5 riscos ao vender carro em locais e contatos desconhecidos
Mulher dentro do carro segurando volante com uma mão e a outra mão no rosto

5 riscos ao vender carro em locais e contatos desconhecidos

É preciso ficar atento para não cair em golpes ou ser vítima de algum estelionatário, uma vez que todos os dias vemos casos de pessoas que fazem uso da boa-fé dos outros para cometer crimes e levar vantagem.

Todo cuidado e atenção devem ser em dobro quando os envolvidos na negociação são pessoas e locais desconhecidos, afinal, nessas situações os riscos são bem maiores.

cta blog venda seu carro

Para fazer um bom negócio, com segurança, e evitar possíveis complicações na hora de vender seu carro, selecionamos alguns dos golpes mais comuns. Acompanhe e saiba como se prevenir.

1. Não pagar pelo carro

O comprador confere o carro, faz a vistoria e demonstra estar muito interessado na aquisição. Então, ele liga para alguém para fazer a transferência do valor e afirma que cairá o pagamento em conta no outro dia.

Depois, o golpista solicita ao vendedor a chave reserva do carro e um recibo do valor da compra, como uma garantia de que o negócio foi fechado.

O problema é que, no dia seguinte, a pessoa que vendeu o carro descobre que não caiu a transferência bancária e aí começam os problemas.

O mais comum é o golpista usar o comprovante e a chave reserva para exigir “resgates” ou simplesmente ele pode desaparecer com o veículo.

2. Não fazer a transferência dos documentos

O comprador tem 30 dias para realizar a transferência do veículo, prazo que começa a valer a partir do dia em que foi feito o preenchimento do CRV.

O problema disso é que se o comprador cometer infrações e o veículo ainda estiver no nome de quem vendeu, a responsabilidade cairá sobre o vendedor e provar que ele não foi o responsável e que o carro foi vendido complica ainda mais as coisas.

3. Levar o carro em local desconhecido

O comprador pede para que o vendedor leve o carro até determinado local e aproveita o isolamento da região e a falta de conhecimento da pessoa para praticar o roubo.

A dica é sempre escolher locais conhecidos e públicos. Se o comprador começar a evitá-los, pode ser sinal de que já estava mal-intencionado.

4. Test drive

O suposto comprador pede para fazer um test drive e quem vende acaba confiando e, por algum motivo, permite que ele saia sozinho. O problema é que ele nunca mais volta.

Outro risco é ir junto no test drive e acabar sofrendo um sequestro. Para que isso não aconteça, não permita voltas com o carro e não se engane pelas aparências.

5. Pagar com dinheiro falso

Muitos golpistas escolhem aquelas pessoas que estão precisando fechar a venda de forma rápida e que estão abaladas de alguma forma — doença, problema familiar, desemprego.

Eles se mostram muito interessados e dispostos a comprar o carro, mas insistem em um pagamento em dinheiro. O problema é que entre as notas verdadeiras estão as falsas e, no final das contas, é o vendedor quem fica com o prejuízo.

Como evitar golpes

Além de ficar atento aos pontos abordados acima, é interessante que, antes de vender carro, se informe sobre os golpes mais comuns, pois todos os dias surgem novas modalidades, além de evitar ao máximo fechar o negócio com quem você não conhece.

Agora, para evitar tudo isso ao vender carro, uma excelente alternativa é buscar por serviços especializados, referência no mercado e de confiança, como a InstaCarro. A plataforma oferece todos os recursos para que você consiga vender seu veículo de forma rápida, prática e segura.

Quer saber como a InstaCarro pode ajudar no processo de negociação e venda de seu veículo? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *