Carros da Ford: conforto e segurança com muita tradição
frente de um carro da Ford

Carros da Ford: conforto e segurança com muita tradição

Os carros da Ford começaram a ser produzidos nos Estados Unidos há mais de 100 anos. A marca, que se tornou tradição no mercado, também foi a primeira montadora a se instalar no Brasil, em 1919.

Desde então os carros Ford figuram na lista dos mais vendidos no país e seguem a sua trajetória com modelos dotados de tecnologia de ponta e produções nacionais que agradam os clientes.

cta blog venda seu carro

Os carros da Ford no Brasil

Desde o início dos anos 20, a montadora trouxe para serem parcialmente montados no Brasil diversos modelos de tratores e os primeiros caminhões de pequeno porte, como o F-600.

Alguns carros da montadora também faziam muito sucesso entre os clientes do país, como o Landau e depois o Maverick, que se tornou uma relíquia.

Mas foi no começo da década de 1970 que os carros populares da Ford chegaram para dominar o mercado. Um dos clássicos da montadora no Brasil, o Corcel II, foi sucesso de vendas por, pelo menos, 20 anos, sendo também um dos mais procurados quando se tratava de carros Ford usados. Até hoje, é um dos carros antigos Ford mais famosos.

Nessa mesma década, a Ford marca história e inicia a produção de carros movidos a álcool no Brasil e também lança uma das caminhonetes de carga que fizeram muito sucesso, a F-1000 com motor movido a diesel.

Seguindo os marcos históricos, em 1984 chega ao mercado nacional o Escort, um dos primeiros modelos de carros da Ford produzido em vários países com motor transversal e com quatro cilindros. A Ford, então, se firma no mercado com o melhor veículo movido a álcool do país e se torna campeã de vendas.

Em 1995, mais uma vez sendo pioneira no mercado, a Ford lança a primeira pick-up média no Brasil, a Ford Ranger. A partir daí, a produção nacional de todos os carros da Ford começa a crescer e a marca se consolida no mercado, confirmando sua tradição em motores potentes e durabilidade.

Os velhos conhecidos da Ford

Em 1996, o Ford Fiesta em sua primeira versão começa a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Nos anos 2000, os modelos compactos e médios que já estavam fazendo muito sucesso ganham ainda mais força com os motores Zetec RoCam. Esse foi o caso do Fiesta, do carro Ford Ka e da pick-up Courier, que são carros da Ford antigos.

Em 2000, o lançamento do carro Ford Focus leva a empresa a receber inúmeras premiações pelo desempenho do motor, qualidade e conforto. Chega ao mercado mais um campeão de vendas entre os hatchs médios.

Com o passar dos anos, os modelos foram ganhando novas versões e ficaram cada vez mais tecnológicos e reestilizados. A Ford lança seu sedã de luxo, o Fusion, e ganha mais uma parcela de mercado que estava carente de novidades dotadas de conforto, tecnologia e motorização potente.

Os modelos mais vendidos

Compactos

Ka

Esse modelo chegou ao mercado ainda no final da década de 1990, com um design diferenciado. Ele ganhou muito espaço na mídia por ser um hatch compacto, mas com característica de mini, pelo pouco espaço interno.

No início dos anos 2000, ganhou uma nova modelagem e passou a ser produzido na mesma plataforma em que é feito o seu companheiro Fiesta. Ganhou mais espaço interno e novas motorizações.

Em 2018, o New Ka ganhou mais uma modernização nos motores e ainda está mais potente. Novos contornos na estética e novos opcionais internos deixaram o Ka ainda mais competitivo. O modelo está entre os cinco mais vendidos no Brasil.

New Fiesta

O modelo Fiesta também está no mercado desde o início da década de 1990 e já ganhou novas versões desde então. Seguindo a linha do Ka, na sua primeira versão, ainda importada, somente era disponível em uma motorização.

Apenas no final da década, quando passa a ser produzido nacionalmente, as novidades estéticas são incorporadas.

O Fiesta passa a ter mais espaço interno e ganha o mercado por ter mais conforto e mais potência que o Ka, um dos carros Ford antigos que se reinventa a cada vez mais.. A competição interna na Ford entre os dois veículos passa a ser mais acirrada. O Ka ainda é o mais vendido, mas o carro Ford Fiesta é o queridinho dos clientes porque é mais confortável, sendo um dos mais procurados quando se trata de carros da Ford semi novos.

Sedan

Focus

O Ford Focus chega ao mercado no início dos anos 2000, como um importado de luxo, com opcionais que agradam os clientes. Chega com motorização 1.8 e 2.0, com características interessantes do motor, como potência e economia.

Atualmente, o Focus está entre os carros novos da Ford que sendo vendido em uma nova versão, ainda mais confortável e com o painel de instrumentos totalmente digital, uma marca do modelo. Como um hatch médio de luxo, o Focus vem ganhando muito espaço nacionalmente.

Fusion

O carro Ford Fusion é um dos veículos de luxo mais vendidos no Brasil, com motorização de 190cv. A grande novidade desse modelo fica por conta da motorização híbrida.

O Fusion Hybrid é o novo carro da Ford que é a aposta da montadora para alcançar uma tendência mundial de mercado. A meta das montadoras agora é diminuir a poluição causada pelos automóveis. Assim, os veículos estão sendo fabricados com motores a combustão somente para abastecer os motores elétricos, como é o caso do Fusion.

Pick-ups

Ranger

Depois do marco de ser a primeira pick-up vendida no mercado nacional, a Ranger passou por muitas modificações tanto na motorização quanto na parte estética. Hoje mais robusta e eficiente energeticamente, a Ford Ranger é um carros antigos da Ford mais famosos e será relançada no mercado, ganhando mais tecnologia, principalmente no controle de estabilidade.

SUVs

EcoSport

Esse modelo de utilitário leve é bastante confortável e agrada muito no design. As mulheres são as principais consumidoras da EcoSport e isso se tornou uma marca na montadora. Por ser mais leve e de fácil dirigibilidade, ganhou muito espaço pelo tamanho pequeno, mas o excelente espaço interno.

EcoSport ganhou novas versões com o passar dos anos e agora está mais robusta e mais potente. Após ganhar uma nova plataforma, mudou complemente seu estilo e ficou mais alta, com um campo de visão privilegiado, se elegendo como um dos carros novos Ford preferidos.

Gostou deste artigo sobre os carros da Ford? Aproveite a visita em nosso blog e leia o post com os carros mais vendidos do mundo. A Ford aparece na lista com o Focus, representando os hatches. Confira os motivos e descubra quais são os outros de preferência mundial!

Posts relacionados

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…
Chuvas no RS causam R$ 1,3 bilhão em indenizações para seguradoras

Chuvas no RS causam R$ 1,3 bilhão em indenizações para seguradoras

Levantamento Confederação Nacional das Seguradoras mostra que por causa das chuvas no RS, o maior valor já pago no setor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *