Você ama carros Porsche? Mesmo assim, com certeza você nunca ouviu falar sobre estas 10 curiosidades incríveis sobre o modelo.
Será que você sabe tudo mesmo sobre carros Porsche? Conhece quem foram seus fundadores? E as aparições do modelo no cinema? E que uma prisão causou uma grande mudança no design dos automóveis?
A Porsche é uma montadora que vem à cabeça de muita gente que imagina modelos estilosos e icônicos. Com suas curvas características e compromisso com inovação, ela tem uma importância gigantesca no mercado.
Mesmo quem é um entusiasta dos carros Porsche pode não saber de várias curiosidades bem interessantes sobre a empresa e seus modelos. Afinal, são muitas décadas de história tão rica no meio automobilístico.
Veja a seguir as 10 principais curiosidades sobre carros Porsche que você provavelmente não conhecia.
1. O trio de fundadores
A Porsche é uma criação do engenheiro Ferdinand Porsche e os amigos Adolf Rosenberger e Anton Piëch. A princípio, eles trabalhavam apenas com o desenvolvimento de motores e consultoria, tendo a maioria dos contratos vindos do governo alemão.
Ferdinand já tinha bastante experiência com engenharia automotiva, fazendo carreira na austro-húngara Austro-Daimler. Antes de tudo, havia trabalhado na Jakob Lohner & Company com a fabricação de veículos para a monarquia.
Já Adolf Rosenberger era um entusiasta de velocidade, tendo experiência com corridas usando carros Mercedes e Benz nos anos 1920. Por fim, Anton Piëch era genro de Ferdinand e integrou o quadro de fundadores.
2. Ingresso na Fórmula 1
Os carros Porsche marcaram presença no que hoje seria a Fórmula 1 no século passado. Dessa forma, a empresa colaborou com a italiana Cisitalia no desenvolvimento do Typ 360, uma máquina de corrida criada sob as especificações do Grand Prix da época.
O Typ 360 tinha um design alinhado com as escolhas da Porsche na época, além de trazer uma inovação: a tração integral. Assim, o piloto podia enviar 50% da potência do veículo para as rodas da frente sem o risco de perder fricção.
Infelizmente, o Typ 360 nem chegou a ganhar as pistas do Grand Prix. Afinal, a Cistalia faliu antes que isso pudesse acontecer.
3. Aparições em filmes do 007
Dada a importância dos carros Porsche no contexto automobilístico, é natural que eles tenham marcado presença em filmes do 007. Afinal, sabemos que James Bond é um grande aficionado por carros de modelos altamente sofisticados nas telas.
A primeira vez que vimos um automóvel da Porsche em um filme de James Bond foi em “007 – Na Mira Dos Assassinos”, de 1985. Ou seja, o modelo Porsche 928 S aparece estacionado ao lado do carro do agente secreto no Château de Chantilly.
Um modelo raro também marcou presença em um filme de James Bond. Por exemplo, é o caso do Porsche 959, do qual apenas 345 foram fabricados, que aparece em “007 – Contra Spectre” em uma cena em Roma.
4. Prisão na Segunda Guerra
Tendo fábricas em solo alemão, a Porsche foi ocupada por soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Só que as coisas não pararam por aí.
Ferdinand Porsche foi apontado como suspeito de crimes de guerra e ficou preso por 20 meses até sair da cadeia por falta de provas. No entanto, isso acabou sendo o catalisador de uma importante mudança na Porsche.
Afinal, durante esse período que Ferdinand estava preso, seus filhos assumiram o controle do setor de engenharia e criaram o que viria a ser o Porsche 356. A princípio, a ideia era ter um Beetle esportivo com dois assentos, o que se tornou a base para a influência do design da Porsche até hoje.
5. O poder do comediante
O comediante Jerry Seinfeld, famoso pela sua série de televisão e carreira no stand-up, é um grande entusiasta de carros. Por exemplo, é claro, está o amor pelos Porsche.
Tanto que, em 2016, ele ganhou as manchetes por leiloar um total de 15 carros Porsche por US$ 22 milhões. Além disso, segundo o que se noticiou na época, a ideia dele era diminuir um pouco sua coleção e deixar apenas seus modelos mais prediletos.
Antes disso, vários modelos Porsche já apareceram na série dele “Comedians in Cars Getting Coffee”. Aliás, um destaque é o Porsche 356, de 1949, em que ele entrevistou o também comediante Jay Leno.
6. O primeiro carro híbrido
Você sabia que Ferdinand Porsche desenvolveu o primeiro veículo híbrido da história? E isso aconteceu há mais de 100 anos, em 1899, muito antes da atual febre por esse tipo de automóvel.
O veículo era movido a baterias de chumbo ácido com um gerador embutido. Com isso, conseguia atingir uma velocidade relativamente adequada para o ambiente urbano, tendo um máximo de 50 km/h.
Na época, Ferdinand tinha apenas 25 anos e criou o projeto com o objetivo de apresentá-lo na Exposição Universal de 1900, em Paris. Ele ganhou o prêmio de invenção mais inovadora da exposição.
7. As origens do cavalo
Quem já viu o logo da Porsche provavelmente já se familiarizou com o icônico cavalo galopante que aparece nele. Por isso, certamente já o associou com o símbolo da Ferrari, que tem o mesmo animal em destaque.
Longe de ser somente um detalhe resultante do amor de seus fundadores pelo animal, na verdade ambos são uma referência a Stuttgart. Ou seja, é a capital do estado alemão de Baden-Württemberg, onde está o quartel-general da Porsche.
Já a Ferrari se inspirou no símbolo usado por um corredor famoso da época, o Conde Francesco Baracca. Então, fazia uma homenagem à cidade de Stuttgart em suas disputas em quatro rodas.
8. O Porsche 901
O Porsche 911 é provavelmente um dos modelos mais importantes da história da montadora. E ele quase teve outro número em seu nome, se não fosse pela interferência da Peugeot.
Isso porque, no início dos anos 1960, a Porsche começou a desenvolver o sucessor do 356, que seria 901. Só que, na apresentação do modelo no Paris Auto Salon de 1964, a Peugeot alegou que tinha propriedade sobre nomes de três dígitos com 0 no meio.
Assim, a Porsche foi obrigada a mudar o nome do 901 para 911. Além disso, poucos modelos chegaram a sair da fábrica com o nome de 901, sendo altamente raros.
9. Ingresso em um novo mercado
O Porsche Cayenne é um modelo SUV que inseriu a montadora em um mercado que ela até então não explorava. Então, foi fundamental para que a marca alcançasse um patamar mais sustentável em suas finanças.
Até então, a Porsche era sinônimo de velocidade e carros esportivos, sendo a queridinha entre os amantes desse segmento. Já quem precisava levar os filhos à escola raramente pensava na marca na hora de comprar um carro.
Isso mudou com a introdução do Cayenne no mercado. Sendo assim, contribuiu para que a empresa pudesse viabilizar seus projetos mais ousados, como o Carrera GT e o 918 Spyder.
10. Veículo de polícia
Não, não estamos falando do fato do Porsche 911 ter o mesmo número de emergência norte-americano. Na verdade, nos anos 1960, a polícia holandesa utilizava o modelo Porsche 356 para as suas viaturas.
No entanto, apenas 10 unidades foram entregues ao governo holandês, que foram os últimos fabricados pela montadora. Dessa forma, a força policial da Holanda também chegou a dirigir Porsches 911, o que reforça essa relação inusitada.
Aliás, um dos 356 policiais teve um leilão em 2014 com um preço estimado entre € 140 e 200 mil.