8 defeitos comuns em velas de ignição

8 defeitos comuns em velas de ignição

Você sabia que as velas de ignição são fundamentais para o bom funcionamento do motor do seu carro? Confira os defeitos comuns nas velas

Você pode até não saber para o que serve as velas de ignição, mas quando dão problema, é sinal que um transtorno crítico está vindo. Para evitar isso, as velas de ignição precisam ser checadas a cada 10 mil km rodados e trocadas sempre que necessário.

cta blog venda seu carro

Basicamente, as velas de ignição são responsáveis por gerar a faísca que inflama a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão. Com a explosão, os pistões são impulsionados e começam o movimento causado pelo motor. É importante realizar a manutenção preventiva das velas de ignição, já que estes estão ligados diretamente ao rendimento do motor. 

Sinais comuns de problemas com as velas de ignição

Partida difícil

Se o seu veículo se esforçar para dar partida em clima frio ou depois de ficar parado por algumas horas, pode ser que a culpa seja das velas de ignição ou cabos de vela com defeitos. 

Quando você tem uma vela de ignição gasta, ela não produz a faísca necessária para iniciar o processo de combustão. Como resultado, seu veículo pode tentar dar partida por um longo período ou ter uma partida instável. Realizar partidas bruscas contínuas podem danificar o sistema de ignição do motor e drenar a bateria do carro.

Motor em marcha lenta irregular

Idealmente, seu motor soa suave e estável, e seu RPM permanece consistente. Porém, se você tiver uma vela de ignição ruim, é provável que experimente uma marcha lenta irregular. Você ouvirá ruídos, sentirá vibrações excessivas e verá oscilações/quedas abruptas no RPM do motor. A marcha lenta do motor pode acontecer quando sua ECU (Unidade de Controle Eletrônico) tenta compensar uma vela de ignição com defeito e consequentemente a perda de energia.

Economia de combustível

Um sintoma comum de velas de ignição ruins é uma queda repentina no consumo de combustível. Isso ocorre porque uma vela de ignição defeituosa não queima a mistura ar/combustível que entra na câmara de combustão com eficiência. Consequentemente, a economia de combustível diminui à medida que o consumo de combustível aumenta, e você terá que encher o tanque de gasolina com mais frequência.

Aceleração Lenta pode ser velas de ignição

Quando você tem uma vela de ignição com defeito ou desgastada, pode notar que o carro dirige lentamente ou não é tão responsivo quanto antes. Essencialmente, você sentirá hesitação do motor e sentirá que seu carro perdeu sua capacidade de acelerar.

A aceleração lenta pode resultar de uma bomba de combustível ruim ou injetor de combustível sujo. No entanto, como a vela de ignição com problema é a culpada mais comum por este tipo de problema, comece a inspeção por elas.

Falhas de ignição do motor

fazer flushing para limpar o motor

Uma falha de ignição do motor geralmente indica que você tem uma vela de ignição suja. Por exemplo, uma falha de ignição do motor é quando um ou mais cilindros em seu motor não produzem energia. Isso acontece devido à combustão incompleta da mistura ar/combustível no cilindro que pode esgotar a potência. Por isso, se o motor falhar, você notará um som crepitante vindo da frente do carro, além de tremores violentos ou uma queda repentina na potência do motor.

Batida do motor

Às vezes, você ouvirá um som alto vindo do motor. A detonação dentro do propulsor resulta em ondas de choque de pressão criadas devido à queima irregular de combustível na câmara de combustão.

Se não for tratada, a batida do motor pode causar danos irreversíveis à cabeça do pistão do seu carro, anéis de compressão do pistão, cabeça do cilindro, válvulas da cabeça do cilindro e outros componentes críticos do motor.

Verifique se a luz do motor acende

O Check Engine Light do seu carro pode acender quando há um problema nas velas de ignição. Geralmente acontece quando você tem uma vela de ignição com defeito coberta de óleo ou muito quente, sendo assim causando problemas com a operação do motor.

Escapamento cheirando a gasolina

Se a sua vela de ignição não estiver funcionando corretamente, o combustível não queimado (ou gasolina) chegará ao sistema de escapamento do carro. Como resultado, você notará que as emissões de escape do carro começarão a cheirar a gasolina.

Posts relacionados

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

Há mais de 10 anos a InstaCarro vem inovando no Brasil vendendo carros em ritmo acelerado, pelo aplicativo e sem…
Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Com a aprovação do Programa MOVER, ANFAVEA prevê um futuro promissor para o setor automotivo, com foco em sustentabilidade e…
Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024 é uma surpresa agradável para quem busca um SUV espaçoso, tecnológico e com bom custo-benefício, mas raiz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *