BYD: saiba mais sobre a marca chinesa de carros elétricos
carros eletricos byd han ev

BYD: saiba mais sobre a marca chinesa de carros elétricos

Mais conhecida pelos ônibus e veículos comerciais, a BYD vai apostar no mercado de carros elétricos de luxo e já confirmou a chegada do seu primeiro lançamento nesta faixa de mercado.

A chinesa BYD resolveu renovar a sua aposta no mercado automotivo brasileiro. Conhecida atualmente por comercializar o furgão elétrico eT3, a marca anunciou o desembarque do primeiro lote do sedã elétrico premium HAN EV.

cta blog venda seu carro

Desde 2015, a marca chinesa tem uma fábrica em Campinas (SP) para a produção de chassis de ônibus elétrico, além de uma fábrica de baterias em Manaus (AM). Mas a sua presença no mercado de carros de passeio e comerciais leves ainda é bastante tímida. Foram apenas 116 carros em todo o ano de 2021.

quanto vale o seu carro na instacarro

Diferente do antiquado sedã e5, o novo modelo tem uma carroceria de linhas atuais e desenho arrojado. Os números informados pela empresa apontam que será oferecido no Brasil o HAN EV na versão de topo, que traz dois motores com potência combinada de 494 cv e tração integral.

Conjunto que permite ao sedã acelerar de 0-100 km/h em 3,9 segundos. Já a bateria possibilita rodar até 550 km com uma carga.

carros eletricos byd han ev 2

Apesar de parecer uma aposta muito ambiciosa oferecer um carro elétrico de luxo, a BYD está longe de ser um principiante em termos de negócios. A empresa é o braço automotivo de um conglomerado de mesmo nome. Que é conhecido por ser um dos principais fabricantes de baterias do mundo.

A produção de automóveis teve início em 2005, com a montagem do Flyer. Carro que tinha plataforma e componentes mecânicos vindos do japonês Suzuki Alto dos anos 1980.

Mas já em 2008 a empresa lançou o seu primeiro produto próprio, o hatch F0, que deu início a uma linha de carros de passeio que incluiu desde modelos compactos até SUVs e um conversível.

Nos últimos anos, a BYD passou a focar no desenvolvimento de carros de passeio e veículos comerciais elétricos e híbridos. Estratégia que fez com que a empresa se tornasse a maior fabricante de elétricos do país asiático.

Novos chineses

great wall haval h6

Atualmente, os principais representantes da indústria automotiva chinesa no Brasil são a Caoa Chery e a JAC. A primeira chegou ao Brasil em 2009 e teve um início atribulado. Engrenou apenas a partir de 2017, com a compra da operação brasileira pela Caoa.

Com linhas de produção em Jacareí (SP) e Anápolis (GO), é atualmente uma das principais marcas de automóveis do Brasil. Tem participação superior em vendas a de fabricantes tradicionais como Nissan, Peugeot e Ford.

Já a JAC chegou ao Brasil em 2011. Inicialmente focada em carros a combustão, que se destacavam pelo preço baixo para a oferta de equipamentos, mudou de estratégia e agora concentra esforços nos veículos elétricos.

O mais recente lançamento da JAC é o subcompacto E-JS1, de R$ 159.900. Modelo que é atualmente o carro elétrico mais barato do mercado brasileiro.

Em 2022, além da nova aposta da BYD, o Brasil irá ganhar ainda a Great Wall Motors. A empresa chinesa adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e deverá iniciar a sua investida no mercado local com uma linha de SUVs, entre eles o Haval H6 da foto acima.

Posts relacionados

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

Há mais de 10 anos a InstaCarro vem inovando no Brasil vendendo carros em ritmo acelerado, pelo aplicativo e sem…
Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Com a aprovação do Programa MOVER, ANFAVEA prevê um futuro promissor para o setor automotivo, com foco em sustentabilidade e…
Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024 é uma surpresa agradável para quem busca um SUV espaçoso, tecnológico e com bom custo-benefício, mas raiz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *