Fumaça azul, branca ou preta: o que significa para o carro?

Fumaça azul, branca ou preta: o que significa para o carro?

A fumaça saiu azul, branca ou preta do escapamento? É possível descobrir qual a falha no motor, entenda como saber o significado

Como já se imagina, qualquer tipo de fumaça “estranha” que saía do escapamento do seu carro pode ser sinal de problemas em algum dos sistemas do veículo. Por isso, é importante ficar alerta à cor da fumaça, pois a partir daí já é possível ter indício de defeitos específicos no motor.

cta blog venda seu carro

Para te ajudar a identificar o mais depressa possível o problema que está causando a fumaça no seu carro, saiba que diferentes tonalidades que saem do escapamento podem significar questões variadas. Vamos explicar um pouco sobre cada cor de fumaça: 

Fumaça branca

Normalmente, quando a fumaça está bem clarinha, um branco cor de neve, é porque o carro está realizando a queima do etanol, que possui uma pequena parcela de água em sua composição. Quando condensadas com a ativação do motor, as partículas geram a fumaça na cor branca.

Além dessa possibilidade, quando seu carro emite fumaça branca, porém não faz uso de etanol, pode ser porque há água presente no radiador que se mistura ao óleo. Para saber se é esse o caso, basta puxar a vareta e analisar sua aparência, se tiver esbranquiçada e com algumas bolhas, significa que a água está se misturando ao óleo.

Por último, se nenhuma das alternativas acima se provarem e o veículo ainda estiver causando fumaça branca, veja se o fluido do freio está se misturando ao óleo e queimando pelo motor, devido a um vazamento incomum.

Fumaça preta

Normalmente, quando o escapamento está emitindo fumaça na cor preta significa que há uma mistura de ar e combustível irregular. Provavelmente, a injeção eletrônica do seu carro ou o carburador estão inserindo mais combustível do que deveria. 

Além de preta, a fumaça pode se apresentar com outras tonalidades, porém todas escuras, isso porque o combustível em excesso entra em contato com o escapamento em processo de combustão, queimando tudo que estiver por ali. Para resolver o problema, verifique as velas de ignição e a regulagem do sistema de alimentação do carro, além de ficar atento ao consumo de combustível.

Fumaça azul

Quando a fumaça está em uma tonalidade azulada, é sinal que o motor está queimando óleo lubrificante que não deveria, fazendo baixar o nível na vareta e criando outros problemas. Logo, a fumaça azul indica que o óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão, o que pode gerar complicações devido a falta de lubrificação necessária. 

Alerta quando há fumaça

Existem situações em que o veículo produz fumaça quando acelera de forma excessiva, isso acontece provavelmente porque o líquido de arrefecimento está chegando nas câmaras de combustão do motor. Normalmente, esse problema é causado por uma junta de cabeçote danificada. Logo, é necessário realizar a troca da junta e realizar o teste de vazamento da mesma. 

Em casos mais graves, é possível que a cabeça do cilindro esteja quebrada, ou existe rachaduras no bloco do motor. Como o lubrificante corre pelo bloco, problemas nessa parte do sistema fazem com que o lubrificante entre na câmara de combustão e cause fumaça no momento quando o condutor acelera.

Posts relacionados

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

O Novo Superesportivo Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega ao mercado com mais de 100 kgfm e preços a…
Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Presidente da Abeifa classifica a inclusão de carro elétrico no Imposto Seletivo como “anomalia do sistema” e pede debate aberto…
Como consultar multas pela placa do carro?

Como consultar multas pela placa do carro?

Saiba como funciona o sistema de consulta de multas pela placa do carro e como é feita em cada estado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *