Vender o carro para investir dinheiro? Confira dicas
Vender o carro para investir dinheiro - mão entregando chave de carro para outra mão

Vender o carro para investir dinheiro? Confira dicas

Se você já percebeu que usa pouco seu veículo e está pensando em vendê-lo, que tal vender o carro para investir?. Confira cinco opções rentáveis e sem grandes riscos financeiros.

Muitas coisas mudaram nos últimos anos, sendo a maioria impulsionada pela pandemia da Covid-19. Muita gente passou a trabalhar remotamente, por exemplo, abandonando o carro na garagem para ser usado de vez em quando.

cta blog venda seu carro

Um carro parado, além de poder gerar problemas mecânicos por estar nessa situação, acaba se tornando um acumulador de gastos, com IPVA e manutenções.

Além disso, nos dias de hoje em grandes cidades, o carro se tornou um bem menos necessário do que há anos atrás, já que temos várias opções de mobilidade, como motoristas por aplicativos e aluguel de carros na palma da mão via celular.

Pensando nesses casos, muita gente se perguntou: por que não vender o carro para investir? É uma ótima opção se pensar que a venda do carro ajudaria a economizar e, principalmente, juntar algum capital. Se você quiser ainda potencializar os ganhos dessa venda do carro, você sabe qual é o melhor investimento e onde você não corre grandes riscos financeiros? Nós separamos cinco opções rentáveis e sem grandes riscos:

Poupança

A poupança é a opção de investimento mais comum e conhecida da nossa lista. Esse modelo de aplicação gira em torno da taxa Selic, logo, quanto maior for a taxa, maior será o rendimento da poupança. Vender o carro para investir dinheiro

Porém, seu lado ruim é que, em momentos de crise econômica, como o que vivemos atualmente, a taxa Selic está reduzida, fazendo com que a rentabilidade da poupança seja baixa. Logo, muitas pessoas procuram outras formas de investimento que, apesar de também se orientarem pela taxa Selic, possuem outras variáveis que garantem um retorno um pouco mais relevante que o da poupança.

Ainda assim, a poupança é uma escolha segura e fácil de investimento. Para quem visa investir nela a longo prazo, pode ser uma ótima escolha, já que as situações socioeconômicas estão em constante mudança.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A LCI, Letra de Crédito Imobiliário, é vista como uma aplicação sem risco, de renda fixa, que contribui no financiamento de projetos imobiliários em todo o país. O investidor de uma LCI está financiando o mercado de imóveis através do “empréstimo” desse valor, recebendo juros dessa concessão em troca. Vender o carro para investir

Logo, a LCI é um investimento a longo prazo, com uma data fixa de retorno. Isso significa que os investidores não poderão retirar a verba antes desse prazo, mesmo em caso de emergência.

Entre suas vantagens, as LCIs são livres do Imposto de Renda, além de asseguradas pelo FGC, Fundo Garantidor de Crédito, que garante o ressarcimento ao investidor caso haja problemas com a instituição financeira em questão.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Os Certificados de Depósito Bancário são investimentos na forma de empréstimo de dinheiro aos bancos. Nessa modalidade, a aplicação irá retornar do banco ao investidor na forma de rendimento, de acordo com o prazo de vencimento estabelecido. Vender o carro para investir dinheiro - vendedor comprando carro

O indexador de retorno dos CDBs é, normalmente, o CDI, índice que possui um percentual próximo à Selic. Assim como o LCI, é necessário esperar até a data estipulada de retorno do valor investido, sem poder retirá-lo antes.

Tesouro direto

O tesouro direto vem se popularizando cada vez mais entre os investidores. Existem duas versões dessa aplicação, o Tesouro Selic e Tesouro IPCA, que basicamente são investimentos que emprestam um valor para o governo federal e, futuramente, serão recuperados após o prazo de vencimento do título.

Sobre o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA, a principal diferença é a liquidez. O primeiro, contabiliza uma liquidez diária, podendo ser resgatado a qualquer momento. Porém, a rentabilidade é menor que na segunda opção.

Já o Tesouro IPCA conta com uma data de vencimento a longo prazo,  tendo variações em remunerações, com taxas prefixadas, pós ou semestrais. Se for escolher essa forma de investimento, lembre-se que o Tesouro Direto necessita de pagamento do Imposto de Renda sobre a rentabilidade do investimento.

Letra de Crédito do Agronegócio

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) tem como objetivo ser um investimento onde você compra um título de renda fixa, que ajudará a financiar o desenvolvimento do agronegócio no país. Nela, as datas de vencimento e taxa de rentabilidade serão definidos no momento da compra.

Assim como o LCI e o CDB, é uma ótima alternativa se você quer ter um investimento de longo prazo bem assegurado, já que tudo fica predefinido na hora da contratação. Lembre-se que o LCI também possui isenção do Imposto de Renda.

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *