Quais carros da Volkswagen mais venderam no Brasil?
Logo Nova Volkswagen em fábrica da marca

Quais carros da Volkswagen mais venderam no Brasil?

Os carros mais vendidos da Volkswagen no Brasil incluem Gol, Polo e T-Cross. Esses modelos destacam-se pela popularidade, confiabilidade e adequação às preferências dos motoristas brasileiros, tornando-se escolhas frequentes devido ao seu desempenho, custo-benefício e design atrativo.

A presença da Volkswagen no Brasil é quase tão longa quanto a própria trajetória da empresa. Começou em 1953, com a montagem do Fusca com peças importadas da Alemanha, e em 1957 caminhou para a produção do besouro na recém-inaugurada fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a primeira da empresa fora do seu país de origem.

De lá para cá, os carros da Volkswagen se tornaram icônicos, numa lista que inclui desde o utilitário Kombi até o médio Passat (o primeiro da marca no Brasil com motor refrigerado a líquido), além de modelos até hoje reconhecidos pelo mercado como os compactos Gol, Voyage e Saveiro.

Dentre tantos modelos marcantes, você sabe quais foram e são os carros mais vendidos da Volkswagen? Continue a leitura do artigo e entenda quais foram os modelos preferidos por aqui, além de outros aspectos sobre a marca. Aproveite e conheça tudo sobre esses veículos!

Quais são os 11 carros mais vendidos da Volkswagen no Brasil?

A “Volks”, carinhosamente apelidada pelos brasileiros, é a maior produtora de veículos no país, com 24 milhões de veículos fabricados. São quatro unidades produtivas e um centro de distribuição de peças, além de cerca de 500 concessionárias. Confira abaixo os dez carros mais vendidos da marca!

1. Volkswagen Gol – 7 milhões de unidades

O Volkswagen Gol foi o carro mais vendido da história do Brasil, com mais de 8,5 milhões de unidades produzidas entre 1980 e 2022. Foram 7 milhões comercializados no país. O Gol também foi o carro mais exportado, com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas para mais de 65 países. 

Ele foi lançado em 1980, para substituir o Fusca e foi o primeiro modelo nacional a utilizar injeção eletrônica, motor 1.0 de 16 válvulas e motor flex.

Carros da Volkswagen mais vendidos - Gol

2. Golf – 3.6 milhões de unidades

O Volkswagen Golf é um dos carros mais populares não só da marca, mas do mercado automotivo, em geral. Seu lançamento foi em 1974, mas sua chegada ao Brasil ocorreu só no ano de 1994 e deve retornar em 2025, de maneira importada e somente na versão GTI.

O modelo já teve diversas gerações lançadas e em 2024 bateu 37 milhões de unidades fabricadas no mundo e, no Brasil, ao todo foram 3,6 unidades vendidas. 

3. Volkswagen Fusca – 3 milhões de unidades

O Volkswagen Fusca até hoje é um dos carros mais vendidos da história do Brasil. Foram mais de 3 milhões de unidades comercializadas no país. Sua produção durou de 1959 a 2003. Mas até hoje, muitos modelos ainda circulam pelas cidades brasileiras. 

O Fusca foi o primeiro carro de muitas famílias e conhecido pela sua robustez. Ele continua muito ativo no mercado de carros clássicos e é um dos queridinhos dos colecionadores. 

Carros da Volkswagen mais vendidos - Fusca

Por aqui, a produção do Fusca pela Volkswagen foi de 1957 até 1986, tendo sido retomada entre 1993 e 1996. Para ter uma ideia da importância do modelo para o Brasil, basta dar uma olhada em qualquer foto do trânsito brasileiro nos anos 1970.

4. Fox – 1,8 milhões de unidades

O Fox também está entre os carros mais vendidos da Volkswagen. Foram mais de 1,8 milhões de unidades produzidas no período de 2003 e 2021, quando sua produção foi finalizada. 

Por muito tempo, o modelo foi um hatch queridinho pelos brasileiros, mas ganhou também o mercado internacional, sendo exportado para outros países da América do Sul, como a Argentina e para o continente europeu.

top 5 instacarro fox

5. Kombi – 1,5 milhões de unidades

A Kombi é muito importante para a indústria automotiva do Brasil, pois foi o primeiro modelo a ser nacionalizado. Foram mais de 1,5 milhões de unidades produzidas entre 1957 e 2013, período de fabricação desse modelo. 

Assim como o fusca, a Kombi conquistou o coração dos brasileiros e tem um lugar nas lembranças de muitas famílias. Por muitos é apelidada de a “Velha Senhora”.

Volkswagen Kombi branca e vermelha dos anos 60 e uma branca dos anos 2000

Por aqui, além da clássica “corujinha” de 1ª geração tivemos uma exclusiva geração “1,5” (com a frente e traseira da Kombi de 2ª geração na carroceria da 1ª geração) e a Kombi de segunda geração, que chegou por aqui só em 1997 (quase 20 anos depois do fim desta geração na Alemanha. Conhecida pela sua boa capacidade de carga e baixo custo de manutenção, resistiu à chegada de concorrentes mais atuais e foi sair de linha somente em 2013.

6. Voyage – 1,1 milhão de unidades

Produzido inicialmente entre 1981 e 1996 e relançado em 2008, o Voyage é um dos carros da Volkswagen que quase atingiu a marca de 1,2 milhão de unidades vendidas no mercado brasileiro, no ano de 2021.

Sua produção foi encerrada em dezembro de 2022, mas o carro ainda circula bem no mercado automotivo.

Volkswagen Voyage 2021

7. Saveiro – 1,1 milhão

A Saveiro, uma picape clássica no Brasil, continua sendo produzida até hoje pela Volkswagen, ocupando um ótimo lugar de vendas no mercado automotivo. Em 2024, ganhou uma nova linha pela marca e em 2023, conquistou o segundo lugar de vendas na categoria de picapes compactas. 

Em junho de 2019, o modelo ultrapassou a marca 1,3 milhão de unidades produzidas, sendo que, deste total, 280 mil haviam sido enviadas para o mercado externo. Do sexto mês de 2019 até janeiro de 2024, a marca havia conseguido emplacar pouco mais de 56 mil unidades no mercado brasileiro.

Volkswagen Saveiro 2021

8. Volkswagen Brasilia – 950 mil unidades

Lançado em 1973, o Volkswagen Brasília é uma um produto de um tempo em que a filial local da marca alemã tinha completa liberdade para desenvolver produtos. A proposta do modelo era a de ser um substituto do Fusca, combinando a carroceria hatch com a tradicional mecânica a ar.

Bem aceito no mercado, foi produzido no Brasil e também no México e só saiu de cena em 1982 (antes mesmo do Fusca), para evitar a concorrência interna com os modelos da nova família Gol.

9. Volkswagen Parati – 925 mil unidades

Lançado em junho de 1982, pouco antes da picape Saveiro, o Volkswagen Parati era a station wagon da família Gol, em um tempo em que esse tipo de veículo ainda fazia bastante sucesso no mercado brasileiro.

Mas a partir de 2006, a Parati sofreu a concorrência interna do SpaceFox, modelo derivado do hatch Fox e com um projeto mais atual. Tanto que a perua foi o único modelo da família Gol a não ganhar uma nova geração sobre a base do Polo e saiu de cena em 2012. Foram fabricadas mais de 920 mil unidades desse modelo. 

Volkswagen Parati Surf

10. Polo – 58 mil unidades

O Volkswagen Polo tem conquistado os brasileiros e é considerado um dos melhores carros Volkswagen. É o veículo novo mais vendido no primeiro semestre de 2024, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram quase 58 mil unidades comercializadas durante o período. 

A primeira geração desse modelo ocorreu entre 1975 e 1981 na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha e era conhecida como Volkswagen Derby.

No Brasil, ele chegou ao mercado em 2002 e inaugurou a categoria de compactos premium no mercado brasileiro. 

11. T-Cross- 40 mil unidades

O T-Cross está entre os SUVs mais vendidos no Brasil e é um dos top carros Volkswagen. No primeiro semestre de 2024, o modelo teve quase 40 mil unidades emplacadas. Ele começou a ser comercializado em 2018. 

Ele é considerado um SUV compacto e a Volkswagen reestilizou o modelo para manter a liderança. O SUV tem uma lista de equipamentos equilibrada e se destaca em relação a desempenho, ergonomia, consumo e espaço interno. 

Quais são as características principais desses carros?

Cada modelo da Volkswagen tem suas particularidades, mas todos compartilham alguns aspectos essenciais que os tornaram populares. Entre as características principais, podemos destacar:

  • Design moderno e funcional: os veículos da Volkswagen são conhecidos por unir estilo e praticidade, atraindo consumidores que valorizam a estética e a eficiência.
  • Segurança avançada: a marca investe fortemente em tecnologia de segurança, com itens como controle de estabilidade, frenagem automática e diversos airbags de série.
  • Tecnologia embarcada: com sistemas de entretenimento modernos, conectividade via Apple CarPlay e Android Auto e painéis digitais, os carros da Volkswagen proporcionam uma experiência conectada.
  • Durabilidade e confiabilidade: são veículos que se destacam pela resistência e robustez, características importantes para os consumidores que buscam um carro durável.

Qual é o consumo de combustível dos carros listados?

O consumo de combustível é uma das maiores preocupações dos motoristas brasileiros. Cada modelo entre os carros mais vendidos da Volkswagen tem uma média de consumo, que pode variar muito conforme o estilo de condução, revisões de manutenção e até locais onde o veículo mais roda. 

Mas falando de estimativa, daqueles que ainda são fabricados, nos modelos 1.0, o Polo aspirado, abastecido com etanol, faz uma média de 8,5 km/l na cidade, enquanto na estrada chega a 12,5 km/l. Já o T-Cross 1.0 turbo automático com gasolina pode chegar a 11 km/l na cidade e 14km/l na estrada.

Quais são os prós e contras de cada modelo? 

Cada carro possui seus pontos fortes e desafios. Entenda melhor sobre os aspectos nos modelos que listamos:

Gol 

Prós: histórico de confiabilidade, sendo um dos carros mais vendidos no Brasil; bom custo-benefício para quem busca um veículo usado e manutenção fácil, além de peças acessíveis.
Contras: tecnologia mais antiga em comparação aos modelos atuais; alguns modelos têm um acabamento interno mais simples, faltam recursos de segurança em versões mais antigas.

Fusca

Prós: ícone de nostalgia e robustez, além de ser fácil de manter; resistente e com baixo custo de manutenção e forte mercado entre colecionadores.
Contras: baixo conforto e espaço interno, além de ser um carro com tecnologia ultrapassada; consumo de combustível elevado para os padrões atuais e pouca segurança, sem airbags ou sistemas de segurança modernos.

Polo

Prós: tecnologia moderna e acabamento de boa qualidade; consumo de combustível equilibrado para um compacto premium e bom desempenho e dirigibilidade nas estradas e cidades.
Contras: preço de compra e manutenção mais elevados que alguns concorrentes e pode ser considerado compacto demais para famílias maiores.

Kombi

Prós: espaço interno amplo, ideal para transporte de cargas e passageiros, grande valor sentimental para muitos, sendo um ícone no Brasil e boa durabilidade e resistência.
Contras: tecnologia ultrapassada e baixo nível de conforto; consumo de combustível elevado e baixa eficiência em viagens longas e segurança limitada, com poucos recursos modernos.

Voyage

Prós: bom espaço interno, principalmente no porta-malas; confiabilidade mecânica e custo de manutenção acessível e versátil tanto para a cidade quanto para viagens.
Contras: design mais simples, sem grandes inovações estéticas; equipamentos de série menos competitivos em comparação com sedãs mais recentes e versões mais antigas carecem de tecnologia e itens de segurança.

Saveiro

Prós: ideal para quem busca um carro utilitário com bom desempenho; baixo custo de manutenção e alta durabilidade e versátil para trabalho e lazer, com boa capacidade de carga.
Contras: conforto limitado em comparação a outros veículos da mesma categoria, não é a opção mais econômica em termos de combustível e preço elevado nas versões mais equipadas.

Parati

Prós: amplo espaço interno e versatilidade, sendo ideal para famílias; boa dirigibilidade e durabilidade mecânica e valor acessível no mercado de seminovos.
Contras: Saiu de linha, o que pode dificultar a reposição de peças no futuro, design desatualizado e tecnologias mais antigas e menos eficientes no consumo de combustível em relação a modelos mais novos.

T-Cross

Prós: tecnologia moderna e ótima lista de equipamentos de série; desempenho eficiente e bom consumo de combustível para um SUV compacto e segurança de alto nível, com vários sistemas de assistência ao motorista.
Contras: preço elevado tanto para compra quanto para manutenção; pode ser considerado pequeno para famílias que buscam mais espaço interno e concorrência acirrada com outros SUVs compactos no mercado.

