Marcas Renault: conheça os integrantes do grupo
marcas renault logo

Marcas Renault: conheça os integrantes do grupo

O Groupe Renault é composto por cinco marcas de sucesso ao redor do mundo. Conheça mais sobre elas.

O Groupe Renault é um dos fabricantes de automóveis mais importantes da atualidade. Juntando as marcas Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada, o grupo industrial francês está presente em mais de 130 países. 

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Em 1999, a Renault e Nissan firmaram uma aliança estratégica, que hoje é chamada de Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Na parceria, que não é nem de fusão, nem de aquisição, as marcas operam de maneira independente. A união é vista no compartilhamento de plataformas e conjuntos mecânicos.

No mercado automotivo brasileiro, Renault e Nissan chegaram a dividir a São José dos Pinhais (PR), mas esta hoje produz apenas carros sob a marca Renault. Confira a seguir um pouco da história das marcas da Groupe Renault.

Renault

Renault Zoe - carros elétricos da renault

A Renault foi fundada em 25 de fevereiro de 1899 pelo francês Louis Renault e seus irmãos Marcel e Fernand. Por conta disso, recebeu o nome inicial de Société Renault Frères (Sociedade Irmãos Renault, em português).

Nas décadas seguintes, a empresa se tornou um dos principais grupos industriais franceses. Em 1945, sob a acusação de ter colaborado com os nazistas, a companhia foi nacionalizada e seguiu como estatal até 1996.

Apesar da privatização, o governo francês permanece como um dos principais acionistas individuais do grupo. No Brasil, a Renault inaugurou sua fábrica em 1998, na cidade de São José dos Pinhais (PR).

Alpine

Renault Alpine A110

A Alpine surgiu em 1955. Seu fundador, o francês Jean Rédélé, era um piloto de corridas que obteve sucesso pilotando um Renault 4CV.

A experiência de criar modificações para o carro o levou a criar uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de carros esportivos usando a mecânica da marca francesa.

É parte da Renault desde 1974. Braço esportivo da marca, saiu de cena nos anos 1990 até retornar em 2017, com o lançamento do esportivo A110.

Dacia

Renault Dacia Duster

A romena Dacia foi fundada em 1966 pelo governo comunista da Romênia. Por meio de um acordo de cooperação com a Renault, começou a fazer carros da marca francesa em 1968.

A empresa seguiu produzindo carros baseados nos Renault dos anos 1960 e 1970 por várias décadas. Com o fim do regime comunista, a empresa foi privatizada em 1999, quando passou a ser integrante do grupo industrial francês.

Atualmente, é a marca de carros de baixo custo do grupo. É conhecida pelo projeto dos modelos Duster, Logan e Sandero, vendidos como Renault no Brasil.

Lada

renault lada vesta

Fundada em 1966 na então União Soviética, Lada era a marca comercial dos carros produzidos pela AvtoVAZ, companhia formada a partir de um acordo de cooperação tecnológico com a Fiat.

O primeiro carro da Lada foi o 2101, modelo baseado no Fiat 124 que anos depois chegaria ao Brasil em uma variação reestilizada, com o nome de Lada Laika. Em 2008, a Renault se tornou acionista da AvtoVAZ e foi aumentando a sua participação até incorporar totalmente a empresa em 2016.

A linha Lada é composta atualmente do veterano 4×4 (antigo Niva) e de quatro modelos (Granta Vesta, XRAY e Largus) desenvolvidos pela empresa utilizando componentes e/ou plataforma Renault.

Renault Samsung Motors

samsung xm3 45

Você não leu errado. A Samsung Motors foi fundada em 1994 como o braço automotivo do grupo industrial sul-coreano, que hoje é mais conhecido pelos seus produtos eletrônicos.

Seu primeiro produto foi o sedã grande SM5, que era baseado no japonês Nissan Maxima. Em 2000, a marca foi adquirida pela Renault e passou a se chamar Renault Samsung.

Oferece na Coreia do Sul uma linha de três modelos, todos eles baseados em produtos internacionais da Renault: o sedã SM6 (Talisman) e os SUVs QM6 (Koleos) e XM3 (Arkana).

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *