Pensa em comprar um carro mas não abre mão da segurança? Confira qual é o resultado de crash test dos carros mais vendidos do Brasil.
A segurança é um fator importante na hora de trocar de carro? Pois vale a pena então conferir os resultados do Latin NCap, que avalia a segurança dos carros mais vendidos na América Latina.
Em uma escala que vai de zero a cinco, a organização independente avalia de tempos em tempos a segurança dos carros vendidos no mercado automotivo brasileiro.
Confira a seguir os resultados de crash test dos carros de passeio mais vendidos do Brasil no Latin NCap. Os modelos foram selecionados de acordo com o ranking de carros 0 km mais vendidos em novembro.
Chevrolet Onix
Avaliado em 2019, o Chevrolet Onix obteve cinco estrelas na proteção para ocupante adulto e infantil no padrão de crash test do Latin NCap na época.
A proteção da cabeça do motorista é adequada, enquanto a do passageiro é boa. Assim como a proteção ao pescoço de ambos os ocupantes.
Quanto ao peito do motorista e do passageiro, o modelo possui boa proteção, mas os joelhos do motorista e do passageiro apresentaram apenas proteção marginal, pois são expostos a estruturas perigosas atrás do painel.
Em batidas laterais, a proteção para cabeça, abdômen e pelve é boa, além de uma proteção adequada para o tórax. No impacto lateral de poste, a proteção foi igualmente boa para cabeça, abdômen e pelve, porém fraca para o peito.
O hatch ganhou pontos ainda por contar com controle eletrônico de estabilidade e seis airbags em todas as configurações.
Chevrolet Onix Plus
Sedã mais vendidos em novembro, o Chevrolet Onix Plus obteve uma pontuação muito próxima do hatch em sua avaliação realizada em 2019.
Em caso de batidas laterais, houve boa proteção para cabeça, abdômen e pelve, além de uma proteção adequada para o tórax. No impacto lateral de poste, a proteção foi igualmente boa para cabeça, abdômen e pelve, porém fraca para o peito.
Quando falamos de tecnologia, o Controle Eletrônico de Estabilidade atendeu aos requisitos regulamentares do Latin NCAP. A presença do lembrete de uso do cinto de segurança para todos os ocupantes também ajudou a garantir as cinco estrelas.
Fiat Argo
O Fiat Argo foi avaliado em uma das baterias de crash test mais recentes do Latin NCap. O hatch compacto obteve zero estrela na proteção aos ocupantes.
No impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção proporcionada ao tórax do motorista foi marginal, enquanto a proteção ao peito do passageiro foi boa.
Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção marginal, por conta do risco de impacto com estruturas perigosas atrás do painel. As canelas do motorista receberam proteção boa e adequada e as do passageiro receberam proteção adequada. Mas a estrutura do habitáculo não é capaz de suportar cargas maiores.
No impacto lateral: o abdômen e a pelve obtiveram boa proteção, enquanto o tórax ofereceu proteção fraca e a cabeça, pobre. Já os bancos ofereceram proteção pobre contra o efeito chicote. Outro ponto negativo foi a ausência do controle de estabilidade e dos airbags laterais como item de série.
Volkswagen Gol
Avaliado em 2010 pelo Latin NCap, o Volkswagen Gol obteve três estrelas na proteção do ocupante adulto e duas estrelas no ocupante infantil. Mas, vale destacar, o teste tinha regras menos rígidos.
Os airbags do motorista e do ocupante da frente ofereceram uma boa proteção à cabeça. A proteção do peito do motorista é marginal. O teste flagrou ainda estruturas perigosas na área do painel que poderiam impactar nos joelhos do ocupante.
A proteção da parte baixa das pernas do motorista foi pobre, devido aos altos níveis de deslocamento dos pedais e a atuação do compartimento para os pés e o chão.
Vale destacar que, de lá para cá, o Gol ganhou as fixações Isofix para assentos infantis, que estavam indisponíveis no carro avaliado.
Hyundai Creta
Avaliado no Latin NCap pela última vez em dezembro de 2015, o Hyundai Creta obteve quatro estrelas para adultos e três para crianças.
Na época, foram notadas que as cabeças do motorista e do acompanhante eram bem protegidas pelos airbags no impacto frontal.
Já o peito do motorista e do acompanhante receberam proteção adequada. As áreas dos joelhos do motorista e do acompanhante não mostraram estruturas críticas. A carroceria foi qualificada estável, sendo capaz de suportar maiores cargas.