Compactos Chevrolet Prisma e Renault Sandero encabeçam a relação de carros que mais subiram de preço na InstaCarro, ou seja, na hora de vender, o proprietário está ganhando mais na venda.
O mercado de carros usados e seminovos fechou julho com um total de 1.061.013 automóveis de passeio e comerciais leves comercializados, aponta um levantamento feito pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Alta de 6,83% na comparação com o mês anterior e um avanço de 27,22% na comparação com o mesmo período de 2020.
Dentro deste cenário, a InstaCarro fez um levantamento dos carros que mais valorizaram em julho em relação ao mês anterior. A comparação foi feita com base no porcentual do valor médio de negociação de cada modelo em relação à tabela Fipe.
Carros que mais subiram de preço na InstaCarro
Chevrolet Prisma
O sedã compacto Chevrolet Prisma foi lançado em 2006. Inicialmente a variação sedã do hatch Celta, em 2013 o modelo ganhou uma nova geração e passou a ser baseado no 1º Onix. Atualmente, segue vivo com o nome de Joy Plus, como o sedã mais barato da marca da gravata no mercado brasileiro.
Carro que menos desvaloriza no levantamento da InstaCarro, o Prisma fechou julho com uma valorização de 47,59%, sendo comercializado em média a 91,83% do valor da Fipe.
Renault Sandero
Representante da Renault no segmento dos hatches compactos, o Sandero está em sua 2ª geração e está presente no mercado brasileiro desde 2007. Atualmente, é comercializado apenas na versão única Zen, com motor 1.0 12V e preço de tabela de R$ 71.390.
Mas no mercado de carros usados não faltam opções de boas unidades com o motor 1.6 de 118 cv e com os câmbios automáticos CVT e o automatizado Easy’R. O bom custo-benefício do modelo ajuda a explicar a sua subida de preço (valorização) de 22,19%. Em julho, o modelo foi negociado em média a 80,12% do valor da Fipe.
Ford EcoSport
Criador do segmento dos SUVs compactos no Brasil, o Ford EcoSport foi lançado em 2003 e seguiu em produção em sua 2ª geração até janeiro deste ano, quando a marca do oval surpreendeu o público com o anúncio do fechamento das suas fábricas no país.
Passado o susto inicial, o EcoSport parece estar recuperando a sua posição no mercado. O SUV fechou julho com uma valorização de 19,78% na comparação, fechando julho negociado em média a 78,48% do valor da Fipe.
Ford Focus
O modelo médio Ford Focus foi lançado no Brasil em 2000. Substituto do Escort, foi produzido na Argentina até 2019, sendo comercializado neste período nas variações sedã e hatch de cinco portas.
Mas ainda é lembrado como uma boa opção para quem busca um carro que garanta a satisfação ao dirigir. O Focus figura nesta relação dos carros que menos desvalorizam com uma valorização de 17,04% em julho, quando foi comercializado na InstaCarro em média a 68,41% do valor da Fipe.
Volkswagen Polo
Lançado inicialmente como o sedã argentino Polo Classic em 1997, o Volkswagen Polo começou a ser produzido em 2002 no Brasil, na 4ª geração, que durou até 2014. A produção do modelo foi reiniciada em 2017, com a 6ª geração.
Com valorização de 12,93% em julho, o Volkswagen Polo fechou o mês passado na InstaCarro sendo negociado em média a 2,31% acima do valor da Fipe.