Ford Landau: a história de um dos carros V8 mais famosos do Brasil
ford landau

Ford Landau: a história de um dos carros V8 mais famosos do Brasil

Grande carro ou um carro grande? Conheça a história do Ford Landau, um dos automóveis mais luxuosos feitos pela marca americana no Brasil

Quando o assunto era carro presidencial ou um automóvel de luxo para levar altos executivos, uma escolha quase padrão no Brasil dos anos 1970 era o Ford Landau, sedã que foi um dos carros mais luxuosos já produzidos pela marca americana no mercado automotivo brasileiro.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

O Landau nasceu a partir do Galaxie. Modelo lançado por aqui em 1967, o sedã grande com motor V8 foi o primeiro carro de passeio produzido pela Ford no Brasil.

Idêntico ao modelo vendido nos Estados Unidos entre 1965 e 1968, o modelo chamava atenção pelo luxo e por ser, em seu lançamento, um dos raros automóveis brasileiros da época em sintonia com o carro oferecido no exterior.

Mas o nome Ford Landau veio só em 1976, quando o modelo passou pela sua primeira e única grade reestilização, incorporando novas dianteiras e traseiras exclusivas que passaram a diferenciar o carro brasileiro do modelo americano.

Características do Ford Landau

ford landau

Antes de virar Ford Landau, o nome foi usado pela primeira vez em 1971 na versão LTD Landau do Galaxie. Lançada para ser a versão mais sofisticada da linha, traz detalhes como adorno no capô e novas calotas herdados dos Lincoln americanos e o teto de vinil com o vidro traseiro de dimensões reduzidas.

Em 1976, a linha Galaxie passou a ser dividida em três níveis de acabamento: o de entrada Galaxie 500, o intermediário LTD e o topo de linha Landau, que mantinha o acabamento com materiais exclusivos e o vidro traseiro reduzido, o que fez com que o modelo passasse a ser conhecido como Ford Landau.

Grandalhão para os padrões da época e os atuais, o Landau tem 5,413 metros de comprimento, 1,999 m de largura, 1,412 m de altura e 3,020 m de entre-eixos. Para se ter uma ideia, o modelo é maior do que uma picape Chevrolet S10 cabine dupla, um dos maiores automóveis feitos atualmente no Brasil.

A largura é o principal ponto forte da cabine do Landau, que tem um porta-malas de 400 litros. Já o peso do conjunto era de mais de 1.800 kg. Para carregar toda essa lata, o modelo saía de fábrica com um motor 4.9 V8 a gasolina ou etanol de 199 cv (potência bruta, 154 cv líquidos), que podia ser combinado a um câmbio manual ou automático de três marchas.

Interior e equipamentos

ford landau

Em maio de 1982, o Ford Landau a álcool era comercializado por CR$ 4.313.260. Valor que corrigido pelo IPCA equivale a atuais R$ 257.000 e mostra como o sedã V8 era um carro para poucos.

O ponto forte do Landau era o acabamento interno com tecidos e materiais de acabamento de luxo. A lista de equipamentos também trazia itens raros nos carros brasileiros da época, como direção hidráulica e rádio (com toca-fitas a partir de 1978). Mas o ar-condicionado era um equipamento opcional, enquanto os vidros elétricos nunca foram oferecidos no modelo.

A produção do Landau seguiu até o início de 1983, quando a Ford anunciou o fim da produção da linha Galaxie após uma produção total de cerca de 78.000 unidades. O seu espaço acabou ocupado na linha pelo menor e mais econômico Ford Del Rey.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *