Comprar e vender o carro online é seguro? Saiba o que avaliar
mulher comprando carro online em tablet

Comprar e vender o carro online é seguro? Saiba o que avaliar

Quem já tentou vender o carro sabe muito bem o quanto pode ser demorado e desgastante ter que ir de concessionária a concessionária ou atender os diversos interessados que acabam não fechando o negócio.

A tecnologia tem trazido novas oportunidades e facilidades para o dia a dia. E algumas tarefas, que antes exigiam muito tempo e esforço, já podem ser feitas no conforto de sua casa, como vender um carro online.

cta blog venda seu carro

Mesmo sendo uma prática que a cada dia ganha novos adeptos, muitas dúvidas sobre a segurança na hora de comprar e vender o carro online ainda surgem.

Se você decidir carro online, essas dicas são importantes para que você não caia em nenhum golpe ou não tenha sua segurança colocada em risco. 

1. Converse com o interessado por telefone

Na hora de vender o carro, antes de combinar com o possível comprador um encontro pessoal, certifique-se de que ele realmente está interessado no negócio.

Caso a pessoa tenha apenas curiosidade sobre alguns pontos, que podem ser resolvidos por meio de uma ligação ou mensagens de texto, ambos não precisam dispor de um tempo do dia para o encontro.

A dica é a mesma para quem quer comprar um carro. Tire todas as suas dúvidas sobre o veículo, a documentação e o vendedor, antes de pedir um encontro. Claro, nada melhor do que ver o produto pessoalmente, para ter certeza da escolha, mas muitas coisas podem ser esclarecidas, e até mesmo adiantadas e resolvidas, em uma conversa por telefone.

Esse procedimento pode evitar desgastes desnecessários e expectativas frustradas, pois, em muitas negociações, o comprador pode demonstrar grande entusiasmo que acaba indo embora na hora de fechar o negócio.

2. Cheque informações importantes

Infelizmente, o número de fraudes tem aumentado e novos golpes são descobertos a cada dia. Para que você não seja mais uma vítima ao tentar vender o carro, tenha muita atenção com os detalhes e a documentação, tanto do carro quanto do comprador. Toda a documentação deve ser revisada pessoalmente. Evite enviar fotos e cópias por e-mail e mensagens, via correios ou fax, seja de documentos do carro ou pessoais, a não ser que o destinatário seja um banco ou financiadora. 

Lembre-se de entregar o Certificado de Registro do Veículo (CRV) apenas após a comprovação do pagamento do valor acordado.

Em nenhuma hipótese entregue esse documento em branco ao comprador. Além disso, guarde uma cópia autenticada da CRV.Se o novo dono não fizer a transferência do veículo, você pode comprovar que o carro não pertence mais a você.

3. Marque encontros em locais públicos

Por mais que o comprador tenha sido educado e gentil, demonstrando confiança e honestidade, sempre marque encontros em locais públicos e movimentados.

Nunca marque encontros em sua residência ou em seu local de trabalho. Infelizmente, nunca se sabe qual golpe pode estar por trás de uma “boa intenção”.

Quando marcar o encontro com o interessado peça sempre para que alguém acompanhe você. Não precisa ser um guarda-costas! Mas tenha uma companhia, mesmo que o negócio tenha sido decidido e esteja praticamente fechado.

É muito importante ficar atento se a pessoa pedir para fazer um test-drive. Você não precisa negar, para não correr o risco de perder a venda, pois o interessado pode pensar que há algo de errado com o carro. Mas é importante ter alguém com você, e que saiba onde você está. A dia é ir junto no test drive, pois o possível interessado pode apenas entrar no carro e fugir com ele. Porém, se você ir junto e sozinho, pode ser vítima de sequestros, por exemplo. Todo cuidado é pouco. 

4. Tenha atenção com o recebimento

Caso a venda tenha sido feita a uma pessoa física, evite receber o valor total em mãos. Prefira a utilização de transferência bancária ou peça para o comprador realizar o depósito direto em sua conta. Após o recebimento, não saia da agência bancária com todo o valor transferido, para evitar um possível assalto.

Muito cuidado caso a pessoa insista em entregar o dinheiro diretamente para você, sem uma explicação plausível. Esteja sempre acompanhado durante a negociação ou se decidir aceitar o pagamento direto.

Confirme se o dinheiro foi realmente transferido pelo comprador em questão ou depositado corretamente em sua conta e apenas entregue os documentos e o veículo após a confirmação do recebimento do valor previamente acordado entre vocês.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Para você que não tem tempo, nem paciência, mesmo com a facilidade da internet, esse processo pode ser muito penoso. Então, por que não deixar todo esse trabalho nas mãos de especialistas?

A InstaCarro é uma plataforma online que age com transparência no sistema de inspeção e venda, gerando mais velocidade nas negociações ao facilitar o andamento, com eficiência e segurança, de todo o processo de venda do carro online.

Quer conhecer esse jeito novo de vender o carro, sem dor de cabeça e cansaço, com total segurança e garantia de bom negócio e satisfação? Entre em contato com a InstaCarro e nós cuidaremos do negócio para você!

Vendemos o seu veículo em poucas horas. E você só precisa levar o carro em um de nossos postos de avaliação. Após isso, ele passará por uma vistoria e será cadastrado em nossa plataforma, com mais de 1.500 lojistas – que irão dar lances para levar o carro. O lance mais alto é apresentado para você que, caso aceite a proposta, receberá o dinheiro em até 24 horas.

Posts relacionados

F1 GP do Bahrein: Verstappen é pole no primeiro GP de 2024

F1 GP do Bahrein: Verstappen é pole no primeiro GP de 2024

Mudanças e carros novos, porém o resultado continua no mesmo ritmo que a F1 em 2023, no GP do Bahrein…
Os cinco melhores carros para Uber em 2024

Os cinco melhores carros para Uber em 2024

Encontrar um bom veículo para usar como Uber ou motorista de aplicativo pode ser uma tarefa complicada, separamos cinco bons…
BYD Dolphin Mini é lançado com preço na pré-venda de R$ 105.800

BYD Dolphin Mini é lançado com preço na pré-venda de R$ 105.800

O BYD Dolphin Mini chega ao Brasil em versão de 4 lugares e com 3 mil unidades disponíveis para compra…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *