Conheça a Great Wall, chinesa que chega ao Brasil em 2022
great wall haval h6

Conheça a Great Wall, chinesa que chega ao Brasil em 2022

Grupo Great Wall, que comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), tem cinco marcas e deve desembarcar com SUVs no Brasil.

Saem de cena os Classe C e GLA e chegam os SUVs da chinesa Haval. A marca pertence ao grupo automotivo chinês Great Wall Motors, que em agosto confirmou a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).

cta blog venda seu carro

A unidade industrial deve começar a operar em 2023. Segundo a Great Wall Motors, após as obras de revitalização das instalações, o complexo irá empregar cerca de 2 mil pessoas. E terá capacidade de produzir até 100 mil carros/ano para o mercado automotivo brasileiro e de exportação.

SUVs para o Brasil

great wall haval jolion 56

Antes disso, a empresa deve desembarcar em 2022 com veículos importados da China. É aí que entra a Haval, marca da Great Wall focada na produção de SUVs compactos e médios.

Os modelos escolhidos para a estreia da empresa no Brasil deverão ser o H6 e o Jolion. Ambos carros de visual caprichado por dentro e por fora.

O menor deles é o Jolion. Com 4,472 m de comprimento e entre-eixos de 2,700 m, chega para brigar na mesma faixa de tamanho de Jeep Compass, Volkswagen Taos e do sino-brasileiro Caoa Chery Tiggo 7.

Equipado com um motor 1.5 turbo de 150 cv (de origem Mitsubishi) que pode ser combinado a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, o SUV traz tecnologias como painel digital configurável e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.

great wall haval h6

Já o H6 também é um SUV médio. Mas com 4,65 m de comprimento e entre-eixos de 2,378 m, chega para ocupar um posto superior na linha.

O modelo combina o mesmo bom conteúdo em termos de equipamentos com um conjunto mecânico que traz como opção mais potente um motor 2.0 turbo (de projeto próprio) de 211 cv, combinado ao câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

Além dos SUVs, os chineses devem apostar também na linha de picapes médias P Series, que é oferecida no mercado internacional sob a marca Great Wall.

Outras marcas da Great Wall

great wall ora ballet cat 2

A Great Wall começou a operar em 1984 com a produção de veículos comerciais sobre o chassi do 4×4 militar chinês Beijing BJ212.

Nos anos 1990, a empresa chegou a desenvolver alguns carros de passeio com visual inspirado em modelos japoneses e europeus. Mas foi somente a partir dos anos 2010 que a companhia passou a focar no mercado de automóveis de passeio.

Atualmente, além de produzir automóveis sob as marcas Great Wall e Haval, a empresa também comercializa no país asiático SUVs de luxo sob as marcas Wey e Tank. Mas a mais curiosa delas é a fábrica de carros elétricos ORA.

Com modelos de visual exótico, a ORA é a responsável pelo projeto do polêmico conceito Punk Cat, modelo fortemente inspirado no Volkswagen Fusca clássico e que deve chegar ao mercado com linhas (um pouco) mais originais e o nome Ballet Cat.

Galeria de fotos Haval Jolion e H6

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *