Quando o assunto é vender um carro, não tem como fugir: muitas pessoas já sabem que a internet é um ótimo canal. Sejamos francos: ela pode ser definidora em muitos sentidos, já que a maioria dos consumidores procura e pesquisa todos os detalhes nessa plataforma — inclusive é nela que acontecem muitos passos da negociação.
Ainda assim, fazer uma boa venda de carro usado na internet pode ser difícil. Muitas pessoas não sabem o que fazer e que estratégias adotar nesse caso.
Se você está nessa situação, então está no lugar certo. Veja algumas dicas que podem ajudar muito nesse sentido. Vamos lá?
1. Aposte nas imagens como um grande diferencial
Para evitar muitas ligações com dúvidas, nada melhor que explorar as fotos como uma ótima alternativa para venda de carro usado na internet.
Lembre-se que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então faça com que as fotos sejam uma maneira de aproximar o seu consumidor do que é comercializado. Por isso, explore o máximo de fotos possível e, caso seja viável, inclua vídeos também.
Uma dica é mostrar o carro na diagonal, enquadrando o veículo de maneira completa. Outras fotos importantes são: painel, opcionais (como DVD, computador, etc.) e motor.
2. Faça descrições detalhadas
Faça uma descrição detalhada do veículo, considerando:
– Tempo de utilização;
– Quilometragem rodada;
– Se você foi o único dono;
– Economia de combustível;
– Conforto e espaço.
Caso nunca tenha se envolvido em um acidente, por exemplo, esse é um ponto que deve ser explorado.
3. Seja razoável na hora de escolher um preço
Colocar um preço muito alto pode afastar muitos compradores, então tente não fugir muito do padrão. Se ainda ficar com muita dúvida, pode consultar a tabela Fipe, que pode ser uma referência para saber os preços.
Essa tabela não é determinante quanto ao preço que será praticado, pois alguns fatores podem influenciar de forma direta. Ainda assim, ela pode servir como um orientador.
4. Atenda possíveis compradores de forma ágil
Depois de anunciado, dê atenção especial ao atendimento. Assim como quem vai comprar em lojas, todo mundo gosta de ser bem atendido.
Pense que seus compradores podem ter urgência na resposta, então esteja atento a esses sinais e seja solícito. Quem está conectado costuma ser mais rápido e quem for mais ágil nessa negociação pode se destacar na venda de carro usado na internet.
Lembre-se que um comprador pode estar negociando com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Por isso, ser rápido na resposta pode agilizar muito o processo e facilitar sua venda.
5. Revise o veículo antes de anunciar
Pontos básicos como óleo, pneus e freios já fazem uma diferença e tanto! Quem aposta na venda de carro usado na internet normalmente tem como foco uma pessoa física — um detalhe que pode tornar a negociação um pouco mais complexa.
Como o comprador não tem a segurança que uma concessionária ou uma loja física traz, é natural que seja mais exigente quanto ao estado do carro. Essa reação é muito comum, já que ele não tem quem acionar depois de um tempo.
Investir em melhorias é a melhor maneira de tornar o carro mais comercial e passar ainda mais segurança na hora de fechar o negócio!
6. Converse com o comprador e marque o encontro em um local público
Como nunca sabemos com quem estamos lidando – e até pode ser um criminoso – seja cauteloso e agende o encontro em local público. O ideal é optar por um local movimentado e com grande circulação.
7. Dê atenção para a documentação necessária para a venda de carro usado na internet
Para que a venda se concretize é bom dar atenção para alguns documentos, como a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) que fica no Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Esse documento vem junto com o carro novo. Depois de receber o pagamento, preencha os dados no verso do CRV e reconheça firma em cartório. Essa é uma forma de se prevenir e consumar a negociação apenas dentro do programado.
8. Aposte nas plataformas de venda de carros
As plataformas de venda de carros podem ser uma ótima alternativa para ter bons resultados. Afinal, grande parte do serviço acaba “terceirizado”, e você acaba se livrando de muita dor de cabeça na hora de negociar.
Depois de conhecer dicas importantes para a venda de carro usado na internet, não deixe de investir em cada uma delas e acelerar seu processo. Assim você garante uma venda qualificada, sem muita burocracia e com compradores confiáveis.
Ou você pode pular toda essa parte e contar com a InstaCarro.
Conosco, você vende seu carro recebe o dinheiro em apenas 24h. Basta agendar gratuitamente uma visita em um dos nossos postos. Lá, vamos avaliar o seu carro e mostrá-lo para mais de 4.000 lojistas, oferecendo a melhor proposta para você.
E o melhor: você não precisa perder tempo com anúncio, documentação, nada disso. Faça um agendamento e confira!
One Comment
Ola boa tarde.
Queria vender meu carro gol 2017 zerado um ano de uso só
Pois não estou conseguindo pagar.