O ícone do automobilismo, Wilsinho Fittipaldi, correu na Fórmula 1 e fundou com o irmão Emerson Fittipaldi a única equipe brasileira na F1
O ícone do automobilismo brasileiro Wilson Fittipaldi Jr. morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o ex-piloto da Fórmula 1 era conhecido no mundo do automobilismo como Wilsinho. Ele estava internado em São Paulo há 60 dias após sofrer uma parada cardíaca em decorrência de um engasgo no dia 25 de dezembro.
Wilsinho, irmão do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, era um dos pioneiros do automobilismo brasileiro. O ex-piloto nasceu em São Paulo (SP) em 1943, filho do jornalista especializado Wilson ‘Barão’ Fittipaldi.
Na principal categoria do automobilismo mundial, Wilsinho correu por Brabham e fundou a primeira e única equipe brasileira na Fórmula 1: a Copersucar. A equipe foi fundada com o irmão Emerson em 1975. Ao longo de sua carreira na F1, entre 1972, 1973 e 1975, disputou 35 GPs. Seu melhor resultado foi o 5° lugar no GP da Alemanha em 1973.
Após se aposentar da F1, Wilsinho se dedicou à administração da equipe Copersucar-Fittipaldi, que durou até o início dos anos 1980. O ex-piloto também competiu em outras categorias como a Stock Car, onde foi vice-campeão em 1991.