Saiba como preparar o seu carro para venda de maneira fácil!
Venda de carros usados como tornar mais fácil?

Saiba como preparar o seu carro para venda de maneira fácil!

Para vender um automóvel usado é preciso que ele cause uma boa impressão no cliente, como qualquer outro produto. Portanto, é importante que o veículo esteja em um bom estado de conservação, com a documentação em dia e com um preço que seja atrativo.

Manutenção

Ao decidir pela venda do veículo, faça uma boa revisão de itens como:

cta blog venda seu carro
  • pneus — se for necessário, faça a substituição. Pneu careca é passível de multa e ainda desvaloriza o veículo;
  • condições do motor e câmbio;
  • amortecedores, suspensão e freios;
  • parte elétrica.

Um veículo revisado é valorizado no mercado. Faça também uma boa limpeza interna e externa. Isso demonstra que você é cuidadoso com o veículo e causa boa impressão com o futuro comprador.

Documentação

Na hora da venda, é preciso estar com toda a documentação do veículo regularizada. Para lhe ajudar, faça uma checklist com os documentos importantes a seguir:

  • IPVA, licenciamento e seguro obrigatório: para vender um carro, é preciso que o imposto e os tributos do ano já estejam pagos. Sem essa quitação, o novo proprietário não conseguirá fazer a transferência do veículo para seu nome;
  • Multas: verifique multas e pendências administrativas do veículo com o número do Renavam por meio do site oficial do Detran da sua cidade. As multas também devem ser pagas para que o veículo seja transferido e não correr o risco de ter a busca e apreensão de veículo vendido não transferido e o distrato de compra e venda de veículo.
  • Certificado de Registro de Veículos (CRV): esse documento de venda de veículo é conhecido como “recibo”. Se você não sabe como preencher recibo de venda de veículo, saiba que ele precisa ser assinado pelo comprador e pelo vendedor na hora da negociação. Ambas as assinaturas devem ser reconhecidas em cartório.

Lembre-se de que depois de vender o veículo, você terá 30 dias para realizar a comunicação de venda de veículo, que tem por finalidade informar ao Detran sobre a transferência de propriedade do veículo para isentar o antigo proprietário (vendedor) de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências futuras, como acidente e infrações de trânsito. Da mesma maneira, o novo proprietário terá esse mesmo prazo para transferência, sob pena de ser multado.

É possível também realizar o procedimento online. No site do Detran, há um passo a passo de como fazer a comunicação de venda de veículo pela internet.

Vale ressaltar que, ao preencher o formulário de comunicação de venda de veículo, o Detran realiza um bloqueio no registro do veículo que impede o mesmo de ser licenciado até que seja feita a transferência de propriedade.

Não sendo licenciado, o veículo pode ser apreendido em fiscalização de trânsito. Deste modo, a comunicação de venda estimula os compradores a regularizarem o estado do veículo.

Outro detalhe importante é que em casos de pessoas falecidas, o procedimento ideal é realizar o alvará judicial para venda de veículo, pois não é necessário realizar um inventário apenas para o automóvel. O alvará para venda de veículo de falecido é o procedimento mais utilizado em casos assim.

Em outros casos, realizar o contrato de compra e venda de carros com alienação fiduciária é um fator que não pode ser deixado de lado. A alienação fiduciária é um modelo de garantia de propriedades, móveis ou imóveis, que se baseia na transferência de bens como pagamento de uma dívida, a partir de um combinado entre o credor e o devedor.

Venda de carro online, é possível?

A era da tecnologia está avançando rapidamente e, atualmente, quase tudo se faz por meio dos smartphones e computadores.

Para vender carros não seria diferente. Plataformas como o InstaCarro estão preparadas para ajudar a realizar uma venda rápida do seu veículo na internet. Pela plataforma online, você pode pesquisar a respeito de veículos, agendar uma inspeção do seu automóvel e vender seu carro na internet.

Após a avaliação do seu carro, que não demora mais do que 30 minutos e acontece em um ponto próximo a você, os dados do seu automóvel são disponibilizados na plataforma. Então, o carro é oferecido à lojistas que podem se interessar pelo veículo. Caso você se interesse pelo maior lance oferecido, a equipe do Instacarro entra em contato com você e inicia o processo de venda.

Se você estiver de acordo com os valores, o carro é vendido e o Instacarro cuida de toda a documentação.

Já o pagamento é realizado diretamente na sua conta bancária, imediatamente após o negócio. Conheça mais sobre o InstaCarro e venda seu veículo.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *