Zoe, Kangoo, Fluence e Twizy: Saiba mais sobre os carros elétricos da Renault
Renaulution - renault 5 elétrico twizy elétrico alpine f1 team e dacia duster elétrico - carros elétricos da renault

Zoe, Kangoo, Fluence e Twizy: Saiba mais sobre os carros elétricos da Renault

Fabricante promete dar um salto em seu catálogo de veículos ao trazer mais carros elétricos da Renault até 2025.

Texto: Bárbara Lira

cta blog venda seu carro

Fotos: Divulgação

Segundo os dados do resultado de venda divulgados pela Renault em janeiro deste ano, o Brasil é o sétimo maior mercado para os negócios globais da montadora com 131,5 mil carros vendidos em 2020. 

Ao todo, o catálogo atual de carros elétricos da Renault conta com 13 modelos diferentes, sendo 2 desses elétricos: Zoe e Kangoo ZE. Esses modelos já são conhecidos por aqui, mas o que muitos não sabem é que a marca tem outros 2 elétricos em sua gama de zero emissão de gases que não estão à venda para consumidor final no país: Fluence ZE e Twizy (esse pode ser comprado como frota interna de empresas). Saiba mais sobre eles:

Renault Zoe

O Renault Zoe é o elétrico que menos desvaloriza no Brasil, segundo a 7ª edição do Selo Maior de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, que também mostra que o carro é o mais vendido da categoria no mercado nacional.

Renault Zoe - carros elétricos da renault

O elétrico queridinho tem um design arredondado, carroceria de hatch – como podemos ver na imagem acima – com 4,08 m de comprimento e autonomia de 300 quilômetros. Para a recarga total da bateria, o tempo médio é de 3 a 5 horas na tomada.

O carro pode chegar na velocidade máxima de 135 km/h e é vendido em duas versões: a Life, que pode ser adquirida a partir de R$203.678, e a Intense, que pode parte de R$205.678.

Renault Kangoo ZE

O já conhecido furgão Kangoo recebeu um upgrade. A sigla que se juntou ao nome do novo modelo vem do inglês zero emition, fazendo referência ao motor elétrico do veículo, que não gera emissão de gases poluentes.

Renault Kangoo ZE - carros elétricos da renault

O modelo é o primeiro furgão 100% elétrico disponível no mercado e pode ser reconhecido pela ausência de tubo de escape, além do logotipo cromado.

O Kangoo ZE tem autonomia de 170 quilômetros e velocidade máxima de 130 km/h. Ele tem 4,2 metros de comprometo e está disponível em duas versões, de 2 lugares (furgão) ou 5 (minivan). A versão de 2 lugares é útil para o transporte de mercadorias, porque condutor e passageiro são separados da zona de armazenagem através de uma divisória, que pode ser instalada no momento da compra como opcional.

Renault Fluence ZE

Com um visual mais conhecido aos olhos brasileiros, a lateral da carroceria do Fluence ZE foi redesenhada para manter o equilíbrio geral da nova versão. Na mesma linha, as rodas com ganharam um desenho específico para reduzir as turbulências aerodinâmicas.

Renault Fluence ZE - carros elétricos da renault

A versão ZE do Fluence tem 4,75 m de comprimento – 13 cm a mais que a opção a combustão, que já foi vendida no Brasil em um passado não tão distante. A bateria do sedan gera uma autonomia 185 quilômetros e o modelo pode atingir a máxima de 135 km/h.

Dentro do carro, o indicador de energia mostra o nível de carga da bateria – assim como o um indicador de combustível convencional faz. No console central, fica alocada a alavanca para trocas de marcha como em um veículo automático, no entanto, de marcha única para frente.

É importante lembrar que esse modelo ainda não está disponível para compra no território nacional.

Renault Twizy

Com apenas 450 kg – quase duas vezes mais leve que o Kwid, por exemplo, que é o Renault a combustão mais leve do mercado nacional -, o Twizy é o mais barato e o menor carro elétrico da Renault vendido no Brasil. No entanto, o pequeno só pode ser comprado para frotas empresariais e ainda não tem prazo para ser vendido a consumidores finais.

Renault Twizy - carros elétricos da renault

Dependendo da potência do seu motor elétrico, o Twizy pode ser utilizado até sem habilitação. O elétrico possui velocidade máxima de 45 km/h, tem 100 quilômetros de autonomia e leva cerca 3h30 para ter uma recarga completa.

O veículo possui duas versões, e o cliente pode escolher entre um modelo totalmente aberto, ou então, com portas. Em ambos os casos, a Renault garante total estabilidade e segurança.

Apesar do tamanho e o público específico, o Twizy oferece pacote de itens interessante, com kit áudio, telefone mãos-livres, bolsa removível para compras de 50 litros, sensor de estacionamento, entre outros.

O que o futuro reserva

Logo Renaulution - carros elétricos da renault

Em janeiro deste ano, o CEO da Renault, Luca de Meo, apresentou o plano estratégico RENAULuTion – que faz referência a palavra revolução em inglês. A montadora dividiu a ação em três etapas:

  • “Ressurreição”, que se estende até 2023, com foco em recuperação da geração de caixa e margens,
  • “Renovação”, que se estende até 2025, para gamas de produtos mais ricas e renovadas, alimentando a lucratividade da marca,
  • “Revolução”, a partir 2025 e além, para focar o modelo de negócios em mobilidade, tecnologia e energia, posicionando o Grupo Renault em um lugar de destaque na cadeia de valor das novas mobilidades.

Além de preparar a marca francesa para a transição energética, a campanha também anuncia o lançamento de 7 carros carros elétricos da Renault até 2025.  

Conforme a projeção da montadora, o primeiro a chegar ao mercado europeu será o Megane elétrico, que terá o conceito Renault eVision. Esse modelo tem como proposta tentar bater de frente com as versões mais caras do Volkswagen ID.3, por exemplo, que tem previsão de chegada ao mercado em 2022. 

No mesmo ano, a marca pretende lançar um novo Kangoo ZE, que promete ter design inovador, como a lateral sem coluna B (que faz a conexão entre o assoalho e o teto do veículo, logo depois da porta dianteira), além de uma ampla gama de recursos tecnológicos que são impensáveis na geração atual do comercial, segundo a Renault.

Seguindo a linha do tempo, em 2023, a novidade será a versão de produção do Renault 5 Prototype. Esse lançamento terá estilo retrô e soluções interessantes no design. A marca também promete ser um modelo acessível.

Em seguida será a vez do SUV elétrico. O modelo terá cerca de 4,60 metros de comprimento. Ele irá ocupar o topo do catálogo de carros elétricos da Renault e terá visual inspirado no conceito Renault Morphoz Concept para enfrentar rivais como o Volkswagen ID.4, por exemplo.

Para fechar a futura gama de elétricos da montadora, nos 2 anos seguintes haverá o lançamento de mais 2 veículos elétricos comerciais, no entanto, eles ainda não foram revelados. O que se sabe até aqui, é que ao todo, a marca francesa irá colocar no mercado 14 novos modelos, sendo 7 totalmente elétricos.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *