Camaro vs Mustang: uma rivalidade que atravessou fronteiras
camaro ford mustang mach 1

Camaro vs Mustang: uma rivalidade que atravessou fronteiras

O Chevrolet Camaro e o Ford Mustang formam uma das rivalidades mais intensas da história da indústria automobilística mundial; confira a seguir as gerações mais marcantes.

O Ford Mustang é um daqueles cases de sucesso que de tempos em tempos aparecem na indústria automobilística. Lançado em março de 1964, atraiu instantaneamente o público americano com a proposta de um modelo compacto e de baixo preço, mas que ao mesmo tempo fosse bonito e tivesse a opção de potentes motores V8.

cta blog venda seu carro

Foram 400 mil unidades do carro da marca do oval vendidas apenas no primeiro ano de produção. O que fez a concorrência se mexer para criar produtos com características semelhantes. Por isso mesmo, é possível afirmar que o Chevrolet Camaro só existe por conta do Mustang.

O modelo da marca da gravata dourada chegou ao mercado americano em setembro de 1966. Desde então, Camaro e Mustang travam uma guerra particular que segue até os dias atuais e há tempos já extrapolou as fronteiras dos Estados Unidos. Confira a seguir uma lista com as gerações mais icônicas de cada modelo.

Ford Mustang (1ª geração)

camaro mustang shelby

Os anos 1950 ficaram conhecidos nos Estados Unidos pelos enormes carros com inspiração aeronáutica. Mas a chegada dos anos 1960 marcou também uma mudança de tendência, com o público voltando a procurar modelos menores. O grande problema é que esses carros normalmente tinham um visual sem graça e apenas motores de baixa potência.

Foi então que o gerente geral da divisão Ford na época, Lee Iacocca, bancou o desenvolvimento de um automóvel que viria a se tornar do Mustang. O novo carro deveria ter uma carroceria de duas portas com perfil esportivo, além de trazer itens como bancos individuais e alavanca de câmbio no assoalho.

Montado sobre a base do sedã compacto Falcon, deveria ser um carro barato. Mas ao mesmo tempo que pudesse ser equipado com itens de conforto e motores potentes para se tornar um esportivo de verdade ou um automóvel sofisticado.

O resultado era um carro que podia ter carrocerias cupê (hardtop ou fastback) e conversível, além de contar com uma gama inicial de motores que ia de um 2.8 de seis cilindros e 102 cv até um 4.7 V8 de 213 cv.

A geração inicial do Mustang durou até 1973, segundo reconhecida pelas versões de alto desempenho, como os Shelby GT350 e GT500, e pela oferta de motores V8 que chegavam a 380 cv.

Chevrolet Camaro (1ª geração)

mustang-chevrolet-camaro

Já o Chevrolet Camaro nasceu do zero como um modelo criado especificamente para enfrentar o Mustang. O que incluiu até a criação de uma nova plataforma.

Para isso, apostava na mesma receita. Equipado com motores de seis e oito cilindros, o Camaro pioneiro compartilhava componentes com o compacto Nova.

Na comparação com o Mustang, trazia também uma carroceria cupê ou conversível de aspecto esportivo. Mas com porte ligeiramente maior.

O motor básico era o 3.8 de seis cilindros em linha e 141 cv. Mesmo propulsor que com algumas diferenças viria parar no brasileiro Chevrolet Opala.

Já o topo de linha era 7.0 V8 de 436 cv que equipada a versão COPO. Uma variação do modelo criada para uso em pistas de arrancada.

Chevrolet Camaro (3ª geração)

chevrolet camaro z28 mustang

Produzido entre 1982 e 1992, a 3ª geração do Chevrolet Camaro marcou o retorno do status de esportivo para o modelo.

Depois da atribulada 2ª geração (1970-1981), que sofreu com as crises do petróleo e as mudanças na legislação americana que condenaram ao fim os motores de alta potência, o modelo chegou trazendo um visual bem mais esportivo.

Embora tenha começado mal do ponto de vista de potência, com uma opção de motor 2.5 de 90 cv, o modelo ganhou força ao longo dos anos até encerrar o seu ciclo com um propulsor 5.7 V8 de 248 cv.

Ford Mustang (4ª geração)

ford mustang svt cobra r camaro

A 3ª geração (1978-1993) representou para o Ford Mustang um processo de renascimento semelhante ao do Camaro em sua 3ª geração. Mas foi apenas na 4ª geração (1993 e 2004), que esse impulso ganhou força.

Apesar de usar uma versão melhorada da plataforma do antecessor, chamava atenção pela carroceria que trazia várias referências aos Mustang do passado. Mecanicamente, a versão mais desejada é a SVT Mustang Cobra R, uma série limitada de 2000 que trazia um motor 5.4 V8 de 390 cv.

Curiosamente, essa boa safra do Mustang esteve no mercado na mesma época em que a Chevrolet optou por descontinuar o Camaro em sua 4ª geração (1992-2002), por conta das baixas vendas.

Chevrolet Camaro (5ª geração)

chevrolet camaro transformers mustang

O Chevrolet Camaro de 5ª geração é um daqueles modelos criados nos anos 2000 com visual retrô. Mostrado como um conceito em 2006, foi lançado no mercado americano em 2009 e se tornou um sucesso após se tornar o herói Bumblebee da franquia de filmes Transformers.

Feita sobre a plataforma Zeta da Gemeral Motors (a mesma do Chevrolet Omega australiano da 2ª metade dos anos 2000), a 5ª geração do Camaro chegou importada oficialmente ao Brasil em 2011.

No mercado automotivo brasileiro, vinha apenas na versão SS, equipada com um motor 6.2 V8 de 406 cv e câmbio automático de seis marchas. Se tornou objeto de desejo após inspirar a canção Camaro Amarelo, da dupla sertaneja Munhoz & Mariano. Ficou em linha até 2015.

Ford Mustang (6ª geração)

ford mustang mach 1 camaro

O sucesso do Camaro de 5ª geração no Brasil fez com que a Ford se mexesse para trazer a disputa entre os dois esportivos para solo brasileiro. Em novembro de 2017, a marca do oval anunciou o início da importação oficial do Mustang de 6ª geração para o Brasil.

Lançada três anos antes nos Estados Unidos, acabou chegando ao Brasil para enfrentar o Camaro de 6ª geração. Atualmente, é vendido apenas na versão Mach 1, equipada com um motor 5.0 V8 de 483 cv e que sai por R$ 523.950.

Atualmente, quem está levando a melhor nessa briga é o Ford Mustang. O modelo registrou 240 emplacamentos no acumulado de 2021 até agosto. Já o Camaro somou apenas 42 unidades no mesmo período.

Posts relacionados

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

Há mais de 10 anos a InstaCarro vem inovando no Brasil vendendo carros em ritmo acelerado, pelo aplicativo e sem…
Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Com a aprovação do Programa MOVER, ANFAVEA prevê um futuro promissor para o setor automotivo, com foco em sustentabilidade e…
Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024 é uma surpresa agradável para quem busca um SUV espaçoso, tecnológico e com bom custo-benefício, mas raiz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *