Como funciona o comércio de carros nos Estados Unidos?
aperto de mão fechando negocio

Como funciona o comércio de carros nos Estados Unidos?

O mercado brasileiro, em geral, é diretamente influenciado pelo mercado de outros países.  Isso acontece porque as tendências, inovações e facilidades são produzidas e aperfeiçoadas em outras regiões e só depois são repassados para as suas filiais nas demais localidades.

Com o mercado de carros não é diferente. Os Estados Unidos, uma das maiores potências mundiais, foi o pivô de muitas alterações em relação a como se comporta o mercado auto no Brasil.

cta blog venda seu carro

Porém existem algumas peculiaridades na compra de carros nos Estados Unidos que funciona um pouco diferente daqui. Ficou curioso? Vamos destacar alguns pontos sobre a compra e venda de carros nos Estados Unidos: 

Leasing de carros

No leasing, os bancos ou empresas que fazem esse serviço oferecem um veículo ao seu cliente para que ele possa utilizá-lo pagando apenas um valor mensal por um determinado número de meses.

Porém a particularidade desse tipo de negociação está no preço das mensalidades, que acabam tendo um valor muito abaixo do padrão brasileiro. Até mesmo em carros mais luxuosos. Já pensou sair por aí com um luxuoso da BMW ou da Mercedes Benz pagando uma baixa mensalidade?

A resposta para essa diferença se dá pelo fato de que você não pagará o valor integral do carro em parcelas/mensalidade, mas apenas o valor da depreciação do período em que você o utilizou, juntamente com o acréscimo de impostos, taxas e juros.

Leilões

Na terra do Tio Sam, não é possível que consumidores participem de leilões por atacado, onde é possível comprar mais de um automóvel por vez. O problema é que carros novos e melhor conservados não são leiloados para pessoas físicas, apenas para os eventos destinados a concessionários e agentes designados.

Atualmente, empresas desenvolveram um novo método para que consumidores possam adquirir carros novos nesses leilões, porém de forma indireta. Em uma plataforma online, o cliente escolhe o veículo que quer adquirir, e então a revendedora responsável arremata esse automóvel e o entrega ao cliente já no próximo dia.

Esse tipo de negociação conta com algumas desvantagens, como a falta de garantia. É feita apenas uma averiguação prévia para conferir se o carro está em boas condições de uso.

Carros mais vendidos nos Estados Unidos

Além do mercado e das formas de se adquirir um veículo, as preferências dos consumidores americanos também é bastante diferente dos motoristas tupiniquins. Lá modelos de picapes e SUVs foram as mais vendidas no ano de 2017.

O modelo mais vendido deste ano foi a Ford F-Series, uma picape de porte grande, com quase 500 mil unidades vendidas.

Um dos motivos do seu sucesso é que ela é altamente personalizável: conta com quatro motores disponíveis, vários tipos de cabines, versões e inúmeros acessórios e opcionais. Seus preços podem variar entre U$ 25 800 a U$ 63 690, tudo depende do tipo de picape que escolher.

Na categoria dos SUVs, temos o Nissan Rogue como um dos mais vendidos, com mais de 228 mil unidades distribuídas. Carros híbridos também possuem seu destaque.

Esse tipo de veículo é uma de junção das características de carros de passeio e esportivo, assim eles conseguem ter um bom desempenho em diferentes terrenos, além de dar ao motorista conforto, espaço e versatilidade.

Diferença entre os preços de carros do Brasil e dos EUA

Como você já deve imaginar, os automóveis vendidos na América do Norte acabam sendo, no mínimo, 50% mais baratos do que os comercializados no Brasil. É preciso lembrar que alguns impostos, como o IPVA, não existem nos Estados Unidos. O único imposto cobrado sobre veículos dificilmente ultrapassa os 6%.

Além do imposto, é necessário pagar uma taxa referente a sua placa de trânsito, custando em média 300 dólares. A numeração das placas não é necessariamente uma identificação do veículo, mas do proprietário, sendo comum a transferência da numeração e placa no momento da troca do automóvel.

Tendo como exemplo um Mustang, que sairia por aqui na faixa de 223 mil reais, fica em torno de 99 mil reais nos Estados Unidos. O mesmo modelo, financiado em 60x no Brasil, ficaria no total de R$ 339 mil, e R$ 128 mil nos EUA nas mesmas condições.

Entretanto os juros de financiamento de veículos nos Estados Unidos acabam sendo maiores, isso porque há um risco maior das instituições financeiras sofrerem o chamado “calote”. Além disso, o interessado no financiamento precisa comprovar que possui trabalho fixo, conta bancária no país e residência fixa.

Também pode ficar mais caro fazer reparos no seu carro, já que a mão de obra lá é melhor remunerada, com uma diferença média de 80 reais de ganhos por hora.

Com relação ao seguro, os carros americanos são obrigados a terem seguro contra acidentes e terceiros. Pela lei americana, um veículo sem seguro que se envolve em qualquer acidente que cause danos superiores a U$ 500,00 deverá arcar com todo o prejuízo causado e o motorista pode até mesmo ser preso.

Vale lembrar que as leis de trânsito por lá variam de acordo com o estado. Ou seja, as exigências e leis para o carro na Califórnia não são as mesmas da Flórida.

Formas de pagamento no comércio de carros nos Estados Unidos

É possível comprar um carro novo tanto em dinheiro quanto em crédito. Para conseguir usufruir do sistema de crédito, você precisá ter bom credit score, sendo um bom consumidor, tendo uma boa renda e realizando seus pagamentos em dia.

Para a compra de modelos usados, é bastante comum locais oferecem o chamado “buy here, pay here”, no qual pessoas com baixa pontuação podem comprar automóveis, tanto por crédito ou com pagamento em dinheiro, o que é mais comum. Entretanto o cliente não terá qualquer tipo de garantia.

As diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil passam longe de serem apenas em relação ao idioma. Culturalmente, eles buscam beneficiar os bons pagadores, além de oferecerem preços menores e mais justos para os motoristas.

Caso pense em realizar uma compra no comércio de carros nos Estados Unidos, confira no CarFax a situação de todos os modelos que estiver interessado, principalmente os usados. Assim, você poderá consultar todo o histórico do veículo e descobrir se há pagamentos pendentes ou acidentes.

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do nosso blog!

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

2 Comments

  1. Diego

    Boa noite
    Sou deficiente físico tem loja especializada em adaptação de veículos para esse público em orlando. ??

  2. Ana Paula Bispo Patrocinio

    a América da poder de barganha para os clientes,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *