Carros mais vendidos: conheça a lista dos mais vendidos por categoria
carros estacionados

Carros mais vendidos: conheça a lista dos mais vendidos por categoria

Em 2017 o mercado automobilístico venceu a crise e mostrou recuperação no Brasil, vendendo 2.239.403 veículos novos, segundo os dados do levantamento acumulado de janeiro a dezembro de 2017 feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A contagem leva em consideração automóveis, picapes, furgões, caminhões e ônibus. Dentre as categorias, os hatches permaneceram no topo da preferência do consumidor. Os SUV’s superaram os modelos de entrada e alcançaram a segunda colocação entre os carros mais vendidos por categorias. 

cta blog venda seu carro

Hatches

Conhecidos por serem econômicos e possuir um carroceria dividida entre cabine de passageiros acoplada ao porta malas e compartilhamento do motor à frente, os hatchs vem ganhando o gosto dos consumidores.

Desde 2015 o Chevrolet Onix é o carro mais vendido do país. Em 2017 foram 188.654 unidades vendidas, quase o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20. Atrás deles vieram Ford Ka e Volkswagen Gol.

Líder de vendas em 2014 e entre os carros populares mais vendidos, o Fiat Palio saiu de linha e teve participação tímida em seu último ano. Seu substituto, o Argo, vendeu 27.925 de setembro até dezembro, contra 20.138 unidades do Palio.

SUV’s

Feitos para andar na terra,  porém conquistaram o asfalto brasileiro. Os SUV’s atraíram os consumidores e a venda dos jipinhos cresceu de forma significativa em 2017, estando entre os carros mais vendidos no Brasil.

Eles chegaram a 22,3% do volume de veículos comercializados no país, alcançando a segunda colocação nas categorias. Foram quase 60 mil unidades vendidas a mais do que em 2016.

O Jeep Compass obteve o maior volume de vendas no ano de 2016, com 49.187 carros vendidos e levando, nesta categoria, o título de carro mais vendido no Brasil, contra 47.775 do ex-líder Honda HR-V, que caiu 14% em relação a 2016.

Sedãs

Utilizado por frotistas e por famílias, os sedãs ainda acumulam bom volume de vendas no mercado brasileiro.

Tanto os sedãs compactos quanto os sedãs médios apresentaram novidades e enfrentaram a concorrência de representantes de outras categorias. Vamos ver o desempenho de vendas desses carros no último ano?

Sedãs pequenos

Os sedãs pequenos perderam cerca de 2% de mercado em 2016, numa tendência que deve permanecer para os próximos anos. Quinto colocado geral de vendas, com 68.988 unidades, o Chevrolet Prisma foi o sedã pequeno mais comercializado do país.

Na segunda colocação da categoria veio o Volkswagen Voyage, com 40.822 emplacamentos. Em terceiro, o Hyundai HB20S, com 32.232 unidades, e em quarto o Toyota Etios comercializou 31.395.

Em 2018, dois novos sedãs chegaram para balançar a categoria e pegar a fatia diante dos concorrentes. O Volkswagen Virtus, derivado do Polo e o Fiat Cronos, derivado do hatch Argo.

Sedãs médios

Os médios passaram a concorrer com os SUV’s pela preferência dos consumidores e o crescimento de vendas registrado em 2017 foi de apenas 3,7%, deixando os sedãs fora da lista que classifica os carros mais vendidos em 2017.

Picapes

Com o passar dos anos elas deixaram de ser apenas carros voltados para carregar o peso e passaram a ser sinônimo também de conforto.

Em 2017 foram vendidos 50.723 Fiat Toro, um número relativamente próximo ao da líder geral da categoria picape, a Fiat Strada. Por outro lado, a Oroch perdeu bastante no volume de vendas ao comercializar 11.047 veículos.

Já entre as médias, a Toyota Hilux permaneceu à frente da Chevrolet S10 no total de vendas em 2017. O modelo da fabricante japonesa comercializou 34.368 unidades, contra 30.438 do modelo da Chevrolet, que comercializou 9,5% a mais em relação ao ano de 2016.

E aí, curtiu ver quais os modelos de carro mais vendido do Brasil por categorias no ano de 2017? Conta pra gente nos comentários e comente qual em sua opinião deveria estar nessa lista.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *