Confira quais foram as marcas de carros que mais venderam automóveis de passeio e comerciais leves no 1º bimestre de 2022
Em qualquer ramo do mercado, é normal que existam as marcas predominantes e líderes dos índices de vendas. No segmento automotivo, isso não muda. Nas ruas, nos acostumamos há um bom tempo a ver, por exemplo, os carros da Chevrolet, da Fiat e da Volkswagen sendo maioria.
No entanto, outras marcas também caíram no gosto dos consumidores e, cada vez mais, estão tentando competir com as três já citadas — é o caso da Toyota e da Hyundai.
Confira a seguir quais marcas de carros venderam mais automóveis no mercado automotivo brasileiro no 1º bimestre de 2022. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Fiat
Fundada em 1899, a italiana Fiat é uma das marcas de carros mais antigas ainda em atividade. Atualmente é parte do grupo Stellantis.
Chegou ao Brasil em 1976, com o lançamento do compacto 147 e atualmente é a marca mais popular do Brasil. Atingiu uma participação de 20,99% do mercado brasileiro de carros de passeio e comerciais leves.
Chevrolet
Fundada em 1911 —, a Chevrolet pertence ao grupo General Motors. E já faz um bom tempo que se tornou um fabricante popular entre os motoristas brasileiros.
A filial brasileira da GM existe desde 1925, mas só foi lançar o seu primeiro carro de passeio brasileiro, o Opala, em 1968. A Chevrolet fechou o bimestre com uma fatia de 12,89% do mercado automotivo.
Hyundai
O gigante grupo industrial sul-coreano Hyundai começou a produzir carros em 1968, com a fabricação sob licença do Ford Cortina. Em 1975, lançou o Pony, o seu primeiro automóvel próprio.
No Brasil, começou a produzir automóveis e comerciais leves em 2007, em parceria com a Caoa. Mas só iniciou uma operação própria em 2012, quando a fábrica de Piracicaba (SP) começou a fazer o compacto HB20. A Hyundai fechou o 1º bimestre de 2022 com uma fatia de 10,96% do mercado.
Volkswagen
Fundada em 1937 para produzir um carro popular, a alemã Volkswagen assumiu esse nome em 1946 e fez sucesso com a produção do modelo que, no Brasil, ficaria conhecido como Fusca.
A filial brasileira da empresa começou a produzir carros em 1957 e, além do Fusca, ficou conhecida por outros modelos que se tornaram ícones, como o Gol. Fechou o bimestre com uma participação de 10,38% do mercado automotivo brasileiro.
Toyota
A japonesa Toyota criou o seu primeiro carro de passeio, o modelo AA, em 1936. Mas só ganhou projeção internacional a partir dos anos 1950. No Brasil, a empresa abriu a sua primeira fábrica em 1958, para produzir o 4×4 Bandeirante, versão local do Land Cruiser.
Mas a produção de carros de passeio foi iniciada apenas em 1998, com a inauguração da unidade industrial de Indaiatuba (SP). Atualmente, produz no Brasil os modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e Etios (exportação). Fechou o bimestre com uma participação de 9,83%.