Além da mais famosa delas, a Chevrolet, saiba mais sobre as outras marcas que integram atualmente a General Motors.
A americana General Motors é uma das principais empresas do segmento automotivo no mundo, com seus veículos presentes em todos os continentes e mais de 100 anos de mercado.
A General Motors conseguiu formar um grupo bem vasto sob seu guarda-chuva, que em seu ponto mais alto reuniu as marcas Buick, Cadillac, Chevrolet, Daewoo, GMC, Holden, Hummer, Oldsmobile, Opel, Pontiac, Saturn, Saab e Vauxhall.
Mas a maior parte delas deixou de existir ou foram vendidas desde a crise financeira da empresa em 2008. É o caso das europeias Opel e Vauxhall, que hoje são marcas pertencentes à Stellantis.
Atualmente, a General Motors é dona da Chevrolet e também das marcas Baojun, Buick, Cadillac, GMC e Wuling. Saiba um pouco mais sobre a trajetória de cada uma delas a seguir.
Baojun
Voltada para o mercado chinês, a Baojun foi uma marca criada em 2010 com a proposta de oferecer produtos mais acessíveis que os das tradicionais Chevrolet e Buick.
A Baojun é uma joint venture entre a General Motores e a chinesa SAIC Motor. Oferece uma linha de modelos compactos e também o E200, um carro elétrico de uso urbano.
Buick
A Buick é a montadora mais antiga ainda em atividade no mercado dos Estados Unidos. Fundada em 1899, foi incorporada pela General Motors em 1908, logo na criação da empresa.
Durante boa parte da sua história, se posicionou um degrau abaixo dos luxuosos Cadillac, oferecendo um meio termo entre os Chevrolet, mais populares, e os sofisticados carros da marca de prestígio da General Motors.
Os carros da Buick são vendidos oficialmente na América do Norte e na China. País asiático que atualmente é o principal para a marca. Inclusive com produtos desenvolvidos especificamente para lá.
Cadillac
Fundada em 1902 e parte da GM desde 1909, a Cadillac é desde o início do século 20 sinônimo de carro de luxo nos Estados Unidos.
Foi pioneira na popularização de tecnologias como a partida elétrica e até hoje é a fornecedora de carros para o presidente dos Estados Unidos.
William Murphy, criador da companhia em 1902, batizou a empresa com o nome de um oficial de exército francês que fundou Detroit, Antoine De La Mothe Cadillac.
Chevrolet
O fundador da GM, William C. Durant, convidou o piloto Louis Chevrolet para comandar um dos protótipos produzidos para as pistas pela Buick. Daí nasceu uma sociedade entre os dois, onde Durant decidiu fundar a marca com o nome do piloto em 1911.
A Chevrolet foi a segunda marca a abrir uma fábrica no Brasil, em 1925, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Ficou marcada por modelos clássicos como os Chevrolet Opala, Chevette, Corsa, Omega e Monza, além do mais recente Onix.
A General Motors do Brasil, que por aqui oferece apenas os modelos da Chevrolet, tem grande importância no grupo. É a maior subsidiária da multinacional na América do Sul.
GMC
A General Motors Company é uma divisão da empresa focada em picapes e veículos comerciais. Embora muitas picapes da GMC sejam baseadas em produtos Chevrolet, cabe para a marca um posicionamento mais premium.
A GMC esteve presente no Brasil como marca por pouco tempo, entre 1997 e 2001, oferecendo apenas caminhões. Atualmente, os principais mercado são a América do Norte e o Oriente Médio.
Wuling
Outra marca resultante da parceria entre a General Motors e a chinesa SAIC Motor, a Wuling surgiu em 2002 e se concentrou durante muito tempo na produção de minivans para o mercado chinês.
Atualmente, produz o elétrico urbano Hong Guang Mini EV. Modelo que é considerado o carro a bateria mais vendido da China.