Carro com GNV: quais as vantagens e desvantagens?
Imagem de casal comprando veículo

Carro com GNV: quais as vantagens e desvantagens?

GNV significa Gás Natural Veicular. Esse tipo de gás pode ser utilizado para dar energia em casas e geradores, além de ajudar na economia de combustível dos carros.

Em 2017, o número de instalações do kit GNV no Brasil foi de quase 130 mil veículos. Na última década, essa é uma alternativa que tem ganhado a preferência dos motoristas. Antes de comprar um carro GNV, entretanto, o ideal é verificar se a escolha vale a pena.

cta blog venda seu carro

Há características especiais que devem ser avaliadas. Portanto, veja se é interessante comprar carro com GNV e entenda as principais vantagens.

Quais são as principais vantagens dos carros com GNV?

Adquirir um veículo com esse tipo de alimentação é muito vantajoso por vários motivos. O principal é a economia com o abastecimento.

Como o GNV é mais barato que a gasolina e o consumo é menor, o uso de alguns cilindros gera gastos menores que dezenas de litros de combustível por mês.

Os carros com GNV também ajudam o meio ambiente. Como o produto da combustão é menos poluente, há uma atuação bem mais sustentável. Para quem se preocupa com o impacto na natureza, recorrer a essa alternativa é muito interessante.

Para completar, é uma opção segura e que gera poucos resíduos, o que contribui para aumentar a vida útil do veículo. Como o GNV é puro, está livre de sofrer adulterações que prejudiquem os componentes, como acontece com a gasolina.

E quais são as desvantagens?

Apesar dos pontos positivos, o carro com kit GNV também traz algumas questões que merecem atenção.

A principal é a perda de potência no motor devido à alimentação. Embora essa diminuição não seja tão intensa, pode ser percebida em automóveis com motor menos robusto. Então é algo a se considerar.

Em relação a outros combustíveis, a manutenção anual do carro talvez fique um pouco mais trabalhosa. Na média, entretanto, a economia ainda vale a pena.

Também há a perda de espaço no porta-malas. Alguns modelos permitem a instalação na parte debaixo do veículo, o que soluciona o problema sem comprometer a segurança.

Afinal, para quem vale a pena comprar carros com GNV?

Ao avaliar as vantagens e as desvantagens, você notará que um automóvel com GNV pode ser muito interessante se estiver de acordo com o perfil do comprador. Portanto, é preciso avaliar se a escolha se encaixa no seu estilo de uso.

A economia gera retorno do investimento e diversas vantagens, principalmente, para motoristas que rodam bastante com o veículo. Quem faz viagens longas, usa o carro até o trabalho ou mesmo dirige como profissão – no caso dos Ubers – consegue reduzir os custos com o abastecimento.

Vale lembrar que os melhores carros para GNV são aqueles com maior espaço de porta-malas, pois o kit ocupa um espaço considerável dentro do compartimento. Um bom exemplo são os modelos sedã, pois se destacam pelo espaço de carga oferecido, além da intensidade dos motores.

Se você não tiver uma necessidade grande de potência e quiser aproveitar a economia em todos os sentidos, concluir a aquisição é uma boa pedida. Como o carro já terá tudo instalado, não é preciso realizar o investimento inicial, o que facilita o processo. Sendo assim, carro GNV compensa.

E você está pensando em vender seu carro para comprar carro com GNV instalado? A InstaCarro compra o seu veículo em até 24 horas, sem fazer você passar por nenhuma dor de cabeça. Agende agora mesmo uma visita em uma de nossas lojas e venda sem burocracia!

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *