Quando surge uma marca nova bate a dúvida: afinal, a marca Kia é boa? Vale a pena comprar carros Kia? Contamos tudo o que você precisa sabe sobre a montadora
Ao pensar em marcas consagradas no mercado nacional, fica difícil não lembrar da Kia, fundada há 75 anos na Coreia do Sul e presente no Brasil desde 1992. Nesse meio tempo, os carros Kia se consagraram junto aos consumidores a ponto de virarem referências em diversos segmentos.
Acompanhe o nosso artigo e descubra mais sobre a Kia e seus principais modelos!
Das bicicletas aos best-sellers automotivos — 75 anos de história dos carros Kia
Em junho de 1944, surgia, em Seul, a Kyongseong Precision Industry, uma empresa idealizada inicialmente como fabricante de componentes para bicicletas e que, ao longo do ano, foi ampliando a sua atuação, lançando diversos modelos de bicicletas e scooters motorizados nos anos 50.
Em 1962, a empresa, já oficialmente batizada de Kia Motors, lançou os seus dois primeiros veículos motorizados, o T-600 e o K-260, pequenos utilitários voltados ao transporte de cargas leves e que se destacavam por terem apenas três rodas.
Com eles, a Kia mostrava a intenção de investir cada vez mais forte no segmento de utilitários, lançando várias picapes, caminhões, vans e ônibus, sendo que vários desses modelos chegaram a ser vendidos no Brasil, como o Kia Ceres.
Já se consolidando como fabricante de utilitários, a Kia lançava, em 1973, o sedan Brisa, seu primeiro carro de passeio. Ele também foi o responsável pelo início da expansão da marca em direção a novos mercados em todos os continentes, culminando com a chegada da montadora no Brasil, em 1992.
Em 1998, as operações da Kia Motors — bem como a Asia Motors — foram adquiridas pela Hyundai. Isso fez com que vários carros das duas montadoras compartilhassem componentes, como motores, câmbios e plataformas.
Kia Besta — referência em transporte escolar
Um dos primeiros carros Kia vendidos no Brasil foi a Besta, uma van que se destacou desde o começo pela versatilidade de usos e propostas, tendo opções como:
- van com 8 lugares;
- van com 12 lugares;
- furgão;
- ambulância.
Econômica, resistente, versátil, moderna e confortável, a Kia Besta não tardou a conquistar a preferência dos consumidores, sendo muito utilizada como veículo de transporte escolar — a ponto de, em seu auge, ter sido possível ver grandes filas de Kia Besta nas entradas e saídas de diversos colégios.
A Kia Besta foi vendida no Brasil até 2006, já em sua segunda geração, e ainda hoje é possível ver unidades dos primeiros anos sendo utilizadas diariamente.
Kia Sportage — uma incursão no mundo dos utilitários esportivos
Em 1993, os utilitários esportivos — SUV — ainda estavam longe de ser um fenômeno de vendas no mundo todo, mas foi nesse ano que a Kia apresentou o Sportage, o seu primeiro SUV compacto.
Lançado no Brasil em 1995 — e atualmente em sua quarta geração —, o Kia Sportage está entre os carros Kia mais longevos no mercado brasileiro. É o modelo mais vendido, figurando sempre nas primeiras posições dos rankings de vendas de carros importados.
Kia Cerato — moderno e jovial
Vendido no Brasil desde 2006, o Kia Cerato virou febre no mercado com o lançamento da sua segunda geração, em 2009, a ponto de vender mais unidades do que outros sedans nacionais do mesmo segmento.
Isso por causa do seu bom conjunto mecânico — seu motor 1.6 é o mesmo que equipa o Hyundai HB20 — e pelo seu desenho moderno e jovial. O Cerato teve, inclusive, uma versão com apelo esportivo, o Koup, que trazia somente duas portas e um motor 2.0 com 156cv.
Ainda vendido no Brasil, o Kia Cerato aguarda a chegada da sua quarta geração, prevista para o começo de 2019.
Kia Picanto — destaque em mobilidade urbana
Outro Kia que virou febre nas ruas brasileiras é o Picanto, um dos menores veículos vendidos no Brasil — menor que um Ford Ka 1997, por exemplo — e que se consagrou pela sua versatilidade urbana. Seu destaque fica por conta de sua dirigibilidade, estabilidade, consumo e equipamentos, trazendo desde o começo itens como airbags, algo raro de encontrar em outro carro 1.0 da mesma época.
O sucesso do carro foi tanto que ele é considerado, hoje, uma das melhores compras no mercado de usados. Um trunfo importante dos modelos 2013 em diante é o motor: trata-se do mesmo 1.0 3 cilindros que equipa o Hyundai HB20, o que diminui ainda mais o seu custo de manutenção.
Kia Soul — o carro design
Ao ser lançado no Brasil em 2010, o Kia Soul chamou a atenção pelo seu estilo, diferente de tudo o que já tinha sido visto no mercado, a ponto do seu mote de campanha afirmar que ele era o “carro design”.
Sendo, na prática, um hatch médio com posição elevada de dirigir, o Kia Soul teve boa recepção do mercado. Assim como acontece com o Cerato e o Picanto, ele também compartilha motor e câmbio com o Hyundai HB20.
Carros Kia de olho no futuro — a eletrificação da linha
Acompanhando a tendência de carros elétricos e híbridos, a Kia Motors apresentou, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, três veículos que apontam que a eletrificação é um caminho a ser seguido pela marca:
- Kia Niro — utilitário esportivo compacto, de porte menor que o Sportage e que poderá ser vendido com motor híbrido;
- Kia Soul-EV — versão totalmente elétrica do hatch médio;
- Kia Optima — sedan grande híbrido, concorrente do Ford Fusion e dotado da mesma tecnologia.
Vantagens de comprar carros Kia
Todos os modelos de carros Kia listados anteriormente — Soul, Picanto, Sportage e Cerato — têm fortes trunfos que os tornam ótimas opções de compras:
- são veículos valorizados no mercado, com ampla procura e revenda rápida;
- por compartilharem componentes com veículos da Hyundai, a oferta de peças é mais ampla, o que facilita a manutenção;
- a marca sempre ofereceu cinco anos de garantia em seus carros, o que significa que um exemplar 2014 ou 2015, por exemplo, ainda está coberto por ela.
Gostou de saber mais sobre os carros Kia e está interessado em comprar um? Então, entre em contato conosco para que um dos nossos consultores possa ajudá-lo a achar o melhor veículo para as suas necessidades!
4 Comments
Faltou falar do Kia sephia e seus proprietários satisfeitos..
Os anos 90 para a Kia e para a Hyundai não deixaram uma imagem boa para as marcas, mas quando voltaram, principalmente no caso da Hyundai, mudaram este cenário.
Gostaria de saber a respeito da quilometragem…o motor foi feito pra rodar até quantos quilômetros sem dar problema… obrigada…
Olá, tudo bem?
Então, muitos fatores interferem diretamente na durabilidade do motor. Muitos mesmo!
Se pensar que a usabilidade do veículo foi impecável, que toda a manutenção foi seguida rigorosamente em dia, ele deve durar mais de 200/250 mil km sem precisar de retífica.
Mas este valor pode reduzir pela metade ou até para menos se foi mal cuidado.