5 razões para comprar seu próximo carro com bancos de couro
Imagem de banco de couro seguro de automóveis

5 razões para comprar seu próximo carro com bancos de couro

Engana-se quem pensa que os bancos de couro agregam apenas na estética. Para além do visual mais requintado, esse revestimento pode interferir diretamente no cotidiano do proprietário.

Sendo assim, selecionamos os principais benefícios dos bancos de couro, que serão fundamentais na sua escolha por um veículo com esse revestimento. Acompanhe!

cta blog venda seu carro

1. Conforto

Primeiro, não podemos ser injustos, pois existem bancos em tecido que oferecem um conforto honesto ao ocupante. No entanto, em vista do nosso mercado, a esmagadora maioria dos bancos de couro entregam um conforto superior aos condutores.

Uma razão fundamental para isso está na estrutura dos bancos de couro, principalmente os frontais. Note que eles possuem abas maiores, garantindo que condutor e o carona sejam envolvidos pelo banco. Isso ajuda na segurança durante as curvas, pois o corpo não desliza livremente, como ocorre nos bancos convencionais — totalmente planos.

2. Higienização

O couro é de uma facilidade tremenda ao momento da limpeza! Tratando-se de líquidos, o couro tem uma absorção lentíssima, quase inexistente. Portanto, se alguém derramar sorvete no seu banco de couro, sem problemas, meu caro, pois a solução será tão breve quanto o problema em si.

Para retirar poeiras, farelos e tudo o mais, o couro também ganha em comodidade, pois a superfície encouraçada não é muito aderente para que as partículas fiquem intocáveis, garantindo que com poucas espanadas ou uma breve passagem do aspirador tudo se resolva.

3. Climatização

Imagine que você mora em uma região com muito calor e costuma estacionar em locais não cobertos. Além disso, não possui um protetor contra sol para colocar no para-brisas.

Bem, na circunstância descrita acima e tratando-se de um estofamento em couro escuro, provavelmente será desagradável entrar no carro, pois os bancos terão absorvido muito da temperatura.

Em contrapartida, estofamentos em couro claro já não absorvem tanto o calor, sendo até mais confortáveis termicamente que os bancos em tecido escuro. Infelizmente, não existe uma vasta disponibilidade de cores nos estofamentos em couro, sendo raros os modelos que fogem da cor tradicional do mercado, a preta.

4. Estética

O estofamento em couro garante um visual mais completo em vários critérios, como na esportividade, elegância, seriedade, entre outros.

Além disso, existe o fator do status. Bancos de couro estão historicamente associados aos veículos luxuosos, mais caros e distintos. Apesar de não ser um fator determinante na escolha, ele existe e tem certa influência.

5. Saúde

Sim! Até nesse aspecto os bancos de couro são diferenciados. O melhor exemplo recai sobre as pessoas que apresentam algum tipo de condição alérgica ou respiratória.

Afinal de contas, a dificuldade do couro reter poeira acaba dificultando a formação de ácaros e demais culturas bacterianas.

Os 4 principais cuidados para carro com banco de couro

Definitivamente, os revestimentos em couro despertam o interesse dos consumidores, até mesmo para além da estética!

Afinal de contas, esse material entrega uma facilidade de limpeza extraordinária, exigindo um esforço mínimo para mantê-lo limpo, principalmente, quando comparado com as opções em tecido.

Mas, antes, um lembrete: as dicas abaixo também serão úteis às outras superfícies do veículo, desde que elas sejam revestidas em couro. Portanto, seções da porta, volantes, manoplas de câmbio se beneficiarão com esses cuidados, beleza? Agora, vamos às dicas!

1. Evitar a exposição solar em excesso

O Sol pode ser um inimigo silencioso dos seus lindos bancos de couro. Isso acontece porque tanto a exposição solar como a alta temperatura resseca o material, tornando-o quebradiço e desidratado.

Além disso, a exposição ainda causará desbotamentos por toda a superfície. Quando você soma os danos, a perda da cor com as rachaduras, a cabine do veículo apresentará um aspecto de mal cuidado, o que denota a negligência do proprietário.

2. Ter cuidado com os objetos pontiagudos

Qualquer ponto de pressão, centralizado e pontudo o suficiente, conseguirá deixar uma marca. As situações que ocasionam isso são bem cotidianas, como perfurar o assento por causa das chaves no bolso de trás da calça.

Também pode acontecer de jogar as chaves no banco do carona e, então, posicionar uma mochila em cima, pressionando o item contra o banco.

Portanto, muita atenção com esses objetos, alocando o guarda-chuva no porta-malas, as chaves no porta-luvas, as mochilas no assoalho, ou no porta-malas, e assim por diante.

3. Não usar produtos contra indicados

Os bancos de couro se popularizaram entre o consumidor brasileiro, estando disponíveis até mesmo nos veículos de entrada. Com isso, os consumidores se conscientizaram — após muita tentativa e erro — sobre os produtos mais adequados para os cuidados com esse material.

Portanto, lembre-se de evitar:

  • produtos com base em álcool, por ressecar o material no longo prazo;
  • removedores e querosene, por desgastar o material pouco tempo após a aplicação;
  • hidratantes de pele humana, por conter uma oleosidade inadequada ao revestimento automotivo;
  • silicone, por obstruir os poros do revestimento, prejudicando a ventilação e comprometendo a higiene interna do veículo.

4. Fazer uma higienização completa a cada seis meses

A higienização e a hidratação semestral podem ser realizadas por você mesmo. No entanto, recomendamos que recorra à ajuda especializada.

Inclusive, vale lembrar que os períodos para esse procedimento podem variar de acordo com a sua localização do país.

As regiões litorâneas, geralmente, são as mais prejudiciais ao couro, combinando três fatores:
– Rachaduras pela alta exposição solar;
– Ressecamento pelo uso contínuo do ar-condicionado;
– Desidratação pelo maior teor de sal nas roupas.

Em vista de tudo isso, reforçamos que existem empresas especializadas nesse revestimento, por todo o Brasil. Esses locais contam com equipes qualificadas e habituadas à manutenção do couro e, caso você queira manter o aspecto de material novo, precisará contar com a expertise dessas oficinas.

E aí, qual sua opinião sobre o banco de couro? Itens bacanas, essenciais ou desnecessários? Então aproveite para levar o debate aos seus amigos que se interessam pelo tema, compartilhando esse conteúdo nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *