Entenda o que é recall de veículos e para que serve
revisao de 90.000 km manutenção

Entenda o que é recall de veículos e para que serve

Quando falamos de segurança, atender a um chamado de recall de veículos é algo tão importante quanto realizar a manutenção periódica do veículo

Mas afinal, você sabe o que é e para que serve um recall? Somos bombardeados constantemente com propagandas nas rádios e canais de televisão com as chamadas públicas, mas nem sempre entendemos a real necessidade de atender a esse pedido. Confira a seguir um pouco mais sobre esse assunto!

quanto vale o seu carro na instacarro

O recall é um termo em inglês que, segundo o dicionário, significa “chamar de volta” ou simplesmente “chamar”. Esse termo é muito utilizado pelas montadoras de veículo, nacionais e importados, que atuam no Brasil.

Quando é identificado um problema que oferece risco à segurança do motorista e ocupantes do veículo, a montadora convoca os proprietários para realizar o reparo gratuito ou troca da peça que apresenta o defeito.

Como funciona o recall?

No Brasil, obedecendo ao Código de Defesa do Consumidor, as montadoras fazem um edital de convocação pública para que os consumidores, em sua maioria, sejam comunicados da falha e os prejuízos que podem ocorrer causados pelo defeito da peça.

Esse edital é veiculado nas emissoras de rádio e televisão, publicado nos jornais de grande circulação e também nas páginas do website da montadora. O objetivo é que todos saibam da necessidade do recall e atendam ao chamado, o mais rápido possível.

Um recall não tem prazo de validade, ele pode ser realizado a qualquer tempo. Desde abril do ano passado, o cumprimento do recall é um requisito para o licenciamento do automóvel.

O veículo que não responder ao chamado após um ano da notificação, terá o chamado de recall incluso no CRLV, impedindo assim o licenciamento. Que só será efetivado após a comprovação da realização do reparo.

Custos com o recall

O recall é um serviço realizado pela montadora nas concessionárias e oficinas autorizadas da marca. A peça danificada deve ser substituída sem custos para o consumidor.

Após a convocação para o recall, o proprietário apenas deverá consultar a concessionária para marcar um horário para a realização do reparo.

Se por acaso foi identificado pelo consumidor uma falha na peça antes que o recall seja anunciado, o proprietário tem direito de pedir o ressarcimento dos custos de mão de obra e da peça junto à montadora. Isso porque é uma obrigação que essa reposição não gere ônus para o cliente.

Carros na lista de recall perdem valor?

Essa é uma pergunta clássica quando o assunto é recall. Efetivamente a resposta é não. Um veículo na lista de recall precisa apenas da substituição da peça.

Se ela for realizada, a possível falha será consertada e o carro continuará seguindo com os desgastes naturais ao longo da sua vida útil, sem maiores problemas. O cliente não perde dinheiro com isso.

Na venda do veículo será constatado pelo número do chassi se o carro estava ou não na lista de recall. Após a realização do serviço, fica anotado no manual do veículo a inspeção e a troca da peça. O carro não perde ou ganha valor agregado por passar por esse reparo.

Ao vender ou comprar um veículo que esteja na lista do recall é apenas necessário verificar se o reparo já foi realizado. Caso isso não tenha acontecido, o novo proprietário poderá fazê-lo a qualquer tempo.

Para a marca é um grande prejuízo. Além dos custos com as peças e mão de obra, o desgaste da marca costuma ter um custo alto aos cofres da montadora. O recall é uma confirmação pública das falhas na produção, o que gera a perda de credibilidade com os clientes.

Recall e as falhas

As falhas causadas no veículo pela peça danificada são de responsabilidade da montadora. Caso o consumidor atenda ao chamado de recall e mesmo assim o veículo ainda apresente falhas, cabe à montadora resolver o problema e fazer os reparos necessários.

Mas fique tranquilo, o recall não é algo tão grave, é apenas para uma oportunidade de evitar danos e possíveis acidentes. Mesmo que o seu carro já tenha passado por um, você pode vendê-lo normalmente.

Posts relacionados

Os carros usados mais vendidos em setembro de 2024, veja lista

Os carros usados mais vendidos em setembro de 2024, veja lista

O mercado de carros apresentou um crescimento de 18% em setembro. Entre os carros usados tivemos com uma variedade de…
Fiat Argo modelos: conheça as versões e escolha a ideal para você

Fiat Argo modelos: conheça as versões e escolha a ideal para você

O Fiat Argo é um dos carros mais populares do Brasil, conquistando diversos perfis de consumidores com seu design moderno,…
BYD Shark: picape híbrida plug-in entra em pré-venda no Brasil

BYD Shark: picape híbrida plug-in entra em pré-venda no Brasil

O modelo BYD Shark está em pré-venda no Brasil, trazendo tecnologia híbrida plug-in, motor 1.5 turbo e autonomia elétrica de…

6 Comments

  1. Roberto Ferreira de Souza

    Apareceu uma mensagem pra mim fazer o recall do meu carro Honda City 2010 como e que eu faço isso

    1. Fernando Naccari

      Oi, Roberto. Neste caso você precisa entrar em contato com a Honda, informar o número do chassis do veículo e eles lhe indicarão em qual oficina poderá realizar o reparo. Todo o processo é diretamente com a fabricante mesmo que o carro não tenha mais garantia.

  2. Nisley mendes

    Boa tarde tenho Ônix 2013 aparece recall pendente, é a porca bomba combustível, porém já fiz o reparo na oficina por conta vazou combustível , oque devo fazer ?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Neste caso você deve da mesma forma agendar o recall para ser verificado se o problema foi totalmente resolvido ou não. Caso esteja ok, dão como concluído. Caso precise fazer o reparo, eles fazem.

  3. Flaviana carvalho dos santos

    Olá tenho o grand siena 2015 e não recebi nenhuma Notificação sobre o recall só descobri prq fui baixar o crlv e tava recall não atendido, sou do tocantins e o carro de Brasília oq devo fazer?

    1. Fernando Naccari

      Oi, Flaviana.
      Isso é muito comum de acontecer.
      Neste caso, você deve entrar em contato com a Fiat e fazer o agendamento do recall.
      O recall pode ser feito em qualquer concessionária da marca, mediante agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *