Quer saber se o seu possível carro novo é muito visado pelos ladrões? Confira a seguir lista dos carros mais roubados do Brasil em 2021
Assim como os padrões de consumo vão mudando com o passar do tempo, as preferências dos criminosos em relação a automóveis também vão sofrendo alterações quando aos modelos de carros mais suscetíveis a roubos e furtos.
Se você pensa em trocar de carro e o fator segurança é fundamental, então vale saber se o automóvel do seu interesse é também “visado” pelos criminosos.
A Susep (Superintendência de Seguros Privados) realiza um levantamento que mostra quais são os principais alvos de ocorrências de roubo e furto. O estudo é feito a partir da divisão entre o número de sinistros ocorridos e o número de automóveis segurados.
Carros mais roubados em 2021
Conforme apurado pela Susep, o carro mais roubado em 2021 foi o Peugeot 307. Nas 2º e 3º posições estão os modelos Fiat Siena e Fiat Mobi. Além disso, o Fiat Bravo e a Chevrolet Captiva completam as cinco primeiras colocações.
A picape Volkswagen Amarok fica em 6º, seguida por Fiat Palio Weekend e Linea. respectivamente. Fecham o top 10 as vans Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master. Conheça um pouco mais os cinco modelos roubados no Brasil:
Peugeot 307
O Peugeot 307 surgiu na França em 2001. Com uma carroceria com linhas que misturam referências às minivans (que faziam sucesso na época), chegou ao mercado automotivo brasileiro já no ano seguinte. Inicialmente trazido da França, passou a ser importado da Argentina em 2004.
Por aqui, foi oferecido com motores 1.6 16V e 2.0 16V, além da opção do câmbio automático de quatro marchas (o famoso câmbio AL4). Além do hatch, a linha contava ainda com uma station wagon de sete lugares (307 SW) e um sedã. Saiu do mercado em 2011.
Fiat Siena 1.0
O Fiat Siena é um velho conhecido do mercado. Foi lançado em 1997 como a versão sedã do Palio. Sua segunda geração, denominada Grand Siena, veio ao mundo em 2012.
O Grand Siena era o último representante da família Palio no mercado. Em 2021, a Fiat encerrou a produção do modelo.
Fiat Mobi
O Fiat Mobi é junto do Renault Kwid uma das poucas opções de hatch subcompacto do mercado automotivo brasileiro.
Lançado em 2016, o Mobi é um projeto derivado do Fiat Uno de segunda geração, compartilhando com ele a plataforma e outros componentes mecânicos.
Fiat Bravo
O Fiat Bravo foi lançado no Brasil em 2010 com o objetivo de substituir o modelo Stilo. Foi fabricado em Betim (MG) em duas motorizações: a famosa 1.4 turbo T-Jet e a 1.8 16V E.TorQ Flex com opção de câmbio automatizado Dualogic.
No mercado automotivo brasileiro, o hatch da Fiat não foi exatamente um sucesso. Deixou o Brasil em 2016, marcando a saída da marca italiana do segmento de carros médios.
Chevrolet Captiva
O Chevrolet Captiva chegou ao Brasil em setembro de 2008. Importado do México, o modelo vinha marcar presença no segmento de SUVs médios, oferecendo as opções de motores V6 e de quatro cilindros.
O modelo seguiu como o representante da marca da gravata no segmento até 2017, quando foi sucedido pelo Equinox na gama da Chevrolet para o Brasil.