de pontuação necessária para garantir a super licença e poder competir. Ele estava na F2 no ano passado, e terminou em 4° lugar no campeonato, enquanto o brasileiro, Felipe Drugovich, venceu o campeonato.
A equipe recebe esse ano um chefe novo: James Vowles, ex-estrategista da Mercedes. A expectativa da equipe inglesa é que Vowles traga toda a experiência de fazer parte de uma equipe que dominou a era híbrida.
O primeiro Grande Prêmio da Fórmula 1 de 2023 será no dia 5 de março, no Bahrein.
Shakedown Silverstone
Na manhã de hoje (13), a Williams levou o FW45 para shakedown em Silverstone. Foi a primeira vez que o público pode ver o carro completo, não apenas a pintura.
O piloto Alex Albon foi responsável por pilotar o FW45 durante a manhã no shakedown, e durante a tarde foi a vez do rookie Logan Sargeant.
A Williams Racing vai estar junto das outras equipes nos testes de pré temporada em Bahrein entre 23 a 25 de fevereiro.