Ainda vale a pena comprar um Honda Civic?
honda_civic_touring_sedan_92

Ainda vale a pena comprar um Honda Civic?

Sedã médio brasileiro deve sair de cena e ter o seu espaço ocupado pelo City de nova geração; veja se ainda vale a pena comprar um Honda Civic.

Como já contamos aqui para você, o Honda City deve substituir o Civic no papel de sedã nacional da marca japonesa.

cta blog venda seu carro

O Civic chegou ao Brasil como importado, em 1992. A nacionalização veio em 1997, mas de lá para cá apenas a carroceria sedã foi produzida no mercado automotivo brasileiro.

Em 2016, foi a vez de a 10ª geração estrear no Brasil. Apesar das qualidades do modelo, o Civic não superou as vendas do seu principal concorrente, o Toyota Corolla. Apenas no acumulado do ano até outubro, foram emplacadas 15.664 unidades do Honda, ante os 33.468 emplacamentos do concorrente nipônico.

Em abril de 2021, o modelo médio estreou uma nova geração nos mercados internacionais. Mesmo com o iminente fim do Honda Civic nacional, ainda há a possibilidade de o carro seguir vivo no Brasil como importado.

Mas com um futuro incerto para essa história de quase três décadas, a pergunta que fica é: ainda vale a pena comprar um Honda Civic?

Honda Civic

mais vendidos na instacarro em julho de 2021 honda civic touring sedan

A Honda é famosa pelas mudanças de característica a cada mudança de geração do Civic. Um carro mais conservador acaba substituído por um modelo de linhas ousadas e visual esportivo. E vice-versa. O atual Civic de 10ª geração se encaixa justamente nesta última categoria. Faz assim um claro contraste ao sóbrio Toyota Corolla.

Em termos de produto, o Honda Civic “10” segue um carro com ótimas qualidades mesmo em seu fim de carreira. O acerto dinâmico e a posição de dirigir agradam aos que gostam de um estilo de direção mais esportivo.

Embora o motor 2.0 flex aspirado de 155 cv tenha números de potência e torque inferiores ao 2.0 do Toyota Corolla, o propulsor garante um desempenho adequado para a proposta e categoria do modelo, sem fazer feio em termos de consumo de combustível. Com gasolina, as médias são de 10,5 km/l (cidade) e 13 km/l (estrada).

quanto vale o seu carro na instacarro

Mas para quem gosta de acelerar, o Honda Civic Touring é o que oferece o comportamento mais interessante, com o seu motor 1.5 turbo de 173 cv, que faz um bom casamento com o câmbio automático CVT. Não é exatamente um esportivo, já que acelera de 0-100 km/h em 8,6 segundos e atinge 208 km/h. Mas dá para se divertir com arrancadas vigorosas e ultrapassagens seguras.

Outros pontos de destaque vai para itens como o espaço interno para passageiros e carga (até 525 litros no porta-malas) e o acabamento da cabine, que de certa forma compensam um dos poucos pontos fracos do modelo: a lista de equipamentos de série, Mesmo no topo de linha Touring, o Civic não traz itens como controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e frenagem autônoma.

Mercado

Justamente por ainda não haver uma decisão sobre o futuro do modelo, ainda é difícil fazer uma avaliação do que irá acontecer com o Honda Civic no mercado automotivo brasileiro.

Caso você esteja de olho em algum exemplar 0km do Honda Civic, vale a pena chorar por um desconto maior no momento da compra.

Mas se seguir a tendência das gerações passadas, o impacto do fim da produção nacional do modelo deverá ser pequeno. O sedã tem uma boa base de fãs e ainda é visto como objeto de desejo, com boa procura no mercado de carros usados. Certamente, colabora para isso a boa reputação da Honda em termos de confiabilidade.

Foi-se o tempo em que o fim da produção marcava necessariamente a condenação de determinado modelo. Embora exista a possibilidade de uma desvalorização acentuada em um primeiro momento, esse ritmo costuma desacelerar com o passar do tempo.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *