Em estudo realizado pela ABLA, locadoras de carro emplacaram 20,4% do total de automóveis e comerciais leves nacionais vendidos de janeiro a abril no país
A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) divulgou uma pesquisa realizada em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que revelou que as locadoras de carros foram responsáveis pelo emplacamento de 20,4% dos automóveis e comerciais leves nacionais (600.014, segundo a Anfavea) comercializado no País de janeiro a abril desse ano. Estes números são bem próximos aos apontados no mesmo estudo e período do ano passado (20,6% do total).
Segundo o presidente do Conselho Nacional da Abla, Paulo Miguel Jr., os emplacamentos de 2021 foram consolidados a partir de unidades encomendadas entre outubro e novembro de 2020. Ainda segundo ele, a média de espera pela entrega dos veículos novos permanece em pelo menos 120 dias.
Locadoras de carros: Frota acima do milhão
Ao término do mês de abril, a frota de veículos das locadoras de carros chegou a 1.004.000 veículos, número pouco inferior aos 1.007.000 do ano passado. Com a queda nos números e com a redução na produção de veículos por parte das montadoras, a ABLA reajustou a previsão de compras pelas locadoras de carros para o ano: de 450 mil para 400 mil automóveis e comerciais leves até o final do ano.
Mas vale ressaltar que, mesmo com a redução, há um aumento importante quando comparamos estes números com as 360 mil unidades adquiridas em 2020.