A Brasília Amarela que ficou famosa pela banda Mamonas Assassinas, se tornou um dos carros mais famosos do Brasil, conheça a história por trás
O ano era 1977 quando a Volkswagen lançava a Brasília, um carro que se tornaria um símbolo da cultura brasileira. Uma dessas unidades, da versão do ano de 1979, de cor amarela, viria a ganhar fama décadas depois ao se tornar parte da história da banda Mamonas Assassinas.
A Brasília Amarela, que aparece no clipe da música “Pelados em Santos”, era originalmente propriedade do ex-sogro do vocalista Dinho. O carro, que já era um ícone da época, acabou se tornando parte da identidade visual da banda, com seu logotipo inspirado na marca da Volkswagen colocado ao contrário, para ficar com as iniciais da banda.
O pai de Dinho comentou sobre o carro em uma entrevista “Tudo ideia do Dinho: os para-choque dianteiro, retirados de uma Uno; o aerofólio traseiro, vindo de outro carro. Até os bancos, cobertos por uma estampa animal print.”, o veículo repaginado fez história em um clipe da banda da música ““Pelados em Santos” de 1995.
Em 1996, a banda Mamonas Assassinas sofreu um acidente aéreo que vitimou todos os seus integrantes. Na époica, a banda estava em seu auge de sucesso no Brasil, deixando muitos fãs dos músicos.
O destino da Brasília Amarela
Após a tragédia, a Brasília Amarela foi sorteada no programa Domingo Legal do SBT. O ganhador, morador do Rio de Janeiro, a conservou por um tempo, mas o carro foi recolhido ao Detran-RJ por irregularidades na documentação, e ficou por 10 anos no pátio abandonada, segundo a família, o carro virou praticamente sucata.
Restauração e símbolo eterno
Em 2015, a família do vocalista Dinho decidiu resgatar a Brasília Amarela. Através de um projeto de restauração, o carro foi fielmente reconstruído, utilizando cerca de 75% das peças originais.
Atualmente, a Brasília Amarela é dirigida por Hildebrando Alves, pai de Dinho, e se tornou um símbolo da banda e da cultura pop brasileira.
Modelo e características:
- Modelo: Volkswagen Brasília
- Ano: 1979
- Cor: Amarela
- Motor: 1.6L refrigerado a ar
- Potência: 65 cv
- Torque: 11,3 kgfm
- Transmissão: Manual de 4 marchas
- Para a caracterização do veículo feito pelo Dinho, foi utilizado um escapamento de Fusca, parachoque de Uno, aerofólio de Kadett GSi e retrovisor de Gol quadrado.