Fox

Prós: compacto, mas com bom aproveitamento de espaço interno; dirigibilidade ágil e econômica para uso urbano e manutenção de baixo custo e peças acessíveis.
Contras: Design e acabamento considerados simples em versões mais antigas; poucos itens de série nas versões de entrada e saída de linha, o que pode complicar a reposição de peças no futuro.

Golf

Prós: excelente desempenho e dirigibilidade, com motorização potente; interior de alta qualidade e tecnologia avançada e segurança de ponta, com múltiplos recursos de assistência.
Contras: custo elevado tanto para aquisição quanto para manutenção; pode ser considerado pequeno para quem busca mais espaço interno e desvalorização mais acentuada devido à saída de algumas versões no mercado brasileiro.

Qual é o custo de manutenção dos carros Volks?

O custo de manutenção é um fator essencial ao considerar a compra de um carro. A Volkswagen é conhecida por oferecer veículos de manutenção acessível, especialmente em seus modelos mais populares, como o Gol e o Polo. 

A média de custo para revisões periódicas varia conforme o modelo, mas é possível estimar valores que começam em torno de R$ 500 para revisões básicas e podem chegar até R$ 1.500 para modelos mais avançados como o T-Cross.

Além disso, a disponibilidade de peças da Volkswagen é ampla, o que ajuda a manter o custo de manutenção controlado.

Quais são as opções de financiamento para esses carros?

As opções de financiamento para carros Volkswagens é a mesma que para qualquer outro, podem ser feitas com financiadoras ou bancos por meio de um pagamento de entrada e parcelamento com juros, perante aprovação. 

Quais são os benefícios de escolher um carro da Volkswagen?

Optar por um carro da Volkswagen traz diversas vantagens. A marca é sinônimo de:

  • Confiabilidade: com mais de 70 anos de presença no Brasil, a Volkswagen construiu uma reputação sólida de veículos duráveis;
  • Baixa depreciação: os carros da Volkswagen são valorizados no mercado de usados e seminovos, representando um excelente custo-benefício para quem quer revender ou trocar de carro;
  • Tecnologia de ponta: a marca investe em sistemas de segurança, conectividade e motorização eficiente.

Como vender um carro antigo para investir em um carro da Volkswagen?

Se você está pensando em trocar seu carro antigo por um modelo mais recente da Volkswagen, há várias maneiras de fazer isso. Avaliar o valor de mercado do seu carro atual é o primeiro passo importante. Use fontes confiáveis, como a InstaCarro, para ter uma ideia do preço justo. 

Além disso, considere os aspectos do carro que podem influenciar na negociação, como estado de conservação, quilometragem e histórico de manutenção.

Após a avaliação, uma das opções é vender o carro de forma particular ou em concessionárias especializadas, onde você pode negociar diretamente o valor. Esse processo pode ser mais demorado, mas oferece maior controle sobre o preço final. 

Outra opção é optar por um sistema de troca com uma concessionária que venda veículos da Volkswagen. Nesse caso, seu carro pode servir como parte do pagamento de um novo modelo.

Utilizar de sites e plataformas onlines para essa finalidade é outra opção que pode ser bastante prática e vantajosa. 

Onde encontrar esses carros à venda?

Se você está interessado em adquirir um Volkswagen, a InstaCarro é o lugar certo. Nossa plataforma facilita a compra e venda de carros, conectando vendedores e compradores de forma rápida e segura. 

Além disso, oferecemos avaliações precisas e a garantia de um processo simples para quem quer fazer um bom negócio, seja para vender seu carro antigo ou investir em um novo modelo.

Posts relacionados

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

O novo Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral, motor elétrico de 292 cv e autonomia de até…
Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Recuperar carros batidos para venda envolve analisar o custo-benefício da reparação. Para isso, é preciso avaliar danos, valores de mercado…
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Após sete anos de hiato, o retorno do icônico evento automotivo será entre 22 de novembro e 1° de dezembro…

2 Comments

  1. Robert Teixeira da Silva

    Adorei a matéria ! Parabéns pelo excelente trabalho . Essa matéria foi feita em que ano , desculpe a pergunta .

    1. Fernando Naccari

      Oi, Robert! Muito obrigado pelo comentário. Essa matéria é de fevereiro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *