Entenda o que é recall de veículos e para que serve
revisao de 90.000 km manutenção

Entenda o que é recall de veículos e para que serve

Quando falamos de segurança, atender a um chamado de recall de veículos é algo tão importante quanto realizar a manutenção periódica do veículo

Mas afinal, você sabe o que é e para que serve um recall? Somos bombardeados constantemente com propagandas nas rádios e canais de televisão com as chamadas públicas, mas nem sempre entendemos a real necessidade de atender a esse pedido. Confira a seguir um pouco mais sobre esse assunto!

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

O recall é um termo em inglês que, segundo o dicionário, significa “chamar de volta” ou simplesmente “chamar”. Esse termo é muito utilizado pelas montadoras de veículo, nacionais e importados, que atuam no Brasil.

Quando é identificado um problema que oferece risco à segurança do motorista e ocupantes do veículo, a montadora convoca os proprietários para realizar o reparo gratuito ou troca da peça que apresenta o defeito.

Como funciona o recall?

No Brasil, obedecendo ao Código de Defesa do Consumidor, as montadoras fazem um edital de convocação pública para que os consumidores, em sua maioria, sejam comunicados da falha e os prejuízos que podem ocorrer causados pelo defeito da peça.

Esse edital é veiculado nas emissoras de rádio e televisão, publicado nos jornais de grande circulação e também nas páginas do website da montadora. O objetivo é que todos saibam da necessidade do recall e atendam ao chamado, o mais rápido possível.

Um recall não tem prazo de validade, ele pode ser realizado a qualquer tempo. Desde abril do ano passado, o cumprimento do recall é um requisito para o licenciamento do automóvel.

O veículo que não responder ao chamado após um ano da notificação, terá o chamado de recall incluso no CRLV, impedindo assim o licenciamento. Que só será efetivado após a comprovação da realização do reparo.

Custos com o recall

O recall é um serviço realizado pela montadora nas concessionárias e oficinas autorizadas da marca. A peça danificada deve ser substituída sem custos para o consumidor.

Após a convocação para o recall, o proprietário apenas deverá consultar a concessionária para marcar um horário para a realização do reparo.

Se por acaso foi identificado pelo consumidor uma falha na peça antes que o recall seja anunciado, o proprietário tem direito de pedir o ressarcimento dos custos de mão de obra e da peça junto à montadora. Isso porque é uma obrigação que essa reposição não gere ônus para o cliente.

Carros na lista de recall perdem valor?

Essa é uma pergunta clássica quando o assunto é recall. Efetivamente a resposta é não. Um veículo na lista de recall precisa apenas da substituição da peça.

Se ela for realizada, a possível falha será consertada e o carro continuará seguindo com os desgastes naturais ao longo da sua vida útil, sem maiores problemas. O cliente não perde dinheiro com isso.

Na venda do veículo será constatado pelo número do chassi se o carro estava ou não na lista de recall. Após a realização do serviço, fica anotado no manual do veículo a inspeção e a troca da peça. O carro não perde ou ganha valor agregado por passar por esse reparo.

Ao vender ou comprar um veículo que esteja na lista do recall é apenas necessário verificar se o reparo já foi realizado. Caso isso não tenha acontecido, o novo proprietário poderá fazê-lo a qualquer tempo.

Para a marca é um grande prejuízo. Além dos custos com as peças e mão de obra, o desgaste da marca costuma ter um custo alto aos cofres da montadora. O recall é uma confirmação pública das falhas na produção, o que gera a perda de credibilidade com os clientes.

Recall e as falhas

As falhas causadas no veículo pela peça danificada são de responsabilidade da montadora. Caso o consumidor atenda ao chamado de recall e mesmo assim o veículo ainda apresente falhas, cabe à montadora resolver o problema e fazer os reparos necessários.

Mas fique tranquilo, o recall não é algo tão grave, é apenas para uma oportunidade de evitar danos e possíveis acidentes. Mesmo que o seu carro já tenha passado por um, você pode vendê-lo normalmente.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

6 Comments

  1. Roberto Ferreira de Souza

    Apareceu uma mensagem pra mim fazer o recall do meu carro Honda City 2010 como e que eu faço isso

    1. Fernando Naccari

      Oi, Roberto. Neste caso você precisa entrar em contato com a Honda, informar o número do chassis do veículo e eles lhe indicarão em qual oficina poderá realizar o reparo. Todo o processo é diretamente com a fabricante mesmo que o carro não tenha mais garantia.

  2. Nisley mendes

    Boa tarde tenho Ônix 2013 aparece recall pendente, é a porca bomba combustível, porém já fiz o reparo na oficina por conta vazou combustível , oque devo fazer ?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Neste caso você deve da mesma forma agendar o recall para ser verificado se o problema foi totalmente resolvido ou não. Caso esteja ok, dão como concluído. Caso precise fazer o reparo, eles fazem.

  3. Flaviana carvalho dos santos

    Olá tenho o grand siena 2015 e não recebi nenhuma Notificação sobre o recall só descobri prq fui baixar o crlv e tava recall não atendido, sou do tocantins e o carro de Brasília oq devo fazer?

    1. Fernando Naccari

      Oi, Flaviana.
      Isso é muito comum de acontecer.
      Neste caso, você deve entrar em contato com a Fiat e fazer o agendamento do recall.
      O recall pode ser feito em qualquer concessionária da marca, mediante agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *