Honda Civic: a história do 1º carro brasileiro da marca japonesa
honda civic

Honda Civic: a história do 1º carro brasileiro da marca japonesa

Nascido como um compacto nos anos 1970, o Honda Civic se tornaria um dos modelos médios de maior sucesso no mercado automotivo brasileiro

A Honda já estava presente como fabricante de motos no Brasil desde 1971. Mas o 1º carro brasileiro da marca japonesa só foi produzido em 1997, quando o 1º Civic saiu da linha de montagem da então nova fábrica de Sumaré (SP).

cta blog venda seu carro
quanto vale esse carro na instacarro

Desde então, o Civic se consolidou como um dos principais modelos médios do mercado automotivo brasileiro. Embora a Honda tenha optado por encerrar a produção local do sedã, a expectativa é que o carro retorne como um importado. Primeiro sucesso internacional da Honda, a trajetória do Civic começou há quase 50 anos. Confira a história do modelo a seguir.

Primeiras gerações

honda civic

Inicialmente um fabricante de motocicletas, a Honda começou a investir em carros em 1963, com o lançamento da picape T360, um modelo com motor de 356 cc. Nos anos seguintes, a marca se especializou na produção de automóveis da categoria kei car do mercado automotivo japonês, com minicarros equipados com motores de menos de 1.000 cm³.

Já no final dos anos 1960, a marca começou a apostar na criação de modelos de maior porte, para brigar em segmentos superiores do mercado. Depois do modelo 1300, que daria origem ao Accord, a Honda lançou em julho de 1972 o Civic.

O modelo era um compacto que contava com um motor 1.2 de quatro cilindros e 50 cv. Além das carrocerias hatch de três e cinco portas e station-wagon, o modelo contava ainda com uma curiosa carroceria fastback, que era um hatch com vidro traseiro fixo. Câmbio automático e ar-condicionado faziam parte da lista de opcionais do modelo.

Econômico e bem equipado, o modelo se tornou um sucesso internacional por conta da 1ª crise do petróleo, em 1973. Com o tempo, o modelo foi incorporando motores mais potentes e ganhou até uma variante esportiva, com motor 1.5 de 75 cv.

honda civic

Em 1979, o Honda Civic entrou em sua 2ª geração. Além de ter ficado maior, está foi a 1ª vez que o modelo ganhou uma carroceria sedã. Nas duas gerações seguintes, de 1983 e 1987, o modelo seguiria ganhando porte e novas tecnologias. O modelo de 4ª geração, aliás, foi o primeiro a contar com um motor com a tecnologia VTEC.

Chegada no Brasil

honda civic

No Brasil, o Honda Civic chegaria pela primeira vez em 1992, em sua 5ª geração. Novidade mesmo no mercado internacional, foi comercializado por aqui nas variações hatch de três portas, sedã e cupê. Todos produzidos nos Estados Unidos.

O grande destaque dessa geração era o hatch esportivo VTi, que impressionava nos anos 1960 com o seu motor 1.6 16V de impressionantes 160 cv.

O dobro da potência oferecida pela maior parte dos motores de 1.600 cm³ dos carros brasileiros da época. Combinado a um câmbio manual de cinco marchas, permitia ao model atingir 215 km/h e acelerar de 0-100 km/h em 7,3 segundos.

honda civic sedan 674

Lançada em 1995 no mercado internacional, a 6ª geração chegou ao Brasil no ano seguinte. Ainda importado dos Estados Unidos, contava com as carrocerias sedã, cupê e hatch.

Mas já no ano seguinte o Civic seria nacionalizado apenas em sua carroceria sedã. Inicialmente com boa parte dos componentes importados, o modelo brasileiro estreava nas versões LX-B, LX e EX, as duas primeiras com o motor 1.6 de 106 cv e a última com o 1.6 VTEC de 127 cv.

7ª geração

carros que não pagam IPVA em 2022 - Honda Civic 2005

A Honda manteria o padrão de lançar as novas gerações do Civic com alguns meses de defasagem para o mercado internacional e sempre com o visual do carro vendido nos Estados Unidos.

Foi assim que a 7ª geração chegou por aqui em 2001. Disponível apenas na carroceria sedã, chegou com a mesma cara do modelo vendido nos Estados Unidos, foi oferecido por aqui nas variantes LX, LXL e EX.

O motor era o 1.7 de 115 cv ou 130 cv. Em 2004, o modelo passou por uma reestilização, quando incorporou nova dianteira e lanternas traseiras com novo arranjo de luzes.

8ª geração

honda_civic_sedan_71

Conhecida como New Civic no Brasil, a 8ª geração de 2006 ficou marcada pelo seu visual ousado e pelo painel de dois níveis com instrumentos digitais. Seu visual, mais uma vez, era o mesmo do carro dos Estados Unidos.

Foi vendido no Brasil nas versões LX, LXS, LXL e EXS, todas equipadas com o mesmo motor 1.8 de 140 cv. Mas o principal destaque da linha era a variação esportiva Si.

Apesar da carroceria sedã, se destacava pelo motor 2.0 de 192 cv e se tornou um dos carros mais potentes produzidos em série no Brasil.

9ª geração

honda civic

Em 2012, foi a ver de a Honda lançar o Civic de 9ª geração. Menos ousado que o antecessor, mantinha porêm algumas características de sucesso, como o painel com instrumentos analógicos e digitais. Combinava características do carro americano com a traseira oferecida em países como a Austrália.

O Civic brasileiro era oferecido apenas na carroceria sedã. Inicialmente nas versões LXS e EXS, ambas com motor 1.8 de 140 cv, ganhou na linha 2014 as versões LXR e EXR, que traziam um novo motor 2.0 flex de 155 cv.

Já o sedã Si foi substituído nesta 9ª geração por um cupê importado do Canadá, que trazia sob o capô um motor 2.4 aspirado de 206 cv.

10ª geração

honda_civic_touring_sedan_92

Chamado pela filial brasileira da Honda de Civic 10, a 10ª geração estreou por aqui em 2017. Voltando a trazer um visual 100% americano, o sedã foi oferecido por aqui nas versões Sport, LX, EX, EXL e Touring.

As quatro primeiras saíam de fábrica com o motor 2.0 flex de 155 cv, enquanto o último trazia um 1.5 turbo a gasolina de 173 cv. Ainda importado do Canadá, o cupê esportivo Si agora trazia um motor 1.5 turbo de 208 cv.

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *