Cada vez mais presente na garagem dos brasileiros, os carros híbridos ainda geram algumas dúvidas conversamos com especialistas para te ajudar a fazer a melhor escolha
Os carros híbridos são uma ótima opção para quem tem interesse em entrar no mundo dos elétricos, mas ainda precisa de uma autonomia maior. Isso porque, os híbridos podem ser abastecidos com combustíveis de combustão, mas são mais econômicos.
As vantagens dos veículos híbridos são muitas: economia de combustível, em alguns estados recebe desconto ou isenção no IPVA.
Como funciona o carro híbrido
Com dois ou três motores, os carros híbridos trazem um motor a combustão e até dois motores elétricos. Os motores trabalham em conjunto, trazendo uma autonomia maior e um gasto de combustível reduzido. Para se ter uma ideia, o modelo Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid faz 30,3 km/l.
Entre os híbridos, existem dois principais modelos: os que utilizam a energia das frenagens para transformar em eletricidade e os plug-in que podem ser carregados por uma fonte externa, exatamente como um elétrico. Os veículos plug-in podem ser utilizados com modo 100% elétrico.
Na compra de um híbrido é importante avaliar o tipo de uso do carro. “Se é uma pessoa que utiliza para viagens longas ou quilometragem alta é interessante um híbrido” afirma Thiago Castilha, co-fundador da E-Wolf.
O que avaliar na compra de carros híbridos usados
Um dos principais pontos é a bateria, para ter uma avaliação é importante levar em um profissional qualificado ou observar as informações que os carros apresentam em computador de bordo.
“Os veículos possuem a indicação de SoH (Status of Health) que seria a capacidade de armazenamento de energia atual da bateria em comparação com a capacidade original. Apesar de ser natural a perda de capacidade ao longo do tempo, é melhor escolher um veículo com SoH mais próximo do original.” afirma Thiago Garcia, especialista em eletromobilidade da Tupinambá Energia.
Além disso, outras avaliações podem ser feitas se a informação não estiver disponível.“Pode avaliar se o histórico de consumo está acima da média do modelo pretendido ou se a autonomia no modo elétrico está muito baixa, isso pode indicar uma bateria com degradação avançada.” aconselha Thiago Garcia
O principal é pedir uma avaliação para ver o estado da bateria do carro, porque pode impactar o maior custo e depois fazer a verificação como qualquer outro veículo.
2 Comments
E se eu consultar um carro e tiver uma dúvida sobre ele e as informações não resolverem essa dúvida?
Estou procurando um Fusion o mais novo possível, 2017 ou 2018, MÁXIMO 95.000,00
Achei 2, mas tem detalhes que me deixaram em dúvida
1 é hibrido 2015 prata 55000 km e a bateria só tem mais 1 anos de garantia e o carro tem laudo 100% e vi todas as folhas do laudo e teve uma pintura de porta
O outro é um 2018 branco SEL 49000 km, mas completo que tem um descascado na tampa traseira perto do emblema e parece que já foi pintado e tem massa, mas laudo 100% também
Ambos de agência
E tem um 2018 de concessionária mitsubishi que dá garantia, mas não sei avaliá-lo com 62000 km
COMO PODE ME AJUDAR?
Olá, tudo bem? Nesse caso, o ideal é você contratar um Certificado Cautelar Independente. Aqui na InstaCarro você consegue essa avaliação completa em preço promocional de R$ 199,90. Basta acessar https://lp.instacarro.com/2/certificado-cautelar-